27/11/2018 / Em: Clipping

Unicamp inicia viagem de 3,5 mil km para ampliar inclusão de indígenas com vestibular inédito (G1 – Campinas e Região – 27/11/2018)

Pela 1ª vez uma universidade pública paulista vai tão longe com processo seletivo específico de cotas. G1 acompanha comissão até São Gabriel da Cachoeira (AM), cidade mais indígena do país.

Uma comitiva da Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) embarcou nesta terça-feira (27) no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), para uma viagem histórica até o município de São Gabriel da Cachoeira (AM), o mais indígena do Brasil. A cidade amazônica e outras cinco pelo Brasil receberão no próximo domingo (2) o primeiro vestibular indígena da universidade. O G1 e a EPTV acompanham a jornada para uma série de reportagens especiais sobre o tema, que serão publicadas no decorrer da semana. Pela primeira vez, a Comvest percorre a distância física de 3,5 mil quilômetros em busca de reduzir distâncias sociais que impossibilitam o acesso mais inclusivo e plural aos bancos da universidade. Para isso, foram reservadas 72 vagas em 27 cursos da Unicamp, que serão disputadas apenas por indígenas no exame deste domingo, à parte do vestibular convencional, com edital, prova e calendário específicos. O processo seletivo, que é parte das políticas afirmativas de cotas adotadas pela Unicamp, teve 610 inscritos, 350 deles em São Gabriel da Cachoeira, cidade no extremo Norte do Amazonas, que, segundo o Censo 2010, tem 76% da população composta por pessoas indígenas. Leia mais.

‘Aldeia à Prova’: Unicamp viaja para realizar o vestibular mais distante da história (EPTV – 1ª Edição – 27/11/2018)

Vestibular será aplicado em São Gabriel da Cachoeira (AM). Partindo de Campinas (SP), são quase 3,5 mil km.

Assista ao vídeo.