×
24/01/2017 / Em: Clipping

 

UNICAMP inicia provas de Habilidades Específicas do Vestibular 2017 (Secretaria da Educação SP – Notícias 23/01/2017)

Etapa será para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança

Nesta segunda-feira (23), a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) inicia as Provas de Habilidades Específicas do Vestibular 2017. A etapa é obrigatória para alguns cursos, e se encerra em 26 deste mês. Esta fase será aplicada aos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança. Em outubro de 2016 foi a vez da graduação de Música passar pelas provas específicas. As orientações para os cursos, o material necessário e mais informações podem ser encontradas no Manual do Candidato e no site da Comvest.

Os candidatos de Arquitetura e Urbanismo farão a prova em 25 de janeiro, na Faculdade de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo, localizada no campus universitário Zeferino Vaz, em Campinas. Na parte da manhã será a prova de Domínio Espacial e Abstrato. A análise de Observação de Paisagem e elementos da Paisagem será no período da tarde, além de Linguagem Não verbal: Desenho e expressão gráfica.



Uma experiência que deu certo (O Globo – Opinião – 24/01/2017)

O Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM, foi implantado em 1998, na gestão do Ministro Paulo Renato Souza, com o objetivo de possibilitar a avaliação do nível de aprendizagem dos concluintes do ensino médio de todo o país, além de servir como base das reformas curriculares, permitindo a introdução de novas disciplinas naquele nível de ensino, e a execução de políticas voltadas para a melhoria do ensino na educação básica de uma forma geral.

O ENEM vem sinalizando para as deficiências dos egressos do ensino fundamental, fator determinante para os elevados índices de evasão dos estudantes.

O primeiro exame desta natureza surgiu na França, em 1808, por decreto de Napoleão, e foi denominado Baccalauréat.