×
21/01/2009 / Em: Clipping

 

Unicamp divulga padrão de respostas das provas de inglês e matemática  (UOL – Vestibular – 20/01/09)

A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) divulgou o padrão de respostas das provas de matemática e inglês, aplicadas em 14 de janeiro, quarto e último dia da 2ª fase do vestibular 2009 da instituição.

Professores

Os professores ouvidos pelo UOL Vestibular elogiaram os exames aplicados no vestibular da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Segundo eles, a prova de matemática “apresentou assuntos clássicos” e “não trouxe surpresas”. Já a prova de inglês “exigiu domínio de vocabulário” por parte do vestibulando. Apesar da reclamação dos vestibulandos sobre a falta de tempo para a resolução da prova de matemática, para o professor Roberto Jamal, do Anglo, o prazo dado pela Unicamp para resolução das questões foi adequado. “Por ser uma prova de 2ª fase, é normal que o candidato saia deixando alguma questão sem resposta. A habilidade em responder a prova inteira dentro do tempo exigido também é testada no exame”, comentou. Para a professora Thaís Oliveira, do cursinho da Poli, o único senão do exame foi o pequeno espaço para o vestibulando apresentar a solução. “Os cálculos de algumas questões eram extensos e o candidato precisou ter um certo ‘jogo de cintura’ para conseguir escrever tudo dentro das linhas”, afirmou. Entretanto, para a educadora, a prova também é digna de congratulações. “A prova da Unicamp se mantém tradicional, com assuntos clássicos e muito bem distribuídos. Comparando com a Fuvest, ela é muito mais ‘leve’, menos conteudista e mais contextualizadora”.

Vestibulandos

As provas de matemática e inglês, que fecharam o vestibular da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), dividiram a opinião dos vestibulandos ouvidos pelo UOL Vestibular quanto ao grau de dificuldade. Entretanto, eles concordaram em uma coisa: o tempo continuou insuficiente para responder a todas as questões propostas. Para a candidata a química Priscila Martins, 17, as provas foram “super difíceis”. “Matemática exigia muita fórmula decorada e tinha muitos enunciados complicados. Eles pediam muita coisa em um item só, o que deu muito trabalho. E o tempo não ajudou”, reclamou. Priscila também não gostou da prova de inglês. “A prova foi inteira de interpretação. Cada questão trazia um texto diferente. Eram textos curtos, mas o vocabulário estava muito complicado”, comentou. Já Felipe Miguel, candidato a ciências econômicas, acredita que se saiu bem nos exames. “A prova de inglês foi muito tranquila; consegui responder tudo em apenas uma hora. Não achei os textos complicados de jeito nenhum”, opinou. Já na prova de matemática, Felipe acredita que foi prejudicado pela falta de tempo. “Mesmo tendo deixado três horas para fazer a prova de matemática, não consegui acabar tudo; deixei a última questão em branco”, lamentou. “Mas a prova não estava difícil, estava trabalhosa. Os cálculos eram longos e tinha muito número com vírgula. Mas acho que me dei bem sim. Acho que consigo tirar pelo menos sete nessa prova”, contou. O candidato a química Caio Senna concordou com Felipe em relação à falta de tempo. “A prova de matemática estava trabalhosa e o tempo não foi suficiente”, afirmou. Para Caio, apesar de longa, a prova de matemática não trouxe surpresas. “Foi bem tradicional, com questões clássicas exigidas pelos vestibulares. Mas não consegui responder tudo porque havia muitas questões que exigiam ‘decoreba’ de fórmulas. As (fórmulas) básicas eu sabia, mas algumas que a gente usa menos eu não lembrava. Mas ainda assim achei mais fácil que a prova da USP”, opinou.


Unicamp divulga respostas oficiais de matemática e inglês da 2ª fase  (Globo.Com – G1 Vestibular – 20/01/09)

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) divulgou nesta terça-feira (20) as respostas esperadas pela banca corretora no exame de matemática e inglês. As provas da segunda fase do vestibular 2009 da instituição foram aplicadas do dia 11 ao dia 14 de janeiro. A primeira lista de aprovados será divulgada dia 5 de fevereiro, às 12h no site da Comvest e no campus de Campinas. Já as notas dos candidatos na segunda fase, serão divulgadas dia 9 de fevereiro. A primeira lista de aprovados será divulgada dia 5 de fevereiro, às 12h no site da Comvest e no campus de Campinas. Já as notas dos candidatos na segunda fase, serão divulgadas dia 9 de fevereiro. A matrícula dos aprovados em primeira chamada acontece dia 10 de fevereiro nos respectivos campi. Os candidatos concorrem a 3.434 vagas em 66 cursos da Unicamp e dois cursos da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp). 

Unicamp aplica provas de aptidão nesta quarta-feira  (Globo.Com – G1 Vestibular – 21/01/09)

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) continua a aplicar, nesta quarta-feira (21), as provas de habilidade específica do vestibular 2009. Ao todo, 761 candidatos foram convocados para fazer as provas de aptidão, obrigatórias para os cursos de arquitetura e urbanismo, artes cênicas, artes visuais, dança e música.
As avaliações serão realizadas até o dia 22 de janeiro em Campinas. A Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest) orienta os candidatos a consultar informação detalhada sobre locais e horários dos exames de aptidão em sua página eletrônica. Alguns exames acontecem em apenas um dia, outros são compostos de várias avalições. O vestibulando deve conferir caso a caso. No site também está disponível, no manual do candidato, a indicação do material que os estudantes precisam levar para as provas de aptidão. As provas são classificatórias, ou seja, os candidatos apenas não podem zerar. Tradicionalmente, as avaliações de aptidão do vestibular Unicamp reúnem um público que vai além dos candidatos. Provas como a de palco, para artes cênicas, costumam atrair pais, amigos e a comunidade interna da Unicamp. Já no caso de artes visuais e arquitetura, o destaque é para a criatividade na concepção da prova. Em anos anteriores, além dos tradicionais lápis de cor, caneta, régua e lapiseira, os candidatos foram estimulados a criar a partir da leitura de um determinado texto, ou ainda, se utilizaram de objetos como tijolos, potes com anilina e até ovos cozidos durante a realização das provas. A lista de aprovados em primeira chamada será divulgada dia 5 de fevereiro. A matrícula dos convocados na primeira lista será no dia 10 de fevereiro.


Unicamp realiza nesta semana as provas de aptidão  (O Estado de S.Paulo – Educação – 20/01/09)

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) realiza nesta semana as provas de aptidão do vestibular 2009. Nesta terça-feira, 20, é a vez de 761 candidatos aos cursos de arquitetura e urbanismo, artes cênicas, artes visuais, dança e música. O período de testes de aptidão começou nesta segunda-feira, 19, e termina na quinta-feira, 22. Obrigatórias, as provas de aptidão têm horários, locais e datas diferentes que podem ser consultados no site da Comissão Permanente Para os Vesibulares (Comvest), em comvest.unicamp.br. Na página eletrônica o candidato encontra ainda orientações específicas para as provas do curso ao qual concorre. A Unicamp encerrou as provas da segunda fase do vestibular 2009 na última quarta-feira, 14, com índice de 7,32% de abstenção. Dos 16.885 candidatos que passaram para a segunda fase, 1.236 faltaram às provas e 15.649 estiveram presentes. O índice é menor (em porcentagem) do que a abstenção na segunda fase do vestibular 2008, quando 8,57% dos 14.428 candidatos aprovados deixaram de comparecer às provas desta etapa, ou seja, 1.237 ausentes. Os candidatos concorrem a 3.434 vagas em 66 cursos da universidade e dois cursos da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp). A lista de aprovados em primeira chamada será divulgada dia 5 de fevereiro, ao meio-dia, no site da Comvest e no saguão do Ciclo Básico II da Unicamp em Campinas. A matrícula dos convocados em primeira chamada está marcada para 10 de fevereiro.