26/11/2018 / Em: Clipping

 

‘Aldeia à Prova’: EPTV e G1 iniciam série sobre 1º vestibular indígena da Unicamp (EPTV – 1ª edição – 26/11/2018) 

Prova tem número de questões menor e disciplinas como literatura, inglês e espanhol não entram na avaliação. Confira os critérios da preparação.

Assista ao vídeo.

 

 

Indígena narra apuros na vida universitária e vira referência na inclusão: ‘Me achavam esquisito’ (G1 – Campinas e Região – 26/11/2018)

Eri Manchini está prestes a se formar em Ciências Sociais pela Ufscar. Nesta semana, EPTV e G1 exibem série de reportagens sobre primeiro vestibular indígena da história da Unicamp.

 

A primeira vez que Eri Manchini, indígena da Aldeia Manchineri, no Acre, pisou no campus da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) foi em 2008. Na ocasião, ele iniciava o sonho de ter um diploma universitário. Dez anos depois, o jovem está a um semestre de se formar cientista social e relembra as dificuldades de adaptação que enfrentou no início da faculdade. “Me achavam esquisito”, diz. O relato dele virou referência para Unicamp no debate sobre políticas de acolhimento de indígenas na academia. Nesta semana, a Unicamp viaja a São Gabriel da Cachoeira (AM), município com o maior percentual de população indígena do país para realizar o primeiro vestibular indígena da universidade, que acontece no próximo domingo (2), e terá prova em outras quatro cidades pelo Brasil. O G1 e a EPTV embarcam junto nesta viagem e iniciam, a partir desta segunda-feira (26), uma série de reportagens sobre o assunto. Leia mais

 

 

Prova mais curta, fase única, questões temáticas: entenda 1º vestibular indígena da Unicamp (G1 – Campinas e Região – 26/11/2018)

Universidade realiza no próximo domingo (2) processo seletivo inédito específico para indígenas. G1 listou semelhanças e particularidades deste vestibular em relação ao tradicional.

 

Prestes a realizar o primeiro vestibular indígena da sua história, a Unicamp aposta na elaboração de um modelo de prova e seleção que considera a vivência de ensino específica deste público. Prova em português? Perguntas sobre o cotidiano de aldeias? O que cai num vestibular indígena, afinal? Para ajudar o internauta a entender como será a avaliação, o G1 listou cinco semelhanças e cinco diferenças entre este processo seletivo específico e o convencional. A prova inédita será no próximo domingo (2) e foi criada para ampliar o ingresso de indígenas nos cursos da universidade. Houve 610 inscritos para 72 vagas, a maior parte deles fará a prova em São Gabriel da Cachoeira (AM). O G1 e a EPTV acompanham no decorrer desta semana a viagem da Comvest até o município, que é o mais indígena do Brasil, para produzir uma série de reportagens sobre este que será o maior deslocamento já feito pela Comissão para aplicar um exame. Leia mais