23/01/2019 / Em: Clipping

Unicamp avalia reduzir nº de dias e dividir conteúdos da 2ª fase por áreas de ensino no vestibular 2020 (G1 – Campinas e Região – 23/01/2019)

Coordenador executivo da Comvest, José Alves Freitas Neto, diz que proposta busca seleção mais qualificada e moderna pela universidade. Votação está prevista para março; veja o que muda.

A Unicamp estuda mudanças no formato da segunda fase do vestibular, a partir da edição 2020, incluindo a redução do número de dias e a divisão de conteúdos conforme a carreira escolhida pelo candidato. De acordo com o coordenador executivo da comissão organizadora do exame (Comvest), José Alves Freitas Neto, o objetivo é alcançar uma seleção mais qualificada e moderna. O processo até a edição deste ano foi dividido em três dias e todos os estudantes classificados para esta etapa, independente do curso de graduação pretendido, respondem às mesmas questões. A proposta a ser votada pela Câmara Deliberativa do Vestibular sugere diminuição para dois dias, divididos da seguinte maneira: um para questões interdisciplinares e o outro “específico”, direcionado de acordo com a área escolhida pelo candidato: exatas, biológicas/saúde ou humanas. “Permitirá uma disputa que valorize os conhecimentos dos estudantes em suas áreas de atuação e, dessa forma, esperando melhor dispersão de notas. A prova poderá tornar-se mais exigente por ser direcionada a públicos específicos”, explica Freitas Neto ao mencionar que a Unicamp é o único vestibular que cobrou, até 2019, o mesmo conteúdo de todos os estudantes classificados. De acordo com ele, a proposta em discussão prevê continuidade da redação na segunda fase e cada prova passaria a ter duração máxima de cinco horas. Além disso, o professor do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) salienta que a primeira etapa será mantida no formato atual, com exigência de conhecimentos gerais em todas as disciplinas ministradas no ensino médio. “Proposta de aproximar o vestibular da Unicamp à realidade escolar dos alunos. Visão geral das questões sociais, culturais, artísticas e científicas, e desempenho mais preciso nas grandes áreas de conhecimento”, diz o coordenador. Leia mais.

Unicamp 2019: termina hoje prazo para matrícula online nas Vagas Olímpicas (Educa Mais Brasil – 23/01/2019)

Lista de aprovados tem 76 convocados

Termina hoje (23), às 18h, o prazo para a matrícula online dos 76 aprovados nas Vagas Olímpicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest Unicamp 2019) da instituição de ensino divulgou a relação dos convocados na última sexta-feira (18). A segunda chamada está prevista para o dia 29 de janeiro. Entre os aprovados Unicamp 2019 estão 50 estudantes oriundos de escolas públicas e 26 de escolas privadas. Uma das novidades do processo seletivo de 2019, a modalidade Vagas Olímpicas é específica para estudantes medalhistas em competições de conhecimento do Ensino Médio, a exemplo das olimpíadas de Física, Matemática, Química e Robótica. Estudantes com bom rendimento nos torneios também puderam se inscrever. Foram ofertadas 90 vagas na modalidade e 285 estudantes foram inscritos segundo a Comvest 2019. Foram permitidas a escolha de até três opções de curso de graduação. Entre os aprovados na primeira opção, o ranking de medalhas olímpicas tem 30 de ouro, 23 de prata e seis de bronze – sendo treze conquistadas em competições internacionais.