×
12/11/2009 / Em: Clipping

 


Vestibulando precisa levar duas fotos 3×4 para a 1ª fase da Unicamp no domingo  (UOL – Vestibular – 12/11/09)

Além do lápis, borracha, caneta e RG, o vestibular da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), cuja primeira fase será realizada neste domingo (15), exige que o candidato leve outro item: duas fotos 3×4 datadas e tiradas em 2009. Se você ainda não separou as imagens, apresse-se. Sem elas, diz o coordenador do vestibular, Renato Pedrosa, não será possível fazer a prova. “Se o estudante teve o RG furtado e trouxer um boletim de ocorrência, pode ser feita uma exceção. Mas isso é só para casos muito excepcionais. A foto é essencial”, afirma. Vale ficar atento às especificações e não custa repetir: é necessário levar duas fotos coloridas 3×4, datadas de 2009. O nome e o número de inscrição devem ser anotados no verso. A obrigatoriedade de foto voltou a ser instituída pela Unicamp como mais uma forma de facilitar a identificação dos vestibulandos e evitar fraudes – nos últimos quatro anos as imagens não foram cobradas. Segundo Pedrosa, o vestibular vai utilizar uma das fotos na segunda etapa do processo seletivo – para confirmar se o candidato é o mesmo que fez a primeira fase – e a outra ficará em um arquivo. Outra medida de segurança que já vem sendo adotada é o registro das impressões digitais dos dedos indicadores dos vestibulandos. Elas servirão para a conferência na hora da segunda fase e também durante a matrícula dos aprovados.



Terra corrige 1ª fase do vestibular Unicamp neste domingo  (Terra – Educação – 11/11/09)

O Terra corrigirá a prova da primeira fase do vestibular 2010 da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) neste domingo (15). A correção será realizada pela equipe de professores do Sistema COC e pode ser acompanhada questão por questão pela internet. O vestibular Unicamp classifica e seleciona candidatos para matrícula na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e nos cursos de Medicina e Enfermagem da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp). Ambas são instituições públicas. O candidato deve comparecer ao local do exame às 13 horas. Os portões são fechados às 13h45. O tempo máximo de prova a cada dia é de quatro horas e o mínimo de duas horas e meia. Nas cidades brasileiras onde não há “horário de verão”, vale o horário local e não o horário de Brasília. O vestibular tem duas fases constituídas de provas comuns a todas as áreas. Nas duas fases, todas as questões são de natureza dissertativa.



Vestibular da Unicamp exige foto dos candidatos  (Correio Popular – Cidades – 12/11/09)

Uma das principais orientações aos estudantes que participarão da primeira fase do vestibular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) no domingo é que providenciem entre hoje e sábado duas fotos 3×4 coloridas, tiradas este ano, com nome e número de inscrição anotados no verso, para acrescentar ao que precisa ser levado no dia da prova. O restante do material é o original do documento indicado na inscrição, lápis, caneta azul ou preta, borracha e uma pequena régua. Quem estiver sem as fotos será impedido de fazer a prova. As fotos são necessárias, segundo o coordenador-executivo da Comissão Permanente para os Vestibulares (Com-vest), Renato Pedrosa, para auxiliar na identificação dos estudantes. Uma foto será colada em uma ficha de inscrição, onde também serão coletadas as digitais do vestibulando, e a outra será arquivada. Quem passar para a segunda fase terá as digitais coletadas novamente na mesma ficha. “Até uns cinco anos atrás, os formulários de inscrição eram de papel, as pessoas preenchiam pessoalmente e colocavam uma foto recente. Agora, com a ficha feita pela internet, não pedíamos mais foto, mas as imagens muito antigas que estavam nos documentos dificultavam a identificação no dia da prova”, disse Pedrosa. Nem todos os estudantes já providenciaram a foto. É o caso de Fred Dimarzio, de 18 anos, que vai prestar engenharia civil na Unicamp e na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) e oceanografia na Universidade de São Paulo (USP). “Ainda não tenho. Preciso tirar”, afirmou. Neste ano, o vestibular da Unicamp teve um número recorde de inscritos. São 55.475 candidatos, que vão disputar 3.444 vagas em 66 cursos da universidade e dois da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp). A prova da primeira fase inclui a redação e 12 questões gerais de natureza discursiva. Os candidatos são orientados a chegar ao local de prova às 13h. As provas começam às 14h.