×
13/02/2009 / Em: Clipping

 


Garota de 18 anos é a 1ª colocada no vestibular da Poli-USP (Globo.Com – G1 Vestibular – 12/02/09)

Francine Grotto Arida fez 939,6 pontos de um total de mil.
Ela também prestou engenharia civil na Unicamp e passou em 1º.

Numa carreira geralmente dominada por homens, uma garota de 18 anos superou a todos num dos vestibulares mais concorridos do país e passou em primeiro lugar na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). No total, 12.343 candidatos disputaram as 800 vagas oferecidas no curso de engenharia. A estudante Francine Grotto Arida, de 18 anos, conta que demorou para a sua “ficha cair” de que tinha passado na Fuvest. “Fiquei muito feliz na hora, saí gritando de felicidade.” Dias mais tarde, quando consultou o seu desempenho nas provas, ela diz que não entendeu o que queria dizer o número 1. “Eu olhava para o computador no campo que mostrava a classificação e, logo de cara, não entendi o representava o número 1. Só quando fui ver a minha nota que entendi que tinha passado em primeiro.” Ela passou na área de engenharia civil e, depois, pretende cursar engenharia ambiental. De um total de mil pontos possíveis na Fuvest, Francine fez 939,6 pontos. “É uma notona. Aí, então, percebi que o número 1 era de 1º lugar mesmo.”  Aprovada também em primeiro lugar no curso de engenharia da Unicamp e em quarto na Unesp, Francine optou pela USP. “No dia da matrícula, levei o trote e foi muito divertido. Fiquei com o rosto todo pintado de tinta e ainda rolei na lama. O pessoal dizia que era uma coisa inédita uma menina loira e de olhos azuis passar em primeiro lugar na Poli. Fiquei muito feliz”, diz. 

Prova gabaritada

Na primeira fase, ela diz ter gabaritado em português, inglês e física. “Em química errei uma, em geografia, duas. Das outras eu não me lembro”, diz. Ela acertou 79 das 90 questões da prova da primeira fase. Moradora da cidade de Mauá, na Grande São Paulo, ela cursou o ensino médio em uma escola federal no bairro do Canindé, na Zona Norte da capital. “Foi uma escola mais forte do que as outras públicas, mas ainda assim foi preciso fazer um ano de cursinho para aprender tudo o que eu ainda não tinha visto.” Por um ano e meio, ela conciliou a escola federal com um curso de gestão ambiental numa escola técnica estadual. No final de 2007, quando terminou o ensino médio, ela prestou vestibular somente para a Fuvest, mas não passou. “Fiquei uns dez nomes atrás do último convocado na quarta e última lista”, relembra. E qual foi a receita de sucesso para passar e ainda em primeiro lugar? “Eu assistia às aulas de manhã e ficava à tarde estudando no cursinho e só voltava para casa no fim do dia”, conta Francine, que levava mais de uma hora de trem e de metrô de Mauá até o cursinho Etapa, na região central de São Paulo. Nos finais de semana, ela pegava um pouco mais leve nas apostilas. “Eu ia ao cursinho no sábado de manhã para assistir às aulas de reforço e estudava uma coisa ou outra em casa depois.” As baladas ficaram de lado em 2008. “Eu saía só de vez em quando. E quando via meus amigos, em geral, marcava alguma coisa durante a tarde porque eu acordava muito cedo no dia seguinte.” 

Dedicação

“Eu acabei abrindo mão de muita coisa para estudar. Mas, se é o que você quer, você tem que se dedicar.” Outra dica dela é fazer os simulados do cursinho. “Os simulados me ajudaram muito a melhorar as notas nas disciplinas em que eu não ia muito bem.” Na hora das provas, ela diz que conseguiu manter a calma. “Eu ficava bastante ansiosa antes dos exames, mas na hora tentava me concentrar ao máximo.” Francine que ficou até quase o último minuto resolvendo as provas. “Todo tempo tem que ser aproveitado para revisar as respostas e tentar solucionar alguma questão que ficou faltando”, aconselha. Agora, a caloura de engenharia está pensando em se mudar para a casa da irmã, Pauline, na Zona Norte de São Paulo. “Assim, vai ficar mais fácil de chegar à universidade.”

Unicamp realiza matrícula dos aprovados na segunda chamada nesta sexta-feira  (Globo.Com – G1 Vestibular – 13/02/09)

Terceira chamada será divulgada até o fim do dia desta sexta-feira.
Candidatos não convocados até a 3ª lista devem declarar interesse.

A matrícula dos aprovados em segunda chamada no vestibular 2009 da Unicamp deverá ser feita nesta sexta-feira (13), das 9h às 12h. A terceira chamada deverá ser divulgada até o fim do dia desta sexta-feira.

Confira o local para fazer a matrícula

– Piracicaba: ingressantes no curso de odontologia

– Limeira: no Ceset para os ingressantes nos cursos superiores de tecnologia e na Faculdade de Ciências Aplicadas para os ingressantes nos cursos de ciências do esporte, engenharia de manufatura, engenharia de produção, gestão de comércio internacional, gestão de empresas, gestão de políticas públicas, gestão do agronegócio e nutrição

– Campinas: nas respectivas unidades – ingressantes nos demais cursos

Os ingressantes nos cursos da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp) poderão optar pela matrícula em Campinas ou em São José do Rio Preto. 

Matrícula em opção não preferencial

Os candidatos que fizeram mais de uma opção de curso no vestibular e estiverem sendo convocados para a segunda opção devem fazer a matrícula e, no ato, em formulário apropriado, confirmar interesse por remanejamento para o curso preferencialmente pretendido, que ocorrerá desde que surjam vagas decorrentes de desistências.  O não comparecimento do candidato à qualquer matrícula para a qual for convocado levará à sua automática e definitiva exclusão do vestibular. O candidato matriculado em opção não preferencial deverá informar claramente ao funcionário responsável pela matrícula seu interesse por remanejamento. Se não o fizer, perderá a chance de remanejamento.

PAAIS

Os candidatos que optaram pelo PAAIS precisam comprovar, mediante apresentação do histórico escolar, ter cursado integralmente o ensino médio em escolas da rede pública. Caso contrário, estarão eliminados do vestibular e terão a matrícula na Unicamp ou na Famerp negada. 

Desempenho

A consulta individual às notas da segunda fase do vestibular 2009 está disponível no site da Comvest.  Há também uma tabela que mostra a classificação dos últimos candidatos convocados. A tabela é atualizada após cada lista de chamada. Os candidatos podem comparar essas informações com os dados referentes ao vestibular passado, que também estão disponibilizados no site.