24/05/2019 / Em: Notícias

Unicamp Portas Abertas apresenta campus a alunos do ensino médio em Campinas; veja como participar (G1 – Campinas e Região – 24/05/2019)

Projeto acontece das 9h às 17h deste sábado (25). Evento, que acontece anualmente, recebe estudantes e interessados em estudar na universidade para conhecer o campus. Universidade espera cerca de 45 mil visitantes.

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) realiza das 9h às 17h neste sábado (25) o projeto “Unicamp de Portas Abertas (UPA)”. O evento, que acontece anualmente, recebe estudantes do ensino médio e pré-vestibulandos para conhecer sobre os cursos de graduação oferecidos na instituição em Campinas (SP). A UPA conta com palestras e atividades de todos os institutos da Unicamp, e espera cerca de 45 mil visitantes. Mais de 720 escolas de todo o país estão cadastradas para participar do evento. Famílias e alunos não inscritos pelo colégio e que tiverem interesse poderão visitar a UPA sem a necessidade de inscrição. Confira a programação completa. De acordo com a organização, além das apresentações de cursos, orientações sobre currículos e possibilidades de inserção no mercado de trabalho, as atividades oferecidas este ano estarão, de alguma maneira, relacionadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Assim como a Calourada, o evento será um espaço para divulgação dos debates e ações realizados na universidade em torno do assunto. Segundo a universidade, três praças de alimentação com diversidade de alimentos e preços acessíveis estarão funcionando na UPA. Duas delas estarão localizadas nas imediações do Ginásio Multidisciplinar – na Praça do Ciclo Básico e Bolsão de Estacionamento, atrás da Biblioteca Central César Lattes (BCCL). A outra estará instalada na Faculdade de Ciências Médicas (FCM). O desembarque dos veículos cadastrados deve ser realizado no bolsão da Biblioteca Central César Lattes (BCCL), na avenida Érico Veríssimo, em frente à Faculdade de Educação Física (FEF). A Unicamp reforça que, é obrigatório o preenchimento do formulário com nome e telefone de contato do professor responsável e também do motorista do veículo. Para os carros de passeio, todas as ruas que dão acesso à Praça do Ciclo Básico estarão interditadas no dia do evento. O espaço será exclusivo para circulação dos visitantes. A orientação é que, quem precisar estacionar o veículo, utilize as vagas nas vias e nos bolsões existentes na Avenida Bertrand Russel.

Unicamp de Portas Abertas ocorre neste sábado (Acidade ON – Cotidiano – 24/05/2019)

A expectativa é receber perto de 45 mil visitantes entre das 720 escolas inscritas para o evento

UPA (Unicamp de Portas Abertas) vai ocorrer neste sábado (25) das 9h às 17h. A expectativa é receber perto de 45 mil visitantes entre das 720 escolas inscritas para a visita. Este ano, em especial, as atividades estarão, de alguma maneira, relacionadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, assim como ocorreu na recepção aos calouros no início do ano. Famílias e alunos não inscritos pela escola e que tiverem interesse poderão visitar a UPA sem a necessidade de inscrição. Nesse caso basta estar na Unicamp no dia do evento. Haverá três praças de alimentação com diversidade de ofertas e preços acessíveis para atender aos visitantes. Duas delas estarão localizadas nas imediações do Ginásio Multidisciplinar – na Praça do Ciclo Básico e Bolsão de Estacionamento, atrás da Biblioteca Central César Lattes. A outra praça de alimentação estará instalada na Faculdade de Ciências Médicas. Para a coordenadora Teresa Atvars, o evento permite que os jovens possam conhecer a Universidade e receber informações importantes sobre os diversos cursos oferecidos. “Todas as faculdades da Unicamp se preparam para mostrar seus cursos com palestras e recursos audiovisuais. A ideia é que o aluno possa entender melhor a profissão e fazer a escolha de sua carreira que é a sua escolha da vida”, ressaltou.

Unicamp divulga lista de obras para o vestibular (Correio Popular – Educação – 24/05/2019)

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) está divulgando a lista de obras em língua portuguesa, cuja leitura é obrigatória para candidatos ao Vestibular Unicamp 2021. A lista mantém o mesmo número de 12 obras da anterior. A cada ano, a Unicamp renova parcialmente as obras que compõem a lista, para permitir o planejamento do professor e, ao mesmo tempo, acompanhar a dinâmica própria do sistema de ensino, cujo público se renova todos os anos. A lista para o Vestibular 2021 apresenta três obras novas em relação à anterior. Os critérios utilizados para a substituição das obras foram a representatividade dessas manifestações literárias nas tradições culturais de língua portuguesa, o padrão de elaboração estética e a presença de núcleos temáticos adequados à formação pedagógica do aluno no ensino médio. As obras que compõem a lista de leituras exigidas são de diferentes gêneros e extensões, de autores das literaturas brasileira e portuguesa. É importante destacar que essa lista não é a mesma para o Vestibular Unicamp 2020, que ocorre ainda este ano, e cujas obras já foram divulgadas anteriormente. Ambas as listas podem ser consultadas em www.comvest.unicamp.br. A lista inclui romance, poesia, peça teatral, conto, diário, e letras de música, entre outros gêneros, a fim de levar o vestibulando a ampliar o seu campo de estudos, sem sobrecarregá-lo no volume de leituras. Abaixo está o programa para o Vestibular Unicamp 2021. As obras marcadas em negrito são as que foram inseridas na lista atual. As demais já constavam da lista anterior.