21/05/2018 / Em: Clipping

Unicamp 2019: Prazo para pedido de isenção em taxa do vestibular termina nesta segunda-feira; veja critérios (G1 – Campinas e região – 21/05/2018)

Universidade concederá pelo menos 6,7 mil benefícios em três modalidades. Solicitação deve ser feita apenas em página de comissão, até 23h59, e a primeira fase do exame será em novembro.

A Unicamp encerra nesta segunda-feira (21) o prazo para pedidos de isenção na taxa de inscrição do vestibular 2019. Eles devem ser realizados até 23h59 na página da comissão organizadora do exame (Comvest) e a universidade também exige envio de documentos previstos em edital. O valor não foi confirmado pela universidade, mas o coordenador executivo da Comvest, José Alves de Freitas Neto, prevê alta de até R$ 5 em virtude de despesas com a implementação do vestibular indígena, e por causa da inflação acumulada no período. Na edição 2018, a taxa estava em R$ 165.

Ao todo, três modalidades serão contempladas para concessão do benefício:

1. Candidatos provenientes de famílias de baixa renda (até um salário mínimo e meio bruto mensal por morador do domicílio);
  2. Funcionários da Unicamp/Funcamp;
  3. Candidatos aos cursos de licenciatura em período noturno (ciências biológicas, física, letras, licenciatura integrada química/física, matemática e pedagogia).

Entre os pré-requisitos estabelecidos pela Unicamp estão:

• Ter cursado o ensino médio integralmente em instituições da rede pública (1 e 2);
  • Ser residente e domiciliado no estado de São Paulo e já ter concluído/concluir em 2018 o ensino médio.

De acordo com a Comvest, serão oferecidas 6,6 mil isenções na primeira modalidade; 100 na segunda e número ilimitado na terceira. A lista de contemplados será divulgada em 23 de julho. Na edição 2018, a universidade estadual concedeu 8,6 mil benefícios, alta de 15,6% no comparativo com estatísticas do ano anterior. Com isso, ela registrou recorde no total de inscritos e crescimento de 38% na quantidade de matriculados com renda familiar de até dois salários. As inscrições para o vestibular 2019 devem ser feitas de 1º a 31 de agosto, por meio de formulário online. A 1ª fase será em 18 de novembro, e a 2ª entre 13 e 15 de janeiro. Confira calendário. Ao todo, são oferecidas pela Unicamp 3,3 mil vagas em 70 cursos de graduação.

Contemplados

Quem for beneficiado, segundo a instituição, receberá um comunicado a partir de 23 de julho, exclusivamente via correio eletrônico. A universidade ressalta que a isenção não representa inscrição automática no vestibular 2019 – a ser feita posteriormente com uso de um código.

Inclusão social

A Unicamp registrou diminuição de estudantes da rede pública aprovados no vestibular 2018 e ficou abaixo da meta de receber 50% dos ingressantes nesta classificação, segundo a Comvest. Por outro lado, houve recorde de matriculados autodeclarados pretos, pardos e indígenas. Para alcançar este objetivo – por curso e turno – e buscar índice de 37,5% de autodeclarados pretos, pardos e indígenas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Unicamp implementará, a partir desta edição, cotas étnico-raciais e outras mudanças, como a criação de um vestibular indígena e vagas extras para destaques em olimpíadas. Veja alterações.

De acordo com site da Unicamp, atualmente há 34,6 mil alunos matriculados nos cursos de graduação e pós oferecidos nos campi de Campinas (SP), Limeira (SP) e Piracicaba (SP).

Prazo para pedido de isenção da taxa do vestibular da Unicamp termina nesta segunda-feira (G1 – Jornal da EPTV 2ª edição – Campinas/Piracicaba – 21/05/2018)

Pedidos são feitos pela internet na página da Comvest. Documentos necessários para a solicitação devem ser enviados pelo Correio até esta terça (22).

Unicamp encerra prazo para pedido de isenção do vestibular (ACidade ON – Campinas – 21/05/2018)

A Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp) encerra nesta segunda-feira (21), o período para fazer os pedidos de isenção da taxa de inscrição do Vestibular Unicamp 2019. Os pedidos deverão ser realizados exclusivamente pela internet, na página da Comvest. Já os documentos necessários para comprovação poderão ser enviados à Comvest, pelo correio, até o dia 22 de maio. Vale o carimbo com a data de postagem, independentemente da data de recebimento pela Comvest. Também é possível entregas a documentação na sede da Comvest. A falta de qualquer documento e/ou o envio após o prazo excluem o candidato do processo de isenção.