×
15/04/2019 / Em: Clipping

 

Vestibular 2020: Unicamp abre prazo para pedidos de isenção nesta segunda-feira; veja regras (G1 – Campinas e Região – 15/04/2019)

Período para solicitações fica disponível até 6 de maio. Benefício pode ser solicitado por candidatos de todo Brasil e universidade alterou a forma de envio de documentos.

 

A Unicamp abre na manhã desta segunda-feira (15) o prazo para pedidos de isenção na taxa do vestibular 2020 – modalidade tradicional e processo seletivo onde é considerada a nota obtida pelo candidato no Enem realizado ano passado ou em 2018. Ele deve ser feito exclusivamente pela página da comissão organizadora do exame (Comvest) até 6 de maio. Segundo a universidade, nesta edição são oferecidas 6.680 isenções na modalidade 1; 100 na modalidade 2; e há número ilimitado na modalidade 3: Em 2019, o valor integral da taxa foi R$ 170.

Modalidades

1-Candidatos provenientes de famílias de baixa renda (até 1,5 salário mínimo bruto mensal por morador do domicílio);

2-Funcionários da Unicamp/Funcamp;

3-Estudantes que se candidatarem aos cursos de Licenciatura em período noturno (ciências biológicas, física, letras, licenciatura integrada química/física, matemática e pedagogia);

Pré-requisitos

-Ter cursado o ensino médio integralmente na rede pública (não se aplica à modalidade 3);

-Ter concluído ou concluir em 2019 o ensino médio;

-Número de benefícios

-Benefício ampliado

A Unicamp decidiu, nesta edição, ampliar a possibilidade de solicitação: deixa de ser restrita aos residentes em São Paulo e fica disponível aos interessados em todos os estados brasileiros. Outra novidade confirmada pela universidade é que, a partir do vestibular 2020, a documentação comprobatória (descrita no edital) deve ser anexada no próprio formulário, e não precisa mais ser enviada pelos Correios. Em 2019, a universidade teve 8,9 mil pedidos e 7,6 mil foram aceitos. Leia mais.

 


 

Unicamp: estudantes já podem solicitar isenção na taxa do Vestibular 2020 (Brasil Escola – Vestibular – 15/04/2019)

Benefício pode ser solicitado para o Vestibular e Vestibular Enem-Unicamp por candidatos do país inteiro. Prazo vai até o dia 6 de maio.

 

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) abriu nesta segunda-feira, 15 de abril, o prazo para a solicitação da isenção na taxa do Vestibular Unicamp 2020 e Vestibular Enem-Unicamp 2020. Prazo vai até o dia 6 de maio. Para este ano a instituição promoveu algumas mudanças e agora os candidatos de todo o país poderão solicitar a isenção. Anteriormente ela só podia ser feita por candidatos que residiam em São Paulo. A partir de agora a documentação comprobatória também não precisa mais ser enviada pelos correiros, ela deverá ser anexada no formulário de inscrição. A Unicamp divide a isenção da taxa em três modalidade e os candidatos precisam ter cursado o Ensino Médio integralmente na rede pública (exceto na modalidade 3):

1) Estudantes de famílias com renda de até 1,5 salário-mínimo por pessoa: estão sendo oferecidas 6.680 isenções.

2) Funcionários da Unicamp: estão sendo oferecidas 100 isenções.

3) Candidatos aos cursos de Licenciatura do período noturno: as isenções são ilimitadas.

Resultado

No dia 24 de julho a Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) irá divulgar a lista com os candidatos contemplados com o benefício. Os candidatos também vão receber por correio eletrônico o comunicado do benefício. Os estudantes que forem contemplados devem se lembrar que não serão automaticamente inscritos no Vestibular Unicamp 2020 e no Enem-Unicamp 2020 e devem realizar suas inscrições posteriormente. Leia mais.

 


 

Começa prazo para pedido de isenção no vestibular da Unicamp (Guia do Estudante – Universidades – 15/04/2019)

Pela primeira vez, a Comvest estendeu o benefício para todo o Brasil

 

Começa nesta segunda (15) o prazo para pedido de isenção no vestibular da Unicamp 2020. O prazo termina em 6 de maio e a solicitação deve ser feita exclusivamente pelo site da Comvest, comissão responsável pela prova. A Comvest trouxe duas ótimas novidades para quem precisa do benefício para participar do processo. A primeira delas é que, a partir desta edição, estudantes de todo o território nacional podem solicitá-lo! Antes, a isenção era restrita apenas para residentes do estado de São Paulo. A outra novidade é que os documentos comprobatórios para realizar o pedido não precisam mais serem enviados via Correios. Agora, podem ser digitalizados e anexados diretamente no momento da solicitação. A isenção da prova poderá ser solicitada em três diferentes modalidades:

1– para candidatos provenientes de famílias de baixa renda (até um salário mínimo e meio bruto mensal por morador da casa);

2– funcionários da Unicamp/Funcamp;

3– para aqueles que se candidatarem aos cursos de Licenciatura em período noturno (Ciências Biológicas, Física, Letras, Licenciatura Integrada Química/Física, Matemática e Pedagogia)

Porém, para pedir o benefício em uma dessas modalidades é preciso cumprir dois requisitos. O primeiro deles, válido para as três, é já ter concluído o Ensino Médio ou ter previsão de conclusão em 2019. O segundo é ter cursado todo o Ensino Médio em escolas da rede pública de ensino, e só não se aplica aos candidatos da terceira modalidade. De acordo com a Comvest, na primeira modalidade até 6.680 candidatos podem ser contemplados. Na segunda, serão oferecidas 100 isenções e na terceira serão ilimitadas. Leia mais.

 


 

Unicamp: pedidos de isenção do Vestibular 2020 podem ser feitos (Super Vestibular – 15/04/2019)

Interessados em concorrer à gratuidade na taxa do processo seletivo via Enem também podem participar

 

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) abriu nesta segunda-feira, 15 de abril, o período para solicitar isenção da taxa de inscrição do Vestibular 2020 e do Vestibular Enem-Unicamp 2020. Os interessados fazer o pedido até 6 de maio. A isenção da taxa é exclusiva para candidatos que concluirão em 2019 o ensino médio na rede pública e os que já concluíram, também em escola pública. Três grupos de candidatos podem solicitar a isenção:

-Provenientes de famílias de baixa renda (até um salário mínimo e meio bruto mensal por morador do domicílio);

-Funcionários da Unicamp/Funcamp;

-Interessados nos cursos de Licenciatura em período noturno (Ciências Biológicas, Física, Letras, Licenciatura Integrada Química/Física, Matemática e Pedagogia)

No caso do último grupo (modalidade 3), não é preciso ter estudado em escola pública. Nesta edição do vestibular, há duas novidades sobre a isenção de taxa: agora podem se inscrever candidatos de todo o país e não somente de São Paulo; e a documentação comprobatória deverá ser enviada pelo formulário on-line e não mais pelos Correios. A lista dos estudantes beneficiados com a isenção da taxa será divulgada no dia 24 de julho. Quem for contemplado também terá que se inscrever no Vestibular 2020, pois a concessão da isenção não significa inscrição automática. A Unicamp vai conceder 6.680 isenções para candidatos de baixa renda, 100 para funcionários da instituição e um número ilimitado de isenções para interessados nos cursos da modalidade 3. O valor da taxa de inscrição do Vestibular 2020 ainda não foi divulgado. No ano passado, a taxa foi de R$ 170.

 


 

Unicamp 2020: saiba como pedir isenção da taxa de inscrição (Virando Bixo – 15/04/2019)

Pedidos podem ser feitos até 6 de maio e valem para o Vestibular 2020 e para o processo seletivo Enem-Unicamp-2020

 

Começa nesta segunda-feira (15/4) o prazo para pedir isenção da taxa de inscrição para o Vestibular 2020 e para o processo seletivo Enem-Unicamp 2020. Os candidatos podem encaminhar o pedido via internet, no site da Comissão Permanente para o Vestibular (Comvest) até 6 de maio.  

Confira as novidades deste ano

– Candidatos de todo o Brasil podem pedir a isenção. Antes, somente os residentes no estado de São Paulo podiam solicitar o benefício.

– A documentação que comprova o direito à isenção deve ser anexada ao próprio formulário, no ato do pedido. Até o ano passado, era preciso enviar por correio. A lista de documentos pode ser consultada no edital. 

Leia mais.