×
19/11/2015 / Em: Clipping

 


Unicamp: 1ª fase é no domingo; confira últimos detalhes   (Terra – Educação – 18/11/15)

Prepare o lápis e as canetas pretas: a primeira fase do vestibular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) já é no próximo domingo (22) e a Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest) disponibiliza a consulta individual aos locais de prova .



Unicamp aplica prova da 1ª fase do Vestibular 2016 neste domingo, em 26 cidades  (EPTV – Virando Bixo – 19/11/15)

A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) aplica neste domingo (22) a prova da 1ª fase do Vestibular 2016. A orientação da Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) é para que os candidatos cheguem ao local de prova às 12h, já que o acesso às salas só será permitido até as 13h. O tempo máximo de prova é de cinco horas e o mínimo de três horas e 30 minutos.

Unicamp: 9 dicas exclusivas para você se preparar na primeira fase  (EPTV – Virando Bixo – 18/11/15)

Quais os temas que mais caem no vestibular da Unicamp? Como a Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares) costuma propor as questões das diferentes disciplinas exigidas? Para que itens os vestibulandos devem estar mais atentos? Estas são algumas das perguntas que preocupam quem prestará o concurso da universidade, que aplicará neste domingo (22) a prova da primeira fase da edição 2016.



Unicamp: é hora de visitar o local da prova    (Correio Popular – Cidades – 19/11/15)

Uma das instituições de Ensino Superior mais bem-conceituadas do País e, igualmente, uma das mais concorridas, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) aplica neste domingo (22) a 1ª fase do Vestibular 2016. Em meio, a uma maratona de vestibulares, superar a ansiedade e o desgaste físico nessa etapa é uma tarefa muitas vezes difícil, porém necessária para que o aluno consiga obter um bom desempenho. Não à toa, nesta última semana antes do exame muitos alunos decidiram manter a rotina de estudos, revisar conteúdos e fórmulas, além de se organizar para o “dia D”.A orientação da Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest) é para que os candidatos cheguem ao local de provas às 12h, já que o acesso ao prédio só será permitido até as 13h. Quem ainda não sabe onde vai fazer o exame, a orientação é para que aproveite o feriado prolongado da Consciência Negra para, com calma, conhecer o itinerário, evitando transtornos no domingo. “Chegar com uma hora de antecedência é fundamental. Às 13h fecham os locais de prova e, a partir daí, não entra mais ninguém. Aqueles que deixam as coisas para a última hora podem ter problemas de trânsito em locais como PUC-Campinas, Unip, onde a concentração é bastante grande”, afirmou o professor Edmundo Capelas de Oliveira, coordenador executivo da Comvest. A prova da primeira fase será aplicada a 77 mil candidatos e é composta de 90 questões de múltipla escolha, com quatro alternativas, cada uma. Os candidatos terão um tempo máximo de prova de cinco horas e o mínimo de três horas e trinta minutos. De acordo com a Comvest, serão 14 questões de língua portuguesa e literaturas de língua portuguesa, 14 questões de matemática, nove questões de história e nove questões de geografia (incluindo filosofia e sociologia), dez questões de física, dez questões de química, dez questões de biologia, oito questões de inglês, além de quatro questões interdisciplinares. “São 3,33 minutos por questão. Então, o tempo acaba sendo o maior inimigo deles”, comentou Célio Tasinafo, diretor pedagógico do cursinho Oficina do Estudante. Segundo ele, além de ajudar a fixar os conteúdos, os simulados dão uma maior noção de organização do tempo. A forma como são distribuídas as questões do vestibular da Unicamp, segundo Tasinafo, favorece o aluno que tem mais conhecimento em várias disciplinas. “Ela procura abordar todas as áreas do conhecimento. Então, aqueles que sabem muito de uma só disciplina não conseguem ir tão bem porque a prova não tem um predomínio das questões em uma área só do conhecimento”, diz.