27/09/2018 / Em: Clipping

 

Unicamp recebe 610 inscrições para 1º vestibular indígena; AM concentra 74% dos pedidos (G1-Campinas e Região-27/09/2018)

De acordo com a Comvest, candidaturas serão homologadas e lista de participantes do processo seletiva será divulgada em 11 de outubro.

 

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) divulgou nesta quinta-feira (27) que registrou 610 pedidos de inscrição para o 1º vestibular indígena – 74% dos pedidos vieram do estado do Amazonas. São oferecidas 72 vagas em 27 cursos. A cidade de São Gabriel da Cachoeira (AM) foi a cidade com o maior número de pedidos, com 350, seguida por Manaus (AM), com 107, e Campinas (SP), com 84. Para terem a inscrição aceita, os estudantes deverão comprovar que pertencem a uma das etnias indígenas do território brasileiro. A Comvest informou que irá divulgar a lista com as candidaturas homologadas e a relação candidatos/vaga no dia 11 de outubro. “O número candidatos inscritos surpreendeu por suas características regionais, com destaque para a expressiva presença dos estudantes de São Gabriel da Cachoeira (AM), e pelos interesses que os candidatos demonstraram nos cursos oferecidos pela Unicamp. Podemos observar forte procura por carreiras nas áreas da saúde e humanidades, onde se destacam Administração e Pedagogia”, destacou José Alves de Freitas Neto, coordenador executivo da Comvest. Leia mais

 

 

 

Brasil tem apenas 15 entre as 1.000 melhores universidades do mundo (Globo-Bom dia Brasil-27/09/2018)

Em um ano seis universidades deixaram a lista das 1.000 melhores do mundo. Entre as brasileiras, a USP é a universidade mais bem avaliada. Ranking é feito por uma revista especializada do Reino Unido.

Assista ao vídeo.

 

 

Unicamp é escolhida a segunda melhor universidade do Brasil

A instituição ficou entre as mil mais bem posicionadas no ranking mundial da publicação britânica Times Higher Education (THE)

Assista ao vídeo.

 

 

Vestibular Indígena Unicamp atrai 600 estudantes (SejaBixo!-27/09/2018)

A prova será aplicada no dia 2 de dezembro, em quatro Estados do Brasil.

 

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) registrou 610 pedidos de inscrição para o Vestibular Indígena e avalia como muito positiva a demanda para esta que será a primeira edição do processo. O Vestibular Indígena foi aprovado pela Universidade como parte das novas formas de ingresso para os cursos de graduação da Unicamp em 2019. São oferecidas 72 vagas, em vários cursos. Para terem o pedido de inscrição aceito, os estudantes deverão comprovar que pertencem a uma das etnias indígenas do território brasileiro, por meio da documentação especificada no Edital. A Comvest irá divulgar a lista de candidatos cujas inscrições foram homologadas e a relação candidatos/vaga nos cursos, no próximo dia 11 de outubro, em sua página eletrônica. Leia mais 

 

 

Unicamp é destaque em ranking internacional (ACidade ON Campinas-Cotidiano-27/09/2018)

Universidade de Campinas foi a 2ª brasileira mais bem colocada em um dos rankings de universidades mais importantes do mundo

 

A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) foi a segunda universidade brasileira mais bem colocada no ranking elaborado pela revista inglesa THE (Times Higher Education), um dos rankings de universidades mais importantes do mundo, divulgado na manhã desta quarta-feira (26). A universidade de Campinas ficou entre a 401 e a 500 posições. O resultado é o mesmo do ano passado, e teve pontuação geral ligeiramente melhor. Mas no que diz respeito às pesquisas, a nota da universidade caiu segundo o ranking. Vale lembrar que após a posição nº 200, o ranking deixa de considerar as instituições de forma unitária e passa a considerá-las por grupos.