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19/08/2011 / Em: Clipping

 


Ensino médio não prepara aluno para o mercado, diz empresário  (O Estado de S.Paulo – Educação – 18/08/11)

Os alunos brasileiros chegam com tanta dificuldades ao ensino médio que a escola precisa de mais tempo para prepará-los para o mundo do trabalho. E a solução está na ampliação da carga horária nessa etapa da formação. A ideia é defendida pelo empresário Marcos Magalhães, presidente do Instituto de Co-responsabilidade pela Educação (ICE). Ele participou na manhã desta quinta-feira do Sala Mundo Curitiba 2011, evento que reúne educadores de vários países na capital paranaense. Além da baixa carga horária atual, Magalhães critica o currículo do ensino médio. “Temos de repensar a grade”, disse.

O ensino de matemática  (O Estado de S.Paulo – Notas e Informações – 19/08/11)

A matemática continua sendo a disciplinado currículo básico com os: índices de aproveitamento mais baixos, nas avaliações institucionais. No Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) de 2010, por exemplo, 44% dos alunos da 3.ª série do ensino médio tiveram desempenho insuficiente na matéria. O Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa),que avalia o desempenho em leitura, matemática e ciências de jovens de 15 anos, coloca o Brasil nas últimas posições, num ranking de 65 países. Quatro em cada 10 jovens brasileiros nessa faixa etária não sabem multiplicar. Divulgado esta semana, o levantamento mais recente da situação do ensino de matemática no País foi elaborado pelo Insper (antigo Ibmec) com base nas notas do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica de 2005, 2007 e 2009, e do Exame Nacional do Ensino Médio de 2008. Entre outras conclusões, a pesquisa aponta um paradoxo: os Estados com as notas mais baixas em matemática nas avaliações do MEC são os que apresentam maior número de estudantes interessados em seguir a carreira docente no campo das ciências exatas. E o que os leva a fazer essa opção é a baixa concorrência nas licenciaturas dessa área, pois as notas exigidas para ingresso são inferiores às das áreas mais disputadas. Para as pesquisadoras Maria Cristina Gramani e Cintia Scrich, responsáveis pelo levantamento do Insper, isso vem gerando um círculo vicioso que vai piorar a má qualidade do ensino de matemática no País. Isso porque esses estudantes vão se tornar docentes na área em que apresentaram as maiores dificuldades de aprendizagem. Como no ensino básico não tiveram um bom conhecimento dos rudimentos da matemática, eles não conseguiram aprender – e, portanto, não conseguirão ensinar – as questões mais complexas. “Piauí e Sergipe são grandes exemplos dessa relação preocupante: registram altos números de inscritos e ingressantes nos vestibulares para formação de professores em ciências exatas e, ao mesmo tempo, têm desempenhos baixos em matemática”, diz Cristina Gramani. Na Universidade Federal de  O problema é antigo e preocupante, pois a má qualidade do ensino de matemática é um dos fatores que vêm limitando a formação de engenheiros em número suficiente para atender às necessidades da economia nacional. Em 2008, os cursos de engenharia ofereceram239 mil vagas, mas só foram preenchidas 140 mil. Ou seja, não faltam vagas nas universidades– faltam, sim, vestibulandos com conhecimento mínimo de matemática. O País forma cerca de 47 mil engenheiros por ano, ante 650 mil, na China, e 220 mil, na Índia. A estimativa é de que o Brasil tenha hoje apenas 59 mil professores formados em matemática – um número muito aquém da necessidade da rede de ensino básico. Além disso, no ensino fundamental o docente das séries iniciais tem formação em pedagogia, carecendo de formação específica em matemática. E, segundo os pedagogos, isso não é suficiente para que saiba ensinar uma disciplina bastante técnica. As séries iniciais do ensino básico são fundamentais para que os alunos aprendam a ler números, a compreender as quatro operações aritméticas e a aplicá-las no cotidiano. As deficiências nas séries iniciais comprometem assim todo o  aprendizado do aluno no ensino básico. Durante décadas, imaginou se que o baixo rendimento dos estudantes nesta disciplina decorria do método com que ela era ensinada. Valorizando a memorização de tabuada e a repetição de fórmulas, esse método não mostra aos estudantes como a matemática ajuda a raciocinar de forma lógica e objetiva. A pesquisa do Insper mostrou que o problema do baixo rendimento dos alunos em matemática não decorre só da falta de métodos de ensino mais modernos, mas também do baixo número de docentes capazes de dominar a disciplina.



Vestibulares abrem inscrições com jovens sem saber que curso prestar  (Globo.com – G1 Vestibular – 19/08/11)

Medicina ou engenharia de automação? Administração ou engenharia química? Jornalismo ou direito? Dúvidas como essas atormentam a cabeça dos jovens que vão prestar vestibular nos próximos meses. A escolha do curso ao qual vão concorrer no vestibular vem cheia de angústia e incertezas. O tempo está se esgotando. As universidades estão abrindo os prazos para fazer a inscrição para os seus processos seletivos. O que você vai ser quando crescer? Chegou a hora de responder à fatídica pergunta. A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Federal da Bahia (UFBA) já estão com as inscrições abertas. A Universidade Federal do Paraná abre o processo de inscrição nesta sexta-feira. Na semana que vem começam as inscrições para os dois vestibulares mais concorridos de São Paulo, da Universidade de Campinas (Unicamp) na segunda-feira (22) e da Universidade de São Paulo (Fuvest/USP) na sexta (26).Especialistas em orientação vocacional dizem que a escolha do curso a concorrer no vestibular é um marco na vida de todo jovem. “A escolha é o primeiro momento bem pessoal na vida de um jovem. Até então os pais que definiam seu caminho.



Unicamp oferece mais de 3 mil vagas no vestibular 2012  (Terra – Vestibular – 19/08/11)

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) inicia as inscrições para o Vestibular Nacional Unicamp 2012 na segunda-feira, 22 de agosto. As inscrições poderão ser feitas até o dia 23 de setembro, exclusivamente pela internet, em formulário disponível na página eletrônica www.comvest.unicamp.br.  O concurso 2012 oferece 3.444 vagas em 66 cursos da Unicamp e dois cursos da Famerp (Faculdade de Medicina e Enfermagem de São José do Rio Preto). A taxa de inscrição é de 128 reais. O Kit do Vestibulando (Manual do Candidato e Revista do Vestibulando) é gratuito e estará disponível para consulta e impressão na página eletrônica da Comvest. A primeira fase será realizada em 13 de novembro de 2011 e a segunda fase, nos dias 15, 16 e 17 de janeiro de 2012.



Faculdade de Tecnologia recebe escolas hoje   (Gazeta de Limeira – Local – 19/08/11)

A Faculdade deTecnologia (FT/Unicamp) realiza hoje o FT – Unicamp de Portas Abertas. O evento não aconteceu ontem, como foi informado erroneamente pela Gazeta. A atividade é dirigida a alunos do ensino médio e cursinhos, de escolas públicas e particulares de Limeira e região. O objetivo é fornecer informações para que os interessados possam tomar decisão quanto à escolha da carreira no vestibular e, consequentemente, da profissão a ser seguida. Na programação estão previstas palestras e atividades livres das 8h às 12h e das 19h às 22h. Haverá apresentação da faculdade e dos cursos de graduação oferecidos – Tecnologia em Sistemas de Telecomunicações, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Tecnologia em Saneamento Ambiental e Controle Ambiental e Tecnologia em Construção de Edifícios e Estradas – seguida por uma visita guiada às dependências da unidade.