18/02/2019 / Em: Clipping

 

Matrícula de calouros da Unicamp tem recepção de coletivos LGBT, feminista e carro de corrida (G1 – Campinas e Região – 18/02/2019)

Alunos aprovados em 1º e 2ª chamadas fizeram matrícula nesta segunda-feira (18).

 

A matrícula presencial para calouros da Unicamp, em Campinas (SP), teve recepção de veteranos e a abordagem de coletivos sociais voltados para grupos LGBTs, afrodescendentes e feministas.Esses grupos informam quais trabalhos são feitos ao longo do ano e como os novos estudantes podem se integrar com eles, além da comunidade acadêmica. A calourada ainda teve apresentação de trabalhos já feitos pelos estudantes como no caso da engenharia mecânica. Os veteranos levaram um carro de corrida usado em competições estudantis. Representantes do Coletivo Aquarela, voltado para o público LGBT, informaram aos alunos sobre as reuniões mensais com foco na saúde. “Algumas reuniões são abertas para todos os públicos. Outras são fechadas para o público LGBT”, afirma Raquel Moreira, do Aquarela. A Paola Noel, que representa o Coletivo Feminista Muda, reforça que o grupo auxilia as estudantes da Faculdade de Ciências Médicas desde 2016. As novatas receberam mudas de plantas logo depois da matrícula. Segundo ela, o nome é uma alusão ao silêncio de muitas mulheres frente aos problemas enfrentados no dia a dia. Leia mais.

 


 

Começa período de matrículas presenciais da Unicamp (R7 – Educação – 18/02/2019)

Estudantes aprovados em primeira e segunda chamadas devem comparecer ao campi munidos dos documentos listados no site da universidade

 

Começa nesta segunda-feira (18), das 9 às 12h, o período de matrículas presenciais da Unicamp (Universidade de Campinas) dos candidatos aprovados em primeira e segunda chamadas. Os estudantes deverão comparecer nos campi para realizar a matrícula presencial nos cursos em que foram aprovados. Os candidatos deverão consultar as listas na página eletrônica da Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest). Segundo a Comvest, os estudantes deverão realizar a matrícula em seus respectivos campi, como: Faculdade de Odontologia (FOP), localizado no campus de Piracicaba; Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) e Faculdade de Tecnologia (FT), no campus de Limeira; demais cursos, no campus de Campinas. Este ano, a Unicamp oferece 2.589 vagas em 69 cursos de graduação da Unicamp pelo Vestibular Unicamp e outras 645 vagas pela modalidade Enem-Unicamp. Leia mais.

 


 

Unicamp prepara mutirão para recepção de indígenas (ACidade ON – Cotidiano – 18/02/2019)

Uma equipe de assistentes sociais vai ocupar salas do Ciclo Básico 2 para realizar o acolhimento

 

A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) vai preparar um mutirão para receber os estudantes indígenas aprovados no vestibular. Os estudantes começaram a chegar na semana passada, no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas. O mutirão será na próxima quarta-feira (20) data da confirmação de matrícula presencial da modalidade, no período da tarde. Uma equipe de assistentes sociais vai ocupar salas do Ciclo Básico 2 para realizar, no mesmo dia, o processo de avaliação social. “A ideia é que o estudante com necessidade e apto seja contemplado com uma bolsa auxílio para sua instalação e outra de isenção da taxa de alimentação nos refeitórios”, afirma Bruna Mara Wargas, supervisora administrativa do SAE (Serviço de Apoio ao Estudante). Segundo Bruna, os interessados receberão orientações, e haverá uma triagem, com verificação de documentos e entrevista. As assistentes sociais vão avaliar caso a caso. Foram oferecidas 72 vagas para o Vestibular Indígena e 66 estudantes já cumpriram a primeira etapa da matrícula online. Além dos indígenas os demais ingressantes também irão passar pelo processo seletivo social, um procedimento de rotina, nesse período imediato após a confirmação da matrícula.

 


 

Unicamp realiza 1º dia de matrícula presencial dos aprovados no Vestibular 2019; veja locais e documentos (G1 – Campinas e Região – 18/02/2019)

Convocados na lista da 2ª chamada no processo tradicional e via Enem devem realizar a matrícula presencialmente nos campi. Veja lista de endereços dos institutos.

 

Os estudantes convocados na Unicamp na lista da 2ª chamada – que inclui os aprovados em 1ª chamada – devem comparecer nos campi para a realização da matrícula presencial, nesta segunda-feira (18). Os registros serão feitos das 9h às 12h e esta etapa é essencial para garantir a vaga. Veja a lista de endereços das faculdades e também os documentos necessários, abaixo. Os aprovados vão ocupar as 2,5 mil vagas, do processo de seleção tradicional, e 645 vagas, para quem conquistou uma cadeira pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). De acordo com a Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest), os estudantes devem ir ao campus do curso que foi aprovado: Faculdade de Odontologia (FOP), localizada no campus de Piracicaba (SP); Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) e Faculdade de Tecnologia (FT), no campus de Limeira (SP); demais cursos, no campus de Campinas (SP). Leia mais.

 


 

Período de matrículas presenciais da Unicamp das 1ª e 2ª chamadas começa nesta segunda-feira (Terra – Educação – 18/02/2019)

Estudantes classificados deverão comparecer nos locais indicados

 

Começa nesta segunda-feira, 18, das 9 às 12h, o período de matrículas presenciais da Universidade de Campinas (Unicamp) dos candidatos aprovados em primeira e segunda chamadas. Os estudantes deverão comparecer nos campi para realizar a matrícula presencial nos cursos em que foram aprovados. Os candidatos deverão consultar as listas na página eletrônica da Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest). Segundo a Comvest, os estudantes deverão realizar a matrícula em seus respectivos campi, como: Faculdade de Odontologia (FOP), localizado no campus de Piracicaba; Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA)e Faculdade de Tecnologia (FT), no campus de Limeira; demais cursos, no campus de Campinas (SP). Este ano, a Unicamp oferece 2.589 vagas em 69 cursos de graduação da Unicamp pelo Vestibular Unicamp e outras 645 vagas pela modalidade Enem-Unicamp. Leia mais.

 


 

Unicamp terá mutirão para receber alunos do Vestibular Indígena (R7 – Educação – 18/02/2019)

Equipe de assistentes sociais fará uma avaliação das necessidades dos estudantes, que poderão receber bolsa auxílio para instalação

 

Os estudantes indígenas aprovados no Vestibular específico Unicamp 2019 que precisarem de algum tipo de bolsa serão atendidos num esquema de mutirão pelo Serviço de Apoio ao Estudante (SAE). O atendimento será na quarta-feira (20), data da confirmação de matrícula presencial da modalidade, no período da tarde. Uma equipe de assistentes sociais vai ocupar salas do Ciclo Básico 2 para realizar, no mesmo dia, o processo de avaliação social. “A ideia é que o estudante com necessidade e apto seja contemplado com uma bolsa auxílio para sua instalação e outra de isenção da taxa de alimentação nos refeitórios”, afirma Bruna Mara Wargas, supervisora administrativa do SAE.  Segundo Bruna, os interessados receberão orientações, e haverá uma triagem, com verificação de documentos e entrevista. As assistentes sociais vão avaliar caso a caso. Foram oferecidas 72 vagas para o Vestibular Indígena e 66 estudantes já cumpriram a primeira etapa da matrícula online. Além dos indígenas os demais ingressantes também irão passar pelo processo seletivo social, um procedimento de rotina, nesse período imediato após a confirmação da matrícula. Leia mais.