25/05/2019 / Em: Clipping

Unicamp atrai cerca de 45 mil visitantes (Correio Popular – Portas Abertas – 25/05/2019)

Cerca de 45 mil estudantes do ensino Médio de ao menos 10 Estados do País lotaram a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) neste sábado para a 16ª edição do evento Unicamp de Portas Abertas (UPA). Foram 720 escolas inscritas para a visita. Os participantes foram orientados por professores e monitores, que apresentaram as dinâmicas dos cursos, as pesquisas e os trabalhos desenvolvidos nas faculdades, institutos, laboratórios, museus e bibliotecas da universidade. Além disso, houve palestras informativas sobre as formas de ingresso do vestibular da Unicamp. Neste ano, as atividades estiveram relacionadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, assim como ocorreu na recepção aos calouros no início do ano. Segundo a coordenadora Teresa Atvars, o evento permite que os jovens possam conhecer a Universidade e receber informações importantes sobre os diversos cursos oferecidos e se preparar mais para a escolha do curso. “A UPA é um evento tradicional da Unicamp e um evento muito informativo para os estudantes do Ensino Médio entenderem melhor a profissão que vão escolher no vestibular e tomarem a decisão de sua carreira mais informada. O evento é muito alegre, emocionante e os estudantes vêm muito interessados para conhecer os cursos, as instalações da Universidade e dialogar com os professores. Além disso, eles tem contato com outros estudantes que já fazem os cursos” , disse Teresa. Segundo a coordenadora, a Faculdade de Ciências Médicas (FCM) ainda é mais procurada pelos estudantes. “A medicina tradicionalmente é a mais concorrida, mas existe muito interesse também pelos cursos de arquitetura, odontologia, biologia, engenharia mecatrônica e enfermagem” , comentou Teresa. Os visitantes contaram também com três praças de alimentação com diversidade de ofertas e preços acessíveis. Duas delas estavam localizadas nas imediações do Ginásio Multidisciplinar – na Praça do Ciclo Básico e Bolsão de Estacionamento, atrás da Biblioteca Central César Lattes (BCCL). A outra praça de alimentação estava instalada na Faculdade de Ciências Médicas (FCM).

Unicamp Portas Abertas apresenta cursos e estrutura para pré-vestibulandos em Campinas (EPTV – 1ª Edição – 25/05/2019)

Expectativa é receber mais de 45 mil alunos durante o evento que ocorre até às 17h deste sábado (25).

Assista ao vídeo.

Unicamp de Portas Abertas recebe multidão de alunos (Acidade ON – Cotidiano – 25/05/2019)

O reitor da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) Marcelo Knobel e a vice-reitora Teresa Atvars abriram neste sábado (25), por volta das 09 horas, a UPA (Unicamp de Portas Abertas) 2019. Cerca de 45 mil estudantes do ensino médio, representando 720 escolas de vários estados, circularão pelo campus para conhecer os cursos oferecidos pela Universidade. Aproximadamente três mil colaboradores, entre professores, estudantes e funcionários, todos voluntários, atuam no evento. Este ano, em especial, as atividades estão, de alguma maneira, relacionadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, assim como ocorreu na recepção aos calouros no início do ano. Há três praças de alimentação com diversidade de ofertas e preços acessíveis para atender aos visitantes. Duas delas estão localizadas nas imediações do Ginásio Multidisciplinar – na Praça do Ciclo Básico e Bolsão de Estacionamento, atrás da Biblioteca Central César Lattes. A outra praça de alimentação está instalada na Faculdade de Ciências Médicas.