20/04/2018 / Em: Clipping

 

Unicamp 2019: Prazo para pedido de isenção em taxa do vestibular começa nesta sexta-feira; veja critérios(G1 – Campinas e Região – 20/04/2018)

Universidade concederá pelo menos 6,7 mil benefícios em três modalidades. Solicitação deve ser feita em página de comissão e calendário das provas será definido até o fim de abril.

 

A Unicamp recebe a partir desta sexta-feira (20) os pedidos de isenção na taxa de inscrição do vestibular 2019 – o valor será divulgado junto com o edital em julho-. Eles devem ser feitos pela página da comissão organizadora (Comvest), até 21 de maio, e a universidade também exige envio de documentos previstos em edital. Ao todo, três modalidades serão contempladas para concessão do benefício:

  1. Candidatos provenientes de famílias de baixa renda (até um salário mínimo e meio bruto mensal por morador do domicílio);
  2. Funcionários da Unicamp/Funcamp;
  3. Candidatos aos cursos de licenciatura em período noturno (ciências biológicas, física, letras, licenciatura integrada química/física, matemática e pedagogia).

Entre os pré-requisitos estabelecidos pela Unicamp estão:

  • Ter cursado o ensino médio integralmente em instituições da rede pública (1 e 2);
  • Ser residente e domiciliado no estado de São Paulo e já ter concluído/concluir em 2018 o ensino médio.

De acordo com a Comvest, serão oferecidas 6,6 mil isenções na primeira modalidade; 100 na segunda e número ilimitado na terceira. A lista de contemplados será divulgada em 23 de julho. Na edição 2018, a universidade concedeu 8,6 mil benefícios, alta de 15,6% no comparativo com estatísticas do ano anterior. Com isso, ela registrou recorde no total de inscritos e crescimento de 38% na quantidade de matriculados com renda familiar de até dois salários.

 

Contemplados

Quem for beneficiado, segundo a Unicamp, receberá um comunicado a partir de 23 de julho, exclusivamente via correio eletrônico. A universidade ressalta que a isenção não representa inscrição automática no vestibular 2019 – a ser feita posteriormente com uso de um código. A instituição destacou que o calendário com as datas de inscrição e provas do vestibular será definido até o fim de abril. Dúvidas podem ser esclarecidas na página da Comvest.

 

Inclusão social

A Unicamp registrou diminuição de estudantes da rede pública aprovados no vestibular 2018 e ficou abaixo da meta de receber 50% dos ingressantes nesta classificação, segundo a Comvest. Por outro lado, houve recorde de matriculados autodeclarados pretos, pardos e indígenas. Para alcançar este objetivo – por curso e turno – e buscar índice de 37,5% de autodeclarados pretos, pardos e indígenas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Unicamp implementará, a partir desta edição, cotas étnico-raciais e outras mudanças, como a criação de um vestibular indígena e vagas extras para destaques em olimpíadas. Confira detalhes. De acordo com site da Unicamp, atualmente há 34,6 mil alunos matriculados nos cursos de graduação e pós oferecidos nos campi de Campinas (SP), Limeira (SP) e Piracicaba (SP).

 

 


Unicamp abre pedidos de isenção da taxa do Vestibular 2019 (Brasil Escola – Notícias – 20/04/2018)

Candidatos podem pedir a gratuidade da taxa até o dia 21 de maio, pelo site.

 

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) abriu o período para isenção da taxa do Vestibular 2019 nesta sexta-feira, 20 de abril. As solicitações serão recebidas até o dia 21 de maio e os documentos devem ser enviados até 22 seguinte. As isenções de taxa da Unicamp são divididas nas seguintes modalidades:

Modalidade 1 – Candidatos de famílias de baixa renda (renda de até um salário mínimo e meio por pessoa);
Modalidade 2 – Funcionários da Unicamp ou Funcamp;
Modalidade 3 – Candidatos aos cursos de licenciatura do período noturno (Ciências Biológicas, Física, Letras, Licenciatura Integrada Química/Física, Matemática e Pedagogia).

Além disso, o candidato precisa ter estudado todo o ensino médio em escola pública (exceto para a Modalidade 3), estando matriculado no terceiro ano ou já ter concluído os estudos em 2018 e ser morador do estado de São Paulo. Serão concedidas 6.680 isenções para a modalidade 1 e 100 para a categoria 2. Já a três não tem número limitado de gratuidades. O resultado será publicado em 23 de julho. Os isentos terão que se inscrever normalmente no Vestibular 2019 da Unicamp, posteriormente, em data que ainda será divulgada pela Comvest. Os contemplados deverão informar o código de isento no formulário do cadastro na seleção.

 

Vestibular 2019

A Comvest divulgará o calendário do Vestibular 2019 da Unicamp ainda neste mês de abril, em sua página oficial. A previsão é de que a inscrições comecem em agosto. O Vestibular 2019 será utilizado para o preenchimento de 3.340 vagas da Unicamp em cursos superiores de Campinas, Piracicaba, Limeira e Paulínia. Mais informações no site da Comvest.

 

 


Unicamp abre prazo para pedido de isenção da taxa do vestibular (Virando Bixo – 20/04/2018)

Estudantes da rede pública, candidatos à licenciatura noturna e pessoas de baixa renda têm direito ao benefício

 

Já está aberto o prazo para pedido de isenção da taxa de inscrição para o Vestibular Unicamp 2019. Os pedidos devem ser realizados entre 20 de abril e 21 de maio.

 

Como pedir 

– Os pedidos somente podem ser feitos pela internet, na página da Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp.

– Para finalizar o processo, o candidato deve enviar a documentação necessária (descrita no Edital), pelo correio, para a Comvest até o dia 22 de maio. Confira com atenção a lista, pois se faltar algum documento, o candidato estará excluído do processo.

 

Quem tem direito à isenção 

1- Candidatos provenientes de famílias de baixa renda (até um salário mínimo e meio bruto mensal por morador do domicílio).

2- Funcionários da Unicamp/Funcamp.

3- Candidatos aos cursos de Licenciatura em período noturno (Ciências Biológicas, Física, Letras, Licenciatura Integrada Química/Física, Matemática e Pedagogia).

 

Pré-requisitos 

– Ter cursado o ensino médio integralmente em instituições da rede pública de educação, exceto para quem se candidatar aos cursos noturnos de Licenciatura (modalidade 3, acima).

– Ser residente e domiciliado no estado de São Paulo e já ter concluído ou concluir em 2018 o ensino médio.

A Comvest oferece 6.680 isenções na modalidade 1; 100 na modalidade 2 e um número ilimitado de isenções na modalidade 3. A lista dos estudantes contemplados com a isenção será divulgada dia 23 de julho.

Importante: Os contemplados não são automaticamente inscritos no Vestibular Unicamp 2019. É preciso, posteriormente, fazer a inscrição no vestibular, utilizando o código de isento fornecido pela Comvest. Para efetuar sua inscrição no Vestibular Unicamp, os candidatos isentos deverão utilizar um formulário específico.

 

 


Unicamp 2019: aberto prazo para pedidos de isenção de taxa (Super Vestibular – Notícias – 20/04/2018)

Candidatos que atendem os requisitos podem solicitar gratuidade até 21 de maio

 

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) começa a receber hoje, 20 de abril, solicitações de isenção de taxa de inscrição do Vestibular 2019. O prazo segue até 21 de maio. De acordo com a instituição, somente podem pedir a gratuidade os candidatos que se enquadram nas seguintes situações:

-Estudantes membros de família com renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio;

-Residentes na cidade de São Paulo que cursam ou vão concluir o ensino médio na rede pública de ensino;

-Funcionários da Unicamp ou Funcamp;

-Interessados nos cursos de licenciatura do período noturno (Ciências Biológicas, Física, Letras, Licenciatura Integrada Química/Física, Matemática e Pedagogia).

A estimativa é que 6.680 candidatos de baixa renda ganhem a isenção. Para funcionários, destinam-se cem vagas. Para as demais situações, o número é ilimitado.

 

Resultado

Conforme o cronograma, a lista de beneficiados com a isenção de taxa do vestibular 2019 da Unicamp deve sair no dia 23 de julho. Quem for contemplado precisará fazer a inscrição normalmente.

A Unicamp ainda não divulgou as datas do processo seletivo, mas, segundo a Comvest, o cronograma deve sair ainda neste mês. Para mais informações, acesse o site da Comvest.