×
21/02/2013 / Em: Clipping

 


Unicamp matricula convocados em 2ª chamada do vestibular nesta quinta   (Globo.com – G1 Vestibular – 21/02/13)

Os convocados na segunda chamada do Vestibular 2013 da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) devem fazer a matrícula presencial nesta quinta-feira (21), das 9h às 12h, na Faculdade de Odontologia (FOP), em Piracicaba, na Faculdade de Tecnologia, em Limeira, na Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA), em Limeira e os demais cursos, no campus do distrito de Barão Geraldo, em Campinas. A relação dos nomes foi divulgada na tarde de segunda-feira (18) pela Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest) da Unicamp (consulte aqui).

‘Queria mudar de vida’, diz estudante do Rio ao trocar UFRJ pela Unicamp   (Globo.Com – G1 Vestibular – 18/02/13)

“Não conheço ninguém aqui. Estou perdida. Vim com a cara e a coragem porque queria mudar de vida”, disse Larissa Castro, moradora de Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, que optou por fazer matemática na Universidade Estadual de Campinas (SP) (Unicamp), mesmo tendo passado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), muito mais perto de sua casa. A estudante, que fez matrícula nesta segunda-feira (18), afirmou que preferiu “desapegar” do conforto da família para viver uma nova vida em São Paulo. Larissa viajou 6h30 até São Paulo de ônibus e mais 1h30 até Campinas e foi direto se matricular no curso de matemática. Apesar do cansaço e das olheiras, ela disse que está disposta a conhecer a nova vida de universitária que a espera. “Estou morta, mas é tudo festa. Tudo vale a pena quando se passa na Unicamp”, “, contou a estudante, que veio para a cidade acompanhada da mãe. “Pra ser bem sincera, preferia ter vindo sozinha, vai ter integração com os estudantes, churrasco e eu não vou poder participar”, afirmou.

5% dos moradores das favelas têm ensino superior, diz estudo  (Globo.Com – G1 Vestibular – 20/02/13)

Um estudo elaborado pelo Data Popular sobre as favelas brasileiras e divulgado nesta quarta-feira (20) mostra que 5% dos moradores dessas comunidades têm diploma do ensino superior. Além disso, o número de moradores que concluíram o ensino médio quase triplicou. Em 2002, 13% da população que vivia em favelas havia terminado o ciclo básico de ensino, mas, atualmente, essa porcentagem subiu para 35%, segundo a pesquisa. Atualmente, de acordo com o estudo, 12 milhões de pessoas vivem em favelas. Os dados foram analisados usando informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).



Profis forma sua primeira turma   (O Estado de S.Paulo – Educação – 19/02/13)

“Dificuldades eu sempre tive, por causa do meu perfil: tenho um problema auditivo que me trouxe certas limitações. Mas o Programa de Formação Interdisciplinar Superior me deu a oportunidade de correr atrás das informações por conta própria, me influenciou a ser mais autodidata, criando meu próprio caminho para suprir a defasagem”, comemora Andrey Marcondes. Segundo colocado na classificação por coeficiente de rendimento, o aluno faz parte da primeira turma de formandos do Profis, uma iniciativa pioneira da Unicamp. A sessão solene de formatura será presidida pelo reitor Fernando Costa na sexta-feira, 22, a partir das 19h, no Centro de Convenções da universidade.  O Profis é voltado a estudantes de escolas públicas e consiste em dois anos de formação geral, dando ao concluinte o direito de ingressar, sem vestibular, em um curso de graduação da Unicamp. Devido ao seu desempenho, Andrey tem a preferência na escolha de qualquer curso, mas ainda reflete sobre aqueles que envolvam sustentabilidade ou saúde, ou ambos. “Meio ambiente é uma paixão minha e já tenho projetos que permitem captar a harmonia entre pessoas e natureza para se viver melhor, como, por exemplo, o uso da bicicleta.” Na opinião do estudante, o Profis foi uma ótima oportunidade de crescimento pessoal.



Aprovados na 2ª chamada na Unicamp devem fazer matrícula hoje   (Folha Online – Educação – 21/02/13)

Os aprovados na segunda chamada do vestibular 2013 da Unicamp devem fazer a matrícula nesta quinta-feira, entre as 9h e as 12h, nos respectivos campi do curso escolhido. Os candidatos que não foram convocados devem ficar atentos à divulgação das próximas chamadas. Estão previstas onze no total. A terceira será divulgada ainda hoje. Em 25 de fevereiro, todos os candidatos matriculados nas primeira e segunda chamadas, inclusive aqueles que aguardam remanejamento, deverão confirmar matrícula, das 9h às 16h, nos respectivos campi.



Unicamp 2013: matrícula da 2ª chamada acontece hoje; 3ª lista sai até o fim   (UOL – Vestibular – 21/02/13)

Os candidatos convocados na segunda chamada da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) devem efetuarnesta quinta-feira (21), das 9h às 21h, a matrícula presencial no prédio do curso para o qual se classificaram. Os locais podem ser consultados no
manual do candidato.  O vestibular da Unicamp também seleciona alunos para a Famerp (Faculdade pública de Medicina de São José do Rio Preto).