×
24/03/2017 / Em: Clipping

 


Como se preparar para o vestibular desde o início do ensino médio (Guia do Estudante – Vestibular – 23/03/2017)

Veja como se organizar e planejar os estudos do ensino médio pensando no Enem

Um pensamento recorrente de um estudante quando o Enem se aproxima é: “queria ter tido mais tempo para estudar”. Caso você, que está lendo esse texto, tenha esse tempo e esteja, por exemplo, ainda no primeiro ano ou mesmo começando o segundo ano do ensino médio: como você poderia se preparar para que, dias antes do exame, não tenha esse mesmo pensamento? A resposta para essa pergunta está ligada a dois conceitos importantes: organização e planejamento.

Não estamos falando que você precisa, desde cedo, estudar de tudo para o Enem. “Os alunos do primeiro ano muitas vezes não têm a base necessária ainda para transitar por assuntos que só vão aparecer no final do ensino médio”, explica o professor Adilson Garcia, diretor de ensino médio do Colégio Vértice. Para ele, preocupar-se em excesso com o exame gerará ansiedade, principalmente quando o aluno perceber que ainda não sabe todo o conteúdo da prova.

A melhor saída, quando é possível se planejar com antecedência para o Enem, é fazer um bom ensino médio para consequentemente fazer um bom exame. Essa é a opinião do psicólogo especialista em provas e concursos Fernando Elias José. “Não recomendo essa preocupação [com o Enem] como um fato isolado, mas sim como uma construção do estudo para prestar boas provas quando chegar a hora”, acredita.