×
12/01/2011 / Em: Clipping

 


Vai fazer segunda fase da Unicamp 2011? Veja dicas para o exame  (UOL – Vestibular – 12/01/11)

A segunda fase do vestibular 2011 da Unicamp (Universidade Estadual de campinas) começa neste domingo (16) e vai até a terça-feira (18). Apesar de ser, assim como a Fuvest, um exame discursivo, as provas têm diferenças: conheça algumas dessas particularidades e alguns dos assuntos que podem cair no vestibular.



Peso de matemática e português cresce  (Folha de S.Paulo – Fovest – 12/01/11)

Reformulado nesta edição, o vestibular da Unicamp terá bem menos mudanças na segunda fase -que começa no domingo e vai até terça- do que teve na primeira. Na etapa inicial, os estudantes encontraram testes no lugar das tradicionais dissertativas e mais textos de redação. Agora, a alteração está no número de questões -que continuam dissertativas na 2ª fase- por matéria. Apenas português e matemática continuaram com 12 questões cada uma, ganhando mais espaço em relação ao restante da prova. As outras matérias passam a ter oito questões, com exceção de inglês, com seis, e filosofia, sociologia e artes, que juntas devem somar até duas. A prova é a mesma para todos os cursos, o que mudam são os pesos dados às questões -que variam conforme a carreira. Segundo Renato Pedrosa, coordenador da Comvest, responsável pelo exame, a intenção de buscar estudantes mais habilitados em português e matemática se deve ao fato de essas áreas serem consideradas básicas. “Acho que [a maior cobrança desses conteúdos] ainda não terá um grande impacto. No geral, será uma segunda fase bem parecida com as anteriores. Mas não podemos deixar isso de lado, pois português e matemática são a base de qualquer avaliação na educação”, afirma.
Yasmin de Souza, 18, que presta ciências sociais, não espera grandes mudanças. “Acho que vai seguir o padrão das segundas fases passadas. Às vezes, nem me lembro de que mudou algo, não é como na primeira fase.”

NOVIDADES
Apesar de também ser novidade, a cobrança de filosofia, sociologia e artes não deve surpreender, diz Pedrosa. “Vamos introduzir gradualmente esses conteúdos, pois precisamos acompanhar a atualização das escolas no ensino dessas matérias, o que costuma demorar mais na rede pública.” Em outubro, durante oficina realizada pela Comvest para apresentar os resultados do simulado do novo vestibular, professores que participaram da atividade se disseram satisfeitos com a cobrança dessas disciplinas. “O que foi considerado uma questão de filosofia caberia em qualquer prova de história. Acho que deu para o aluno responder só com os seus conhecimentos de história”, afirmou um participante na época. “Digo o mesmo para sociologia, sobre geografia”, apontou outro. Guilherme Mendes Julio, 18, que presta engenharia de manufatura, espera que os conteúdos não sejam aprofundados. “Até estudei no colégio, mas é uma coisa a mais, pode sobrecarregar.”

Resultado será divulgado dia 7 de fevereiro  (Folha de S.Paulo – Fovest – 12/01/11)

A previsão de divulgação da lista de aprovados na Unicamp é no dia 7 de fevereiro, às 12h, em www.comvest.unicamp.br. As notas e a classificação de cada candidato, porém, só saem dois dias depois. O resultado do Profis (Programa de Formação Interdisciplinar Superior), que usa a nota do Enem como critério de seleção, também será divulgado em fevereiro, segundo a Comvest. O programa vai selecionar 120 alunos da rede pública de Campinas para participar de um curso interdisciplinar com dois anos de duração. Os alunos concluintes terão acesso a um dos cursos de graduação da Unicamp.

Prova de habilidade específica vale 2 ou 3 (Folha de S.Paulo – Fovest – 12/01/11)

Para 727 estudantes, o vestibular da Unicamp não termina na próxima terça-feira. Esses candidatos ainda enfrentam, a partir do dia 24, uma prova de habilidade específica, obrigatória para cinco cursos: arquitetura e urbanismo, artes cênicas, artes visuais, dança e música. Para essa parte do exame, a Unicamp indica bibliografia específica, que inclui, por exemplo, livros de história relacionados à carreira pretendida e obras para serem encenadas ou cantadas, a depender do curso. “A ideia é avaliar se o candidato tem condições técnicas para aquela profissão. A bibliografia ajuda, mas o estudante já tem de entender daquilo [do curso escolhido]”, afirma Célio Tasinafo, da Oficina do Estudante, cursinho focado em Unicamp.
As habilidades específicas valem 3 (exceto música, que vale 2) no resultado final, o peso máximo, o que exige um bom desempenho. “E a banca é muito rigorosa, costuma não dar espaço para erros”, lembra Tasinafo. Candidata a uma vaga em arquitetura, Jéssica Niens van der Geest, 19, já espera para a sua prova desenhos de observação e geométricos, além do uso de cores. No entanto, são as questões da segunda fase do vestibular que mais a preocupam atualmente. “É uma etapa bem difícil. E eu não vou muito bem em história.” A disciplina faz parte da prova de ciências humanas, que, para ela, tem peso 3.

Exame seleciona também para cursos da Famerp (Folha de S.Paulo – Fovest – 12/01/11)

O vestibular da Unicamp também é usado para selecionar estudantes para medicina e enfermagem da Famerp (Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto). A medicina da Famerp foi a segunda graduação mais concorrida do vestibular, atrás apenas do mesmo curso oferecido pela Unicamp. A graduação de São José do Rio Preto teve 63 candidatos por vaga; a de Campinas, 103,9.