×
26/11/2010 / Em: Clipping

 


A culpa é do Drummond (O Estado de S.Paulo – Rotina de Estudante – 25/11/10)

Nunca pensei que o meu vício pela escrita e literatura me prejudicaria no vestibular. Foi isso o que aconteceu no último domingo, enquanto eu prestava Unicamp. Comecei pelas redações. O primeiro e o segundo texto escrevi em menos de duas horas. Já no terceiro, aquele que propõe um artigo jornalístico opinativo, com base numa crônica de Carlos Drummond de Andrade, gastei um bom tempo. E bota “bom” nisso. Me envolvi com a temática das catástrofes naturais e do meio urbano. Era bem a cara do Drummond. A sua estátua, localizada em um banco na praia de Copacabana, está voltada para a rua, e não para a praia. Tudo isso me fez lembrar de versos e mais versos do poeta, e aquilo estava resultando numa boa redação.  



Unicamp divulga comentários da banca sobre redação do vestibular  (Globo.Com – G1 Vestibular – 25/11/10)

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) divulgou nesta quinta-feira (25) a expectativa da banca de redação da prova da primeira fase do vestibular da Unicamp aplicada neste domingo (21). Os comentários foram feitos pelos professores que avaliam os textos escritos pelos estudantes e estão disponíveis no site da Comvest (veja o link). Pela primeira vez, o exame cobrou três textos de gêneros diversos, todos de execução obrigatória. A Comvest informou que vai divulgar a lista de aprovados para a segunda fase em 20 de dezembro, juntamente com os locais de prova. A segunda fase acontece entre os dias 16 e 18 de janeiro de 2011. As provas de aptidão, para os cursos que as exigem, serão realizadas entre 24 e 27 de janeiro, em Campinas. Segundo a Comvest, 53.284 estudantes fizeram a prova da primeira fase do vestibular da Unicamp, na disputa por umas das 3.444 vagas em 66 cursos da Unicamp e dois cursos da Famerp – Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto. A abstenção foi um pouco maior que no vestibular passado: 6,86% contra 5,33% no ano anterior.



Unicamp libera expectativa da Banca de Redação do Vestibular 2011   (SejaBixo – Mural – 25/11/10)

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) está divulgando a expectativa da banca de redação prova da primeira fase do Vestibular Unicamp 2011, realizada no último domingo, 21 de novembro, em 24 cidades do Brasil. Os comentários sobre os três textos solicitados aos candidatos estão disponíveis em www.comvest.unicamp.br. A prova, o gabarito das questões de conhecimentos gerais e o índice de abstenção já estão disponíveis na página da Comvest na internet.



Unicamp divulga expectativa sobre redações do vestibular 2011 (Folha Online – Educação – 25/11/10)

A Unicamp divulgou nesta quinta-feira a expectativa da banca de redação sobre a prova da primeira fase do vestibular da Unicamp 2011, realizada no último domingo, em 24 cidades do Brasil. A banca fez comentários sobre os três textos solicitados aos candidatos. Clique aqui para ver a expectativa da banca. A prova e o gabarito das questões de conhecimentos gerais e o já foram divulgados. A Comvest –responsável pelo vestibular da Unicamp– vai divulgar a lista de aprovados para a segunda fase no dia 20 de dezembro, juntamente com os locais de prova. A segunda fase acontece entre os dias 16 e 18 de janeiro de 2011. As provas de aptidão, para os cursos que as exigem, serão realizadas entre 24 e 27 de janeiro, em Campinas.



Unicamp divulga critérios de correção da redação (Jornal Agora – Dicas – 26/11/10)

A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) divulgou ontem que linha deveria ter sido seguida pelos alunos nas três redações obrigatórias da primeira fase do vestibular deste ano. Os comentários ajudam o candidato a prever se foi bem ou mal nessa parte da prova. Os textos completos podem ser acessados no site da Comvest. Este é o primeiro ano no qual a instituição cobrou três redações em vez de apenas uma. Ao todo, 53.284 estudantes participaram da primeira etapa do vestibular. Eles disputam 3.444 vagas. A segunda fase vai começar no dia 16 de janeiro do próximo ano. Além de pedir três redações, a Unicamp inovou ainda mais ao cobrar textos de gêneros diferentes –USP (Universidade de São Paulo) e Unesp (Universidade Estadual Paulista) não têm redação na primeira fase dos seus vestibulares. Para a professora de comunicação e expressão da faculdade Trevisan Maria Ivoneti Ramadan, o estudante pode focar sua preparação apenas nas dissertações argumentativas, pois elas são “as mais exigidas na maioria dos vestibulares do país”.