×
19/05/2017 / Em: Clipping

 

 

 

 

 

Prazo para inscrições no Enem termina hoje (Agência Brasil – Notícias – 19/05/2017)

Hoje (19) é o último dia de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os interessados têm até as 23h59, no horário de Brasília, para se inscrever pela internet, no site do Enem. Aqueles que já fizeram a inscrição têm até o fim do prazo para fazer alguma alteração no cadastro, como por exemplo, a cidade em que desejam fazer as provas. As provas serão aplicadas em dois domingos consecutivos, nos dias 5 e 12 de novembro. Para concluir a inscrição, o candidato deve pagar a taxa de R$ 82. O prazo para pagamento vai até o dia 24 deste mês. Pelas regras do edital, estão isentos da taxa os estudantes de escolas públicas que concluirão o ensino médio este ano, os participantes de baixa renda que integram o Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e os que se enquadram na Lei 12.799/2013 que, entre outros critérios, isenta de pagamento aqueles com renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio, ou seja, R$ 1.405,50. O resultado das provas poderá ser usado em processos seletivos para vagas no ensino público superior, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para bolsas de estudo em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e para obter financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Em caso de problema na hora da inscrição, os candidatos podem ligar para o Inep pelo telefone 0800 616161. O atendimento é das 8h às 20h, no horário de Brasília.


 

 

 

 

Como tirar o Certificado do Ensino Médio por meio do Enem (Terra – Notícias – 18/05/2017)

Quem não teve condições de concluir os estudos durante a idade adequada precisa realizar um exame para conseguir o certificado

 Até 2016, quem tivesse mais de 18 anos e que ainda não tivesse concluído o Ensino médio e atingisse uma pontuação considerada aceitável, conseguiria retirar o Certificado de Conclusão do Ensino Médio. Na edição de 2017, o governo decidiu tirar essa opção dizendo que o Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) seria mais adequado para esta finalidade.

Mas o que é o Encceja?

O Encceja é um exame gratuito oferecido às pessoas que não tiveram condições de concluir os estudos durante a idade adequada. É um exame que mede as habilidades, saberes e competências adquiridos durante o processo escolar. O exame constitui-se de provas estruturadas da seguinte forma:

Para o Ensino Fundamental

– Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e uma proposta de Redação;

– Matemática;

– História e Geografia;

– Ciências Naturais.

Para o Ensino Médio

– Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e uma proposta de Redação;

– Matemática e suas Tecnologias;

– Ciências Humanas e suas Tecnologias;

– Ciências da Natureza e suas Tecnologias.