×
19/09/2008 / Em: Clipping

 


Defensoria Pública condena exigência de CPF pela Fuvest  (O Estado de S.Paulo – Vida& – 19/09/08)

Segundo o órgão, vários estudantes procuraram orientação no caso; ação civil foi aberta na quarta-feira

A Defensoria Pública propôs ação civil pública para impedir que candidatos inscritos no vestibular da Fuvest 2009, sem CPF, venham a ser desclassificados. A ação foi proposta, de acordo com o órgão, porque houve uma grande procura por parte dos candidatos ao vestibular.  

O defensor público Luiz Rascovski, autor do pedido, afirma que a obrigatoriedade do CPF é ilegal: “Há vários casos em que a lei não obriga a pessoa a ter CPF. As situações em que as pessoas físicas estão obrigadas a inscrever-se no CPF estão enumeradas, de forma expressa, na instrução normativa da Receita Federal”, disse. Rascovski avalia também que a exigência atinge grande parcela dos candidatos, pois “a maioria são pessoas na faixa etária de 17 anos que não tem qualquer obrigação de inscrever-se no cadastro de pessoas físicas”. A ação pede também que a Fuvest reabra o prazo de inscrição em pelo menos um dia, para que aqueles que deixaram de se inscrever em função da falta do CPF tenham mais uma chance.



Unicamp realiza exame para preenchimento de vagas  (EPTV – Virando Bixo – 19/09/08)

Prova acontecerá neste domingo, em Campinas

A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) realiza neste domingo (21) o Exame Classificatório Geral do processo seletivo para o preenchimento das vagas remanescentes 2009. A prova será realizada no Ciclo Básico II da Unicamp, campus Campinas, e tem por objetivo verificar o domínio do conhecimento adquirido nas diversas formas de educação. A orientação é para que os candidatos cheguem ao local às 12h, já que os portões fecham impreterivelmente às 12h45. O exame começa às 13h. A prova é composta de 24 questões de natureza discursiva. A Unicamp disponibiliza as provas dos anos anteriores no site https://www.comvest.unicamp.br/vr/vr2008/vr.html. Neste ano, a Unicamp oferece 773 vagas, distribuídas entre 53 opções de cursos. Participam da seleção alunos matriculados em cursos de graduação da Unicamp e de outras instituições do ensino superior, além de portadores do diploma de curso superior.  O processo se realizará em três fases: Exame Classificatório Geral, Análise de Compatibilidade de Currículo e Prova Específica de Conhecimento. Para a etapa de Análise de Compatibilidade de Currículo, será convocado um número de candidatos que equivale ao máximo três vezes o número de vagas em cada semestre do curso. Nessa fase, os candidatos selecionados precisam enviar documentação à DAC (Diretoria Acadêmica), entre os dias 13 e 17 de outubro. Para as Provas Específicas de Conhecimento, que serão realizadas de 9 a 15 de dezembro, serão selecionados os candidatos que tiverem seus currículos julgados compatíveis com o semestre escolhido pelos coordenadores de Graduação dos cursos. As provas podem consistir de entrevista, análise de currículo, parte escrita e outras formas de avaliação. A lista de convocados para a matrícula (cursos sem prova de aptidão) será divulgada no dia 22 de janeiro. Já para os candidatos a vagas em cursos que exigem também as provas de aptidão, a lista será divulgada dia 2 de fevereiro.