24/05/2018 / Em: Clipping

 

Ao lado de Camões, disco do Racionais entra na lista do vestibular da Unicamp (Diário de Pernambuco – Música – 24/05/2018)

Relação de textos inclui faixas o álbum Sobrevivendo no Inferno, sonetos do autor de Os Lusíadas e A Teus Pés, da poeta Ana Cristina César

 

Letras das faixas do disco Sobrevivendo no inferno (1997), clássico do rap nacional assinado pelo grupo Racionais, entraram na lista de textos que devem ser lidos por vestibulandos da Universidade Estadual de Campinas Unicamp , divulgada nesta quarta-feira (23). A obra de Mano Brown, Edi Rock, KL Jay e Ice Blue figura na categoria poesia ao lado de sonetos de Camões e do livro A teus pés, de Ana Cristina César. “Sobrevivendo no inferno é um ótimo livro de história”, comentou KL Jay. Para Mano Brown, entrar na lista da Unicamp “é como se fosse um troféu depois de vencer várias lutas”. Mulher de Brown e produtora do Racionais, a advogada Eliane Dias diz que “a periferia está invadindo a academia”. Entre as faixas de Sobrevivendo estão Diário de um detento, sobre o massacre de presos no Carandiru; Tô ouvindo alguém me chamar, sobre um rapaz da favela no mundo do crime; e Capítulo 4, versículo 3, cuja letra compara o rap a rajadas de metralhadora. “Eu tenho uma missão e não vou parar/Meu estilo é pesado e faz tremer o chão/ Minha palavra vale um tiro e eu tenho muita munição/ Na queda ou na ascensão/ minha atitude vai além/ E tenho disposição pro mal e pro bem”, diz o verso de Brown. A introdução desta faixa denunciava, há 21 anos, o genocídio de jovens negros e pobres brasileiros. Pouco mudou nessas estatísticas. Quarto álbum de estúdio do Racionais, Sobrevivendo… denuncia o racismo, a desigualdade social e a violência com que a polícia trata moradores de favelas e da periferia. Outro clássico do álbum é Fórmula mágica da paz, em que um jovem descreve sua luta para não se entregar ao crime, à desesperança e à depressão. Em férias coletivas desde o início do ano, o Racionais “deu um tempo” para que seus integrantes desenvolvam carreiras solo. Mano Brown cantou com Criolo, no início do ano, no Festival Planeta Brasil, no Mineirão, onde o projeto da dupla estreou. Em 25 e 26 de agosto, ele volta à capital mineira como convidado do Breve Festival, no Mirante Beagá. Brown promete trazer finalmente à cidade o show solo Boogie naipe, com o qual percorre o país desde maio de 2017. Diferentemente do Racionais, esse projeto aposta no clima baile black, com soul, r&b e letras românticas. Ingressos para o Breve começam a ser vendidos em 31 de maio, no site Sympla.

 

 

 


Unicamp incluí Racionais MC’s na relação de leitura obrigatória para o vestibular 2020 (CBN Campinas – Notícias – 24/05/2018)

 

A lista de obras de leitura obrigatória para o vestibular 2020 da Unicamp foi divulgada no início da tarde desta quarta-feira, 23, e um título em especial chamou a atenção: o disco “Sobrevivendo no Inferno”, do grupo paulistano de rap Racionais MCs. A obra foi incluída na categoria poesia, ao lado de “A teus pés”, da escritora Ana Cristina Cesar, e de sonetos de Luís de Camões. Os integrantes do grupo informaram, via assessoria, que gostaram muito da notícia. A lista mantém o mesmo número de 12 obras da anterior. A cada ano, a Unicamp renova parcialmente as obras que compõem a lista, segundo a Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) “para permitir o planejamento do professor e, ao mesmo tempo, acompanhar a dinâmica própria do sistema de ensino, cujo público se renova todos os anos”. Dessas 12 obras, três são novas em relação à anterior. Além do citado álbum dos racionais, “A falência”, de Júlia Lopes de Almeida, e “A cabra vadia”, de Nelson Rodrigues. Leia mais

 

 

 


Racionais MC’s vira leitura obrigatória para vestibular da Unicamp (Diário Regional – Últimas Notícias – 24/05/2018)

 

A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) incluiu entre as obras de leitura obrigatória para o vestibular 2020 o álbum “Sobrevivendo no Inferno”, clássico dos Racionais MC’s. É a primeira vez que um disco de música é recomendado para a prova. O grupo de rap está na categoria poesia ao lado de sonetos do português Luís de Camões e de “A Teus Pés”, primeiro e único livro lançado em vida pela poetisa carioca Ana Cristina Cesar, que já compunham o programa de 2019. Entre as novidades do quadro de leitura também estão Júlia Lopes de Almeida (“A Falência”, na categoria romance) e Nelson Rodrigues (“A Cabra Vadia”, crônica). Ao todo 12 obras devem ser lidas para a prova. Segundo a universidade estadual paulista, elas expressam “diferentes gêneros e extensões, de autores das literaturas brasileira e portuguesa” e “possuem relevância estética, cultural e pedagógica para a formação dos estudantes do ensino médio”.

 

 

 


Unicamp coloca álbum dos Racionais na lista de obras obrigatórias (Jornal do Brasil – País – 23/05/2018)

 

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) divulgou nesta quarta-feira, 23, a lista de obras obrigatórias para o vestibular 2020 da instituição. Entre as novidades está a inclusão do álbum Sobrevivendo no inferno, do grupo de rap Racionais Mc’s. Lançado em 1997, Sobrevivendo do Inferno foi o segundo álbum da banda formada por Mano Brown, Edi Rock, Ice Blue e DJ KL Jay, e contém clássicos dos Racionais, como Capítulo 4, versículo 3 e Diário de um detento. No vestibular, a obra fará parte do gênero poesia. Os candidatos terão que ler na íntegra as letras das 12 músicas que compõem o álbum. Além de Sobrevivendo no inferno, há duas novas obras em relação ao vestibular 2019: o romance A falência, de Júlia Lopes de Almeida; e a coletânea de crônicas A cabra vadia, de Nelson Rodrigues. A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) informou, em nota, que “a cada ano, a Unicamp renova parcialmente as obras que compõem a lista, para permitir o planejamento do professor e, ao mesmo tempo, acompanhar a dinâmica própria do sistema de ensino, cujo público se renova todos os anos”. “A nova lista de obras inclui romance, poesia, peça teatral, conto, diário, e letras de música, entre outros gêneros, a fim de levar o vestibulando a ampliar o seu campo de estudos, sem sobrecarregá-lo no volume de leituras”, declarou a Comvest. Leia mais

 

 

 


Álbum de Racionais MCs entra nas leituras obrigatórias da Unicamp (R7 – Notícias /São Paulo 23/05/2018)

‘Sobrevivendo no Inferno’, lançado em 1997, é uma das três novidades para o vestibular de 2020 da Universidade Estadual de Campinas

 

O disco ‘Sobrevivendo no Inferno’, dos Racionais MCs, entrou na lista de leituras obrigatórias do vestibular da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) de 2020. As letras das músicas dos rappers das periferias de São Paulo são uma das três novidades para os estudantes que vão fazer a prova do ano que vem. De acordo com o comunicado da Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp), “a cada ano, a Unicamp renova parcialmente as obras que compõem a lista, para permitir o planejamento do professor e, ao mesmo tempo, acompanhar a dinâmica própria do sistema de ensino, cujo público se renova todos os anos”. A obra dos Racionais MCs, lançada no fim de 1997, é uma das novidades de poesia. O gênero ainda conta com obras do português Luís de Camões e ‘A teus pés’, da poeta brasileira Ana Cristina Cesar. O álbum aparece como novidade entre as 12 obras que devem ser estudadas, juntamente com a crônica ‘A cabra vadia’, do jornalista Nelson Rodrigues, e o romance ‘A falência’, da escritora Júlia Lopes de Almeida. “Sobrevivendo no Inferno” é o álbum que colocou o rap no cenário musical do país, indo além dos seguidores do hip hop. Com músicas contando histórias de pessoas comuns das periferias, a obra do quarteto composto por Mano Brown, Edi Rock, KL Jay e Ice Blue tem 12 faixas. Entre as músicas, algumas se tornaram as mais conhecidas do principal grupo de rap do Brasil, como “Diário de um Detento” — que canta uma carta escrita por um preso do Carandiru — e “Fórmula Mágica da Paz” — um relato sobre a vida de um morador da periferia paulistana. Além dessas, os estudantes que quiserem ingressar na Unicamp precisam conhecer “Mágico de Oz”, “Qual Mentira vou Acreditar”, “Jorge da Capadócia” e “Capítulo 4, Versículo 3”, por exemplo. A Comvest destaca que a lista com a obra dos Racionais MCs não é a mesma para o Vestibular da universidade de 2019, que ocorre ainda este ano, e as obras já haviam sido divulgadas.

 

 

 


Unicamp inclui Racionais MC´s na lista de obras obrigatórias para o vestibular (Fórum – Cultura – 23/05/2018)

O disco escolhido foi “Sobrevivendo no Inferno”, de 1997, uma das produções mais importantes do rap nacional

 

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), uma das instituições de ensino mais tradicionais do Brasil, decidiu incluir o álbum “Sobrevivendo no Inferno”, considerado um clássico dos Racionais MC´s, na lista de obras de leitura obrigatória para o vestibular 2020. De acordo com o UOL, o grupo de rap do líder Mano Brown está na categoria “Poesia”, ao lado de sonetos do português Luís de Camões e de “A Teus Pés”, primeiro e único livro lançado em vida pela poetisa carioca Ana Cristina Cesar. De acordo com a Unicamp, elas expressam “diferentes gêneros e extensões, de autores das literaturas brasileira e portuguesa” e “possuem relevância estética, cultural e pedagógica para a formação dos estudantes do ensino médio”. “Sobrevivendo no Inferno”, de 1997, é um dos discos mais importantes do rap nacional. As letras, compostas por Mano Brown, Edi Rock e Ice Blue, mostram as vivências e desejos do jovem da periferia, passando por temas como a desigualdade social, a miséria e o racismo. “Diário de um Detento” é o principal sucesso e o disco foi o mais vendido da carreira do grupo, com 1,5 milhão de cópias.

 

 

 


Unicamp surpreende ao incluir álbum dos Racionais na lista do seu vestibular (Último Segundo – Educação – 23/05/2018)

Relação completa possui 12 obras que serão de leitura obrigatória para os candidatos; obra dos rappers está junto aos ‘Sonetos’ de Luís de Camões

 

A Universidade de Campinas (Unicamp) divulgou, nesta quarta-feira (23), a sua lista oficial de livros obrigatórios para o vestibular 2020. Entre as obras selecionadas para serem consumidas pelos candidatos a uma vaga na universidade, está um álbum completo dos Racionais Mc’s. Segundo a comissão responsável pela organização do exame (Comvest), a lista completa de obras obrigatórias contém 12 obras de autores das literaturas brasileira e portuguesa. Nas novidades, estão  Sobrevivendo no inferno ( Racionais Mc’s); A falência (Júlia Lopes de Almeida) e A cabra vadia (Nelson Rodrigues). Segundo a nota da Comvest, “a cada ano, a Unicamp renova parcialmente as obras que compõem a lista”. A intenção da universidade é “permitir o planejamento do professor e, ao mesmo tempo, acompanhar a dinâmica própria do sistema de ensino, cujo público se renova todos os anos”. Leia mais

 

 

 


Racionais e Nelson Rodrigues entram nos obrigatórios da Unicamp (Catraca Livre – Educação – 23/05/2018)

A lista de livros obrigatórios traz 12 obras e foi divulgada nesta quarta-feira

 

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) divulgou nesta quarta-feira (23) a relação dos livros obrigatórios para o processo seletivo de 2020. Foram incluídos três novos títulos: “Sobrevivendo no Inferno” (Racionais MC’s), “A Falência” (Júlia Lopes de Almeida) e “A Cabra Vadia” (Nelson Rodrigues).

Veja a lista completa de livros para o vestibular da Unicamp 2020:

  1. Luís de Camões – Sonetos selecionados pela Comvest
  2. Racionais MC’s – “Sobrevivendo no Inferno”
  3. Ana Cristina Cesar – “A Teus Pés”
  4. Guimarães Rosa – Sagarana
  5. Machado de Assis  – “O Espelho”
  6. Dias Gomes – “O Bem Amado”
  7. Júlia Lopes de Almeida – “A Falência”
  8. Érico Veríssimo –“Caminhos Cruzados”
  9. José Saramago – “História do Cerco de Lisboa”
  10. Carolina Maria de Jesus – “Quarto de Despejo”
  11. Nelson Rodrigues – “A Cabra Vadia”
  12. Antonio Vieira – Sermão selecionados pela Comvest

Vale lembrar que essa não é a mesma lista de obras para o vestibular deste ano. As listas podem ser consultadas no site www.comvest.unicamp.br