×
23/07/2010 / Em: Clipping

 


Inscrição para vagas remanescentes da Unicamp começa no dia 12 de agosto
(Folha Dirigida – Vestibular – 22/07/10)

As inscrições para o processo seletivo para o preenchimento das vagas remanescentes 2011 da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) serão recebidas a partir do próximo dia 12 de agosto. Os interessados poderão se cadastrar somente pela internet, através da página eletrônica da Comvest, organizadora da seleção. O prazo se encerra no dia 23 de agosto. O número de vagas a serem oferecidas será divulgado no início das inscrições. Poderão concorrer alunos matriculados em cursos de graduação da Unicamp e de outras instituições de ensino superior, além de portadores de diploma reconhecido de curso superior diferente do curso pretendido. A seleção dos candidatos é composta de três etapas: Exame de Conhecimento Gerais (ECG), Análise de Compatibilidade de Currículo e Prova Específica de Conhecimentos. Além disso, serão realizadas provas de habilidades específicas para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais, Dança e Música. O Exame de Conhecimentos Gerais, obrigatório a todos os candidatos, será realizado no dia 12 de setembro. Esta prova é composta por 40 testes sobre as disciplinas de Língua Portuguesa, Inglês, Matemática, Física, Química, Ciências Biológicas, Geografia e História. Os candidatos serão classificados em ordem decrescente a partir das notas obtidas no ECG. Para a Análise de Compatibilidade de Currículo será convocado um número de candidatos que equivale ao máximo de três vezes o número de vagas existentes no curso. Os selecionados precisam entregar a documentação exigida entre os dias 4 e 8 de outubro na Diretoria Acadêmica da instituição, em Campinas.
Para as Provas Específicas de Conhecimento, que serão realizadas de 13 a 18 de dezembro de 2010, serão selecionados os candidatos que tiverem seus currículos julgados compatíveis com o semestre escolhido pelos coordenadores de graduação dos cursos. As provas podem consistir de entrevista, análise de currículo, parte escrita e outras formas de avaliação. A lista de convocados para a matrícula (cursos sem prova de habilidades específicas) será divulgada no dia 17 de janeiro de 2011. Já para os candidatos a vagas em cursos que exigem também as provas de habilidades específicas, a divulgação acontecerá no dia 4 de fevereiro de 2011.

Unicamp 2011: Lista com isentos será divulgada em agosto (Folha Dirigida – Vestibular – 22/07/10)

A lista com os nomes dos candidatos contemplados com a isenção da taxa de inscrição do vestibular 2011 da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) será divulgada no dia 18 de agosto. A relação poderá ser conferida na página eletrônica da Comvest. São três os tipos de isenções possíveis: para candidatos de família com renda líquida de até R$550 por morador do domicílio (6.640 isenções); para funcionários da Unicamp e da Funcamp (100); e para aqueles que se candidatarem aos cursos de Licenciatura em período noturno.  É importante lembrar que os beneficiados não estão automaticamente inscritos no vestibular, sendo necessário realizar a inscrição específica, utilizando para isto o código de isento fornecido pela Comvest, organizadora do processo. No vestibular do ano passado foram recebidos 6.321 pedidos. Destes, 5.372 foram atendidos.

Vestibular

As inscrições para a seleção serão recebidas de 23 de agosto, data em que o edital também será divulgado, até 8 de outubro. O cadastramento deverá ser feito no site da Comvest, pagando a taxa de inscrição por meio de boleto, em qualquer agência bancária. O valor da taxa será definido em breve pela organizadora. O número de vagas também será definido até a abertura do período de inscrições. A prova da primeira fase será realizada no dia 21 de novembro e a segunda fase nos dias 16 e 18 de janeiro. Em comunicado oficial, a Comvest informou que não irá utilizar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para compor a nota do vestibular, devido a incompatibilidade de datas. A justificativa para esta decisão, conforme a nota é: “como os resultados da primeira fase do vestibular serão divulgados no dia 20 de dezembro, a utilização das notas do Enem se torna inviável, uma vez que o Inep informou que divulgará os resultados em janeiro de 2011”.