18/11/2018 / Em: Clipping

 

Prova da Unicamp traz questões com ‘Bella ciao’, racismo e slogan de Temer (Folha de São Paulo – 18/11/2018) 

Vestibular de 2019 é o primeiro da instituição a ter cotas étnico-raciais

 

A relação entre o fascismo e a canção “Bella ciao”, um slogan do presidente Michel Temer (MDB), racismo, fake news, religião, eleições e depilação a laser. Esses foram alguns dos temas presentes entre as 90 questões apresentadas na primeira fase da Unicamp, neste domingo (18).  A prova foi aplicada em 35 cidades de cinco estados e do Distrito Federal. Segundo a universidade, 69.761 candidatos compareceram aos locais de prova para disputar uma das 2.589 vagas disponíveis para 69 cursos. A taxa de abstenção foi mais baixa do que no ano passado, chegando a 8,6% dos inscritos, cerca de 6,5 mil candidatos. Leia mais 

 

 

Unicamp 2019: veja gabarito extraoficial e correção comentada da primeira fase do vestibular (G1 – Campinas e Região – 18/11/2018)

Professores de cursinho resolvem as 90 questões aplicadas neste domingo (18); confira respostas. Universidade oferece 2,5 mil vagas distribuídas em 69 cursos de graduação.

 

A primeira fase do vestibular 2019 da Unicamp foi realizada neste domingo (18) por 69,7 mil candidatos em 30 cidades de São Paulo, além de Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Curtiba (PR), Fortaleza (CE) e Salvador (BA). Em parceria com o colégio Oficina do Estudante, em Campinas (SP), o G1 traz o gabarito extraoficial e a correção comentada das 90 questões de múltipla escolha no modelo das provas “Q e X”. Ao todo, são oferecidas pela universidade 2,5 mil vagas em 69 cursos. Leia mais

 

 

 

Unicamp realiza vestibular neste domingo em mais de 30 cidades

Além dos municípios paulistas, prova também será aplicada em cinco capitais; portões fecham às 13h (horário de Brasília)

 

A primeira fase de um dos vestibulares mais disputados de São Paulo, o da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), acontece neste domingo (18), em 30 cidades do Estado. Além dos municípios paulistas, as provas serão aplicadas também em cinco capitais: Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza e Salvador. Os portões dos locais de prova fecham às 13h (horário de Brasília). Por isso, a organização recomenda que os candidatos cheguem com pelo menos uma hora de antecedência. Leia mais.

 

 

 

Acompanhe a correção e gabarito do Vestibular Unicamp 2019 – Primeira fase (SejaBixo – 18/11/2018)

Os candidatos resolveram a prova de Conhecimentos Gerais, com 90 questões objetivas, sob a forma de teste de múltipla escolha

 

Foi aplicada hoje, 18, a prova da primeira fase do Vestibular Unicamp 2019. Os candidatos resolveram a prova de Conhecimentos Gerais composta por 90 (noventa) questões objetivas sobre as áreas do conhecimento desenvolvidas no Ensino Médio, incluindo questões interdisciplinares. Dos 76.319 inscritos no Vestibular 2019, 6.558 candidatos não compareceram para fazer o exame. A abstenção geral foi menor que no ano passado, caindo de 9,02% para 8,6%. Leia mais

 

 

Unicamp aborda racismo, feminismo, religião e fake news na 1ª fase do vestibular 2019 (G1 – Campinas e Região – 18/11/2018) 

Interdisciplinaridade nas questões, diversificando os temas entre as disciplinas, foi destaque na prova. Ao todo 76,3 mil candidatos se inscreveram para o exame. Repórter do G1 fez a prova.

 

A primeira fase do vestibular 2019 da Unicamp, realizada neste domingo (18), retratou em suas 90 questões de múltipla escolha temas como fake news, feminismo, racismo e religião. Ao todo 76,3 mil pessoas se inscreveram para disputar 2.589 vagas em 69 cursos de graduação. O repórter Fernando Pacífico do G1 fez o exame no maior local de prova de Campinas (SP), a Unip do bairro Swift, com 4.647 candidatos. Ele ressaltou a interdisciplinaridade nas questões, o diálogo entre o conteúdo do ensino médio e temas da atualidade. Veja, abaixo, alguns temas abordados. Leia mais

 

 

Unicamp realiza a primeira fase do vestibular 2019 neste domingo (CBN Campinas – Educação – 18/11/2018) 

Mais de 76 mil candidatos se inscreveram para fazer a prova. Duas mil e quinhentas vagas estão em disputa. Esta é a primeira edição do vestibular em que a Universidade de Campinas, em São Paulo, adota cotas étnico-raciais.

Ouça o programa.

 

 

Unicamp aplica 1ª fase do vestibular 2019; FOTOS (G1 – campinas e Região – 18/11/2018)

Portões foram fechados às 13h deste domingo para a aplicação das provas.

Veja as fotos

 

 

 

1ª fase do vestibular da Unicamp é realizada neste domingo (Terra – Educação – 18/11/2018)

Há 76.312 candidatos inscritos, que vão concorrer a 2.589 vagas em 69 cursos de graduação; portões serão fechados às 13 horas

 

As provas da primeira fase do vestibular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) serão realizadas neste domingo, 18, em 29 cidades do Estado de São Paulo e em cinco capitais. Os 76.312 candidatos inscritos vão concorrer a 2.589 vagas em 69 cursos de graduação. O número representa 80% das vagas regulares, já que a partir deste ano, o preenchimento dos outros 20% será feito através do processo que utilizará as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Também a partir deste ano, a Unicamp passa a aplicar as provas do vestibular também nas cidades de Curitiba e Salvador. Com a inclusão, fora do Estado de São Paulo, passam a receber o Vestibular Unicamp cinco capitais: Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza e Salvador. Leia mais.

 

 

Unicamp 2019: paixão pela dança e sonho de participar de musicais unem irmãos de Mogi Mirim (G1 – Campinas e Região – 18/11/2018) 

Vitória e João Victor estudam em cursinho popular da cidade e planejam carreiras artísticas. Primeira fase do vestibular será aplicada para 76,3 mil candidatos neste domingo (18).

 

As sapatilhas de ballet e as coreografias da dança contemporânea fascinam os irmãos Vitória e João Victor Félix desde crianças. Moradores de Mogi Mirim (SP) e alunos de um cursinho popular na cidade, eles estão entre os 76,3 mil inscritos no vestibular 2019 da Unicamp, com 1ª fase marcada para este domingo (18), e planejam estudar na universidade para um dia atuarem em musicais. Vitória tem 21 anos e conta que a arte faz parte da vida dela desde os 7. Ela admite, entretanto, que transformar a paixão pela atividade em carreira não estava nos planos iniciais. Leia mais 

 

 

Unicamp 2019: estudante do último ano de Química na USP tranca curso para seguir sonho da Medicina (G1 – São Paulo – 18/11/2018) 

Raquel descobriu a paixão pela área de legista depois de assistir a uma palestra com a ex-criminalista e atual produtora da série americana CSI.

 

A maratona de vestibulares já começou. Esta época, para os vestibulandos, representa o possível início de um ciclo que, se concretizado, seguirá no ano seguinte. Depois de alcançar o objetivo de ingressar na graduação, surge a dúvida: ‘Será que escolhi a carreira certa?”. Para Raquel Nascimento, de 28 anos, esse momento chegou quando estava em seu último ano de Química na Universidade de São Paulo (USP). Ela decidiu trancar a faculdade e prestar para Medicina na Unicamp. O exame será realizado neste domingo (18) e o G1 faz a cobertura do vestibular em tempo real. Leia mais

 

 

Unicamp tem primeiro dia de prova neste domingo (Estado de Minas – 18/11/2018)

 

As provas da primeira fase do vestibular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) são realizadas neste domingo, 18, em 29 cidades do Estado de São Paulo e em cinco capitais. Os 76.312 candidatos inscritos vão concorrer a 2.589 vagas em 69 cursos de graduação. O número representa 80% das vagas regulares, já que a partir deste ano, o preenchimento dos outros 20% será feito através do processo que utilizará as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Também a partir deste ano, a Unicamp passa a aplicar as provas do vestibular também nas cidades de Curitiba e Salvador. Com a inclusão, fora do Estado de São Paulo, passam a receber o Vestibular Unicamp cinco capitais: Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza e Salvador. Leia mais.