22/08/2018 / Em: Clipping

 

USP e Unicamp: como as novidades afetam os “não cotistas”? (Virando Bixo – 20/08/2018)

O professor Marcelo de Castro, orientador do Elite Pré-Vestibular Campinas, analisa o impacto das mudanças das regras para inscrição e provas

 

Em meio a tantas novidades, surge uma pergunta, especialmente para os candidatos que não se enquadram em nenhuma das categorias beneficiadas por cotas, bônus ou por outras alternativas de seleção: afinal, ficou mais difícil ingressar na USP e Unicamp? Para esclarecer suas dúvidas, o Virando Bixo entrevistou o professor Marcelo Fernando Nogueira de Castro, que leciona Biologia e atual como orientador de estudos no Elite Pré-Vestibular Campinas. Leia mais

 

 

Alunos do Nordeste levam 59 das 75 medalhas na final da Olimpíada de História na Unicamp (Carta Campinas – Manchete, Saber & Saúde – 20/08/2018)

Os estudantes do Nordeste arrebentaram na final da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) realizada neste fim de semana (18 e 19) na Unicamp, em Campinas (SP).

 

Do total de 75 medalhas entregues na final, os alunos dos estados do Nordeste levaram nada menos do que 59 medalhas. Os dois estados que mais se destacaram foram Ceará e Rio Grande do Norte. Os alunos da Bahia levaram 4 medalhas (3 bronze, 1 prata), Ceará: 25 medalhas (11 bronze, 9 prata e 5 ouro), Paraíba: 2 medalhas (1 bronze, 1 prata), Pernambuco: 15 medalhas (6 bronze, 5 prata, 4 ouro), Rio Grande do Norte: 13 medalhas (7 bronze, 5 prata e 1 ouro). Na Olimpíada de História concorrem alunos do 8º e 9º anos do ensino Fundamental e todos os anos do Ensino Médio. A final teve 311 equipes, um total de 1,2 mil integrantes. Exceto o Amapá, a final contou com representantes de todos os demais estados. O Ceará foi o estado com mais medalhistas (25), seguido de Pernambuco (15), Rio Grande do Norte (13), São Paulo (10), e Bahia (4). Neste ano, a ONHB teve 57,5 mil inscritos desde a fase inicial. As equipes passaram por seis etapas de provas online com duração de uma semana cada. A final contou com a realização de uma prova dissertativa no sábado,18 e cerimônia de premiação neste domingo, 19 de agosto. (Carta Campinas com informações de divulgação)