×
14/09/2010 / Em: Clipping

 


Unicamp divulga resolução comentada do último vestibular  (Globo.Com – G1 Vestibular – 14/09/10)

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) divulgou nesta terça-feira (14) em seu site as provas comentadas do último vestibular da universidade. Além dos comentários, há exemplos de respostas consideradas abaixo e acima da média pelos avaliadores. É possível acessar também o simulado da primeira fase do vestibular, realizado em maio. Os candidatos podem ver as questões e propostas de textos de redação, as resoluções, a expectativa da banca de redação e os exemplos de redações abaixo e acima da média. As inscrições para o vestibular 2011 estão abertas e podem ser realizadas até 8 de outubro. A taxa de inscrição é de R$ 120. Neste ano, o vestibular oferece 3.444 vagas em 66 cursos da Unicamp e dois cursos da Famerp (Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto).



Unicamp disponibiliza provas comentadas do Vestibular 2010  (EPTV – Virando Bixo – 14/09/10)

A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) disponibilizou as provas comentadas do Vestibular 2010. Os arquivos estão separados por provas e cada um deles contém, além dos comentários, exemplos de resoluções abaixo e acima da média. Além das provas comentadas do ano anterior, a Unicamp também tem disponível na internet o simulado da primeira fase do vestibular, realizado em maio. Os candidatos podem acessar as questões e propostas de textos de redação, as resoluções, a expectativa da banca de redação e os exemplos de redações abaixo e acima da média. 

Vestibular

As inscrições para o Vestibular 2011 da Unicamp serão aceitas até 8 de outubro, exclusivamente pelo site www.comvest.unicamp.br. São oferecidas 3.444 vagas em 66 cursos da Unicamp e dois cursos da Famerp (Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto). A taxa é de R$ 120.

Oficina do Estudante promove Simulado Unicamp no domingo (19)  (EPTV – Virando Bixo – 13/09/10)

O Colégio e Curso Oficina do Estudante, de Campinas, promove no domingo (13) o 2º Simulado Aberto Unicamp. A prova, que terá vagas abertas ao público, será realizada no domingo (19), das 13h às 18h, no Ciclo Básico I da Unicamp e reproduzirá o novo formato do vestibular, com cinco horas de duração, 48 questões e três redações. O objetivo da prova é treinar e familiarizar os candidatos com o novo formato do vestibular, que mudou depois de 24 anos. “O simulado é uma grande oportunidade para reforçar a preparação para o novo vestibular da Unicamp”, explica Célio Tasinafo, diretor pedagógico da Oficina do Estudante.



Bolsa da Unicamp terá 120 vagas de graduação  (Cosmo On Line – Educação – 14/09/10)

Foi aprovado na última quinta-feira (09/09) pelo Conselho Universitário da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) o Programa de Formação Interdisciplinar Superior (Profis), que vai destinar 120 novas vagas de graduação aos melhores alunos das 96 escolas públicas de Ensino Médio de Campinas. O projeto-piloto já vai destinar as vagas a partir de 2011 e os estudantes serão selecionados de acordo com o desempenho obtido no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Depois de selecionados, os alunos vão ingressar em uma espécie de núcleo comum e receberão formação interdisciplinar durante dois anos, em período integral. No horário da manhã, eles permanecerão em sala de aula. À tarde, participarão de atividades extracurriculares, como projeto de iniciação científica. As disciplinas que deverão compor o currículo são ética, matemática, física, química, português, biologia, filosofia e história da arte, entre outras. Ao final dos dois anos de curso, os alunos que apresentarem melhor desempenho terão vagas asseguradas nos cursos tradicionais da universidade, nos quais vão ingressar no primeiro ano. A escolha dos cursos será feita de acordo com a nota. Os objetivos do Profis são oferecer formação abrangente, expandir as ações afirmativas e a inclusão social, além de propor um novo modelo de educação superior geral. “É uma nova alternativa de ingresso na universidade para estudantes de escola pública que, muitas vezes, nem cogitam essa possibilidade”, afirma Marcelo Knobel, pró-reitor de graduação da Unicamp. “Eventuais ajustes poderão ser feitos ao longo do tempo, assim como a ampliação do projeto.” O programa será divulgado nas escolas públicas de Campinas nos próximos dias. Para os estudantes do Ensino Médio, a Unicamp vai deixar de ser um sonho. fazerem a prova do Enem.



Educação – Bolsa da Unicamp terá 120 vagas (Correio Popular – Cidades – 14/09/10)

Foi aprovado na última quinta-feira pelo Conselho Universitário da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) o Programa de Formação Interdisciplinar Superior (Profis), que vai destinar 120 novas vagas de graduação aos melhores alunos das 96 escolas públicas de Ensino Médio de Campinas. O projeto-piloto já vai destinar as vagas a partir de 2011 e os estudantes serão selecionados de acordo com o desempenho obtido no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Depois de selecionados, os alunos vão ingressar em uma espécie de núcleo comum e receberão formação interdisciplinar durante dois anos, em período integral. No horário da manhã, eles permanecerão em sala de aula. À tarde, participarão de atividades extracurriculares, como projeto de iniciação científica. As disciplinas que deverão compor o currículo são ética, matemática, física, química, português, biologia, filosofia e história da arte, entre outras. Ao final dos dois anos de curso, os alunos que apresentarem melhor desempenho terão vagas asseguradas nos cursos tradicionais da universidade, nos quais vão ingressar no primeiro ano. A escolha dos cursos será feita de acordo com a nota. Os objetivos do Profis são oferecer formação abrangente, expandir as ações afirmativas e a inclusão social, além de propor um novo modelo de educação superior geral. “É uma nova alternativa de ingresso na universidade para estudantes de escola pública que, muitas vezes, nem cogitam essa possibilidade”, afirma Marcelo Knobel, pró-reitor de graduação da Unicamp. “Eventuais ajustes poderão ser feitos ao longo do tempo, assim como a ampliação do projeto.” O programa será divulgado nas escolas públicas de Campinas nos próximos dias. Para os estudantes do Ensino Médio, a Unicamp vai deixar de ser um sonho. “Acho que a curto prazo vai resolver uma disparidade que afeta alunos de escola pública e incentivar as pessoas a fazerem a prova do Enem. Mas, acredito que a educação pública deve ser mudada para que a gente dispute uma vaga de igual para igual com estudantes de escolas particulares”, diz Paula Andrade, de 18 anos, que pretende cursar artes cênicas na Unicamp. “A inciativa vai ser bem valorizada pelos estudantes”, afirma Caroline Cardoso Dias, de 18 anos, aluna do Colégio Culto à Ciência. Melina Mara de Souza, de 26 anos, doutoranda em geologia, estudou em escola pública e ajudou a divulgar o Profis no evento Unicamp de Portas Abertas (UPA) no último final de semana. Para ela, o programa vai auxiliar o aluno na hora da escolha da carreira. “Eu gostaria de ter tido a oportunidade de fazer esses dois anos de curso antes de escolher a minha profissão.” Os estudantes que não tiverem interesse em continuar na universidade ou que não obtiverem uma pontuação mínima receberão um certificado de participação no programa. Para ter mais informações sobre o Profis é só acessar o endereço www.prg.basico.unicamp.br/portal/.

SAIBA MAIS

Cerca de 60 mil estudantes passaram entre sexta-feira e sábado pela Unicamp na edição 2010 do Unicamp de Portas Abertas (UPA), segundo a organização do evento. A ação ocorreu no Ginásio Multidisciplinar. A UPA é um evento anual em que, durante dois dias, a universidade abre suas portas a estudantes dos ensinos Médio e Fundamental de todo o País. O foco é mostrar a universidade e esclarecer as dúvidas dos alunos sobre as diversas áreas do conhecimento e futuro profissional.



Unicamp abre vagas (Diário do Povo – Cidade – 14/09/10)

Foi aprovado numa reunião na última 5ª-feira, pelo Conselho Universitário (Consu) da Unicamp o Programa de Formação Interdisciplinar Superior (Profis), que vai destinar 120 novas vagas de graduação aos melhores alunos das 96 escolas públicas de Ensino Médio de Campinas. O projeto-piloto já vai destinar as vagas a partir de 2011 e os estudantes serão selecionados de acordo com o desempenho obtido no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Depois de selecionados, os alunos vão ingressar numa espécie de núcleo comum e receberão formação interdisciplinar durante 2 anos, em período integral. No horário da manhã, eles permanecerão em sala de aula. À tarde, participarão de atividades extracurriculares, como projeto de iniciação científica. As disciplinas que deverão compor o currículo dos alunos são: ética, matemática, física, química, português, biologia, filosofia e história da arte, entre outras. Ao final dos 2 anos de curso, os alunos que apresentarem melhor desempenho terão vagas asseguradas nos cursos tradicionais da universidade, nos quais vão ingressar no 1º ano. A escolha dos cursos será feita de acordo com a nota. Os objetivos do Profis são oferecer formação abrangente, expandir as ações afirmativas e a inclusão social, além de propor um novo modelo de educação superior geral. “É uma nova alternativa de ingresso na universidade para estudantes da escola pública que muitas vezes nem cogitam essa possibilidade”, afirma Marcelo Knobel, pró-reitor de graduação da Unicamp. Segundo Knobel, como se trata de um projeto-piloto, o curso será avaliado constantemente. “Eventuais ajustes poderão ser feitos ao longo do tempo, assim como a ampliação do projeto”, diz. O programa será divulgado em todas as 96 escolas públicas de Campinas nos próximos dias. 

UM SONHO.

 Para os estudantes do Ensino Médio, a Unicamp vai deixar de ser um sonho quase inatingível. “Acho que, a curto prazo, vai resolver uma disparidade que afeta alunos de escola pública e vai incentivar as pessoas a fazerem a prova do Enem e ir bem. Mas acredito que a educação pública deve ser mudada para que a gente dispute uma vaga de igual para igual com estudantes de escolas particulares”, diz Paula Andrade, de 18 anos, que pretende cursar artes cênicas na Unicamp.
“É uma oportunidade a mais para ingressar na Unicamp. A inciativa vai ser bem valorizada pelos estudantes”, afirma Caroline Cardoso Dias, de 18 anos, aluna do Colégio Estadual Culto à Ciência. Melina Mara de Souza, de 26 anos, doutoranda em geologia, estudou em escola pública e ajudou a divulgar o Profis no evento Unicamp de Portas Abertas (UPA), no último final de semana. Para ela, o programa vai auxiliar o aluno na hora da escolha da carreira. “Eu já tinha certeza do que queria fazer quando entrei na universidade, mas mesmo assim gostaria de ter tido a oportunidade de fazer esses 2 anos de curso antes de escolher a minha profissão.
Para o estudante do 2º ano de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistema da Unicamp, Paulo Roberto Ferrari, de 23 anos, o programa vai abrir as portas para inclusão social. “Eu sou a prova de que aluno de escola pública também consegue ingressar em universidade pública. Tenho a certeza de que muitos também conseguem, mas desistem de tentar por medo da concorrência e do vestibular. O Profis vai ajudar a tirar todo esse medo”, diz. Os estudantes que não tiverem interesse em continuar na universidade ou que não obtiverem uma pontuação mínima receberão um certificado de participação no programa. Segundo o Consu, o Profis trará um impacto mínimo ao orçamento da instituição.



Erro de cálculo (Folha de S.Paulo – Editoriais – 14/09/10)

Duas reportagens publicadas ontem pela Folha ajudam a traçar um panorama preocupante para o futuro do país. A primeira relata que a educação foi tema praticamente ignorado no debate que confrontou os quatro principais candidatos à Presidência da República. A segunda soma, à já conhecida miríade de indicadores da calamidade da educação no Brasil, a constatação de que um quinto dos alunos prestes a concluir o ensino médio sabem menos matemática que o esperado num estudante do 5º ano do ensino fundamental. Ou seja, uma defasagem de instrução de sete anos. Apenas 11% dos alunos no 3º ano do ensino médio têm noções de matemática consideradas adequadas a esse nível de instrução. O dado foi obtido a partir dos resultados da Prova Brasil e do Saeb, exames do Ministério da Educação que avaliam alunos de escolas públicas e particulares em matemática e português.
Os números referentes à matemática no 3º ano do ensino médio são os piores em todos os níveis avaliados. No 5º ano do ensino fundamental, a situação, embora longe do ideal, é bem melhor: chegam a um terço os alunos cujo nível de aprendizado é compatível com o esperado para a série em que se encontram. A deterioração da qualidade do ensino, conforme se aproxima a conclusão do ciclo básico, tem a ver com a falta de professores preparados para ensinar aos alunos conceitos mais complexos, que vão além das operações básicas lecionadas nos primeiros anos. O fato de boa parte dos jovens brasileiros estar deixando a escola com um nível de conhecimento tão abaixo do adequado, receita para a perpetuação da vergonhosa desigualdade socioeconômica no país, deveria ser motivo de preocupação máxima dos que buscam a Presidência. Espera-se que nos próximos debates presidenciais os candidatos esclareçam que medidas pretendem tomar para alterar o lamentável cenário da educação no país.



Unicamp divulga provas comentadas do último vestibular para ajudar estudantes (Tribuna de Santos – Educação – 14/09/10)

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) divulgou nesta terça-feira as provas comentadas do vestibular 2010. Os arquivos estão separados por provas e cada um contém, além dos comentários, exemplos de resoluções. As provas comentadas são uma opção para que os candidatos possam estudar e se preparar para o próximo vestibular. Além das provas comentadas do ano anterior, a Comvest tem disponível na internet o simulado da primeira fase do vestibular, realizado em maio. Os candidatos podem acessar as questões e propostas de textos de redação, as resoluções, a expectativa da banca de redação e os exemplos de redações abaixo e acima da média. Clique aqui para conferir.



Unicamp publica provas comentadas do vestibular 2010  (UOL – Vestibular – 14/09/10)

A Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp) divulgou nesta terça-feira (14) as provas comentadas do processo seletivo 2010 da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Além dos comentários, também estão disponíveis exemplos de resoluções abaixo e acima da média. Os estudantes também podem conferir o simulado da prova da primeira fase do novo vestibular da Unicamp, que foi realizado no dia 16 de maio, por 1.128 estudantes. Professores de cursinhos recomendam o treino com as provas aplicadas pelas instituições em outros anos como um recurso a ser explorado pelos vestibulandos. “É fundamental resolver exames anteriores, o aluno acaba pegando o estilo da prova e isso evita principalmente a ansiedade”, diz o coordenador do curso Poliedro, Henrique Ferreira Villares. Para começar os seus estudos, faça o download das provas dos últimos três anos de 45 vestibulares e aproveite o material do UOL Vestibular.



Unicamp divulga provas comentadas do vestibular 2010  (Terra – Educação – 14/09/10)

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp, Comvest, está disponibilizando em sua página eletrônica (www.comvest.unicamp.br) as provas comentadas do vestibular Unicamp 2010. Os arquivos estão separados por provas e cada um deles contém, além dos comentários, exemplos de resoluções abaixo e acima da média. As provas comentadas são uma opção para que os candidatos possam estudar e se preparar para o vestibular. Veja aqui as provas. Além das provas comentadas do ano anterior, a Comvest também tem disponível na internet o simulado da primeira fase do vestibular, realizado em maio. Os candidatos podem acessar as questões e propostas de textos de redação, as resoluções, a expectativa da banca de redação e os exemplos de redações abaixo e acima da média (https://www.comvest.unicamp.br/vest2011/simulado/notas.html).



Unicamp publica provas comentadas do vestibular 2010  (IG – Último Segundo – 14/09/10)

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) disponibilizou em seu site as provas comentadas do vestibular 2010. Os estudantes podem acessar as provas aplicadas no ano passado com comentários e exemplos de resoluções abaixo e acima da média.Além das provas comentadas do ano anterior, a Comvest também tem disponível na internet o simulado da primeira fase do vestibular, realizado em maio. Os candidatos podem acessar as questões e propostas de textos de redação, as resoluções, a expectativa da banca de redação e os exemplos de redações abaixo e acima da média.  As inscrições para o Vestibular Unicamp 2011 podem ser realizadas até o dia 8 de outubro e devem ser feitas exclusivamente pela internet no site da Comvest. A taxa de inscrição é de R$ 120. Este ano, o vestibular oferece 3.444 vagas em 66 cursos da Unicamp e dois cursos da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp). O kit do vestibulando (Manual do Candidato e Revista do Vestibulando) é gratuito e também está disponível para consulta e impressão na página eletrônica da Comvest.



Unicamp divulga resolução comentada do vestibular 2010   (O Estado de S.Paulo – Educação.Edu – 14/09/10)

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) divulgou nesta terça-feira a resolução comentada das provas do último vestibular. Além disso, ainda são apresentados exemplos de respostas abaixo e acima da média. Toda a resolução pode ser acessada no site da Comvest.  As inscrições para o vestibular 2011 da Unicamp vão até dia 8 de outubro. Para a próxima prova, a universidade trará mudanças. Na primeira fase, o candidato terá que fazer três textos, e as questões passarão de 12 dissertativas para 48 de múltipla escolha.