×
21/05/2010 / Em: Clipping

 


Estudante reprovado em vestibular no RS recorre ao STF contra sistema de cotas (UOL – Vestibular – 20/05/10)

Um candidato reprovado no vestibular da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) entrou com pedido de antecipação de tutela no STF (Supremo Tribunal Federal), para conseguir uma vaga na instituição. Ele se diz prejudicado pelo programa de reserva de vagas para estudantes egressos de escola pública. O ministro Ricardo Lewandowski não concedeu a antecipação. Segundo recurso do estudante Giovane Pasqualito Fialho, ele teria passado no curso de administração não fosse a reserva de cotas. Ele informou que das 160 vagas, 30% foram reservadas a candidatos privilegiados em razão de sua etnia e condição social e 10 vagas a candidatos indígenas. A defesa de Fialho chama o sistema de cotas de “pacto da mediocridade” e declara que a distinção no tratamento dos candidatos com base em critério étnico é crime de racismo.Na análise do ministro Lewandowski, a tutela não pode ser antecipada para permitir a matrícula de Fialho até que a questão seja resolvida na Justiça.



Participantes consideram que simulado da Unicamp teve nível moderado  (EPTV – Virando Bixo – 20/05/10)

O simulado da primeira fase do novo vestibular da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), aplicado no domingo (16), teve dificuldade moderada na opinião da maioria dos participantes. Dos 1.128 estudantes que fizeram a prova, 1.049 responderam a um questionário de avaliação do simulado. O simulado foi composto de duas partes: Conhecimentos Gerais e Redação. Para 49% dos participantes, a parte de Redação teve dificuldade moderada. A parte de Conhecimentos Gerais foi avaliada como de dificuldade moderada por 60% dos participantes. Para a grande maioria dos participantes que responderam ao questionário (74%), o simulado atingiu seu objetivo de avaliar a capacidade de interpretação, análise e aplicação dos conhecimentos desenvolvidos na educação básica.  



Participantes aprovam simulado do novo vestibular 2011 Unicamp e avaliam a prova como dificuldade moderada  (Globo On Line – Vestibular – 20/05/10)

O simulado da primeira fase do novo Vestibular 2011 Nacional Unicamp, aplicado no último domingo (16), teve dificuldade moderada na opinião da maioria dos participantes. Dos 1.128 que fizeram a prova, 1.049 responderam a um questionário de avaliação do simulado, o que demonstra o interesse dos participantes no vestibular. Para 49% dos participantes, a redação teve dificuldade moderada, sendo que a parte de conhecimentos gerais foi avaliada como de dificuldade moderada por 60% dos participantes. Para a grande maioria dos participantes que responderam ao questionário (74%), o simulado atingiu seu objetivo de avaliar a capacidade de interpretação, análise e aplicação dos conhecimentos desenvolvidos na educação básica.