×
27/02/2014 / Em: Clipping

 


Unicamp divulga lista da 3ª chamada de aprovados no vestibular 2014    (Globo.Com – G1 Vestibular – 27/02/14)

A Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) divulgou nesta quinta-feira a lista de convocados em terceira chamada no vestibular 2014. A relação publicada na página na internet da comissão tem 589 nomes. Todos os aprovados em terceira chamada devem efetuar a matrícula no dia 7 de março, das 9h às 12h, nos respectivos campi, conforme indicado no Manual do Candidato. As matrículas dos convocados para os cursos da Faculdade pública de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp) devem ser realizadas somente na sede da Famerp, em São José do Rio Preto (SP). Estão previstas até nove chamadas. A quarta chamada será divulgada no dia 7 de março.

Jovem da Baixada Fluminense passa em medicina na USP e mais 7 cursos    (Globo.Com – G1 Vestibular – 27/02/14)

A camiseta de calouro do curso de medicina da Universidade de São Paulo (USP) é o símbolo da realização do estudante Pablo Rodrigo Andrade da Silva. Morador de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro, o jovem de 19 anos foi aprovado em um dos cursos mais concorridos do país e em outros sete vestibulares de medicina. Mas ele só conseguiu se mudar para São Paulo graças à ajuda dupla do cursinho onde estudou nos últimos dois anos como bolsista. Primeiro, pelo apoio dos professores na hora de esclarecer dúvidas sobre as matérias. Segundo, pelo auxílio financeiro que recebeu para conseguir arcar os custos da viagem. Pablo escolheu a USP depois de ser aprovado em oito vestibulares de medicina: USP, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Univesidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) –pelo Sistema de Seleção Unificado (Sisu)–, Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade Federal do Amapá (Unifap), além de ganhar bolsas a do Programa Universidade para Todos (Prouni) para o curso de medicina na Faculdade de Ciência Médica da Santa Casa de São Paulo e na Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Campinas. “A USP sempre foi um grande sonho. Sempre ouvi falar muito bem da universidade, da projeção dentro do país e fora. Mas era um sonho muito distante. Saber que fui aprovado foi muita alegria, mas ao mesmo tempo desilusão, porque eu não tinha como vir para cá [São Paulo]. Minha família não tinha condições de me enviar para São Paulo”, explicou o novo calouro de medicina. Segundo a assessoria de imprensa do Curso Progressão, de Duque de Caixas, ao saberem da aprovação de Pablo, os funcionários se mobilizaram para doar recursos ao jovem, e, no dia 15 de fevereiro, oito professores realizaram um “aulão” beneficiente para quase 200 alunos –parte da renda foi destinada à viagem do agora ex-aluno. No total, foram arrecadados cerca de R$ 1.000.



Unicamp convoca 589 candidatos para 3ª chamada do vestibular 2014  (UOL – Vestibular – 27/02/14)

A Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp) disponibilizou a lista de convocados em terceira chamada no vestibular 2014 da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) nesta quinta-feira (27). Segundo a Comvest, a lista tem 589 nomes. Todos os aprovados em segunda chamada devem fazer a matrícula no dia 7 de março, entre 9h e 12h, nos respectivos campi, conforme indicado no “Manual do Candidato”: na Faculdade de Odontologia, em Piracicaba; na Faculdade de Tecnologia, em Limeira; na Faculdade de Ciências Aplicadas, em Limeira e os demais cursos, no campus da Unicamp em Campinas.



Unicamp convoca aprovados em 3ª chamada no Vestibular 2014   (EPTV – virando Bixo – 27/02/14)

A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) divulgou nesta quinta (27) a lista de convocados em 3ª chamada no Vestibular 2014. A lista tem 589 nomes. Todos os aprovados em 3ª chamada deverão efetuar a matrícula no dia 7 de março, das 9h às 12h, nos campi que abrigam os cursos para os quais foram chamados. A Faculdade de Odontologia (FOP) funciona no campus de Piracicaba. Em Limeira, há dois campi, que abrigam a Faculdade de Tecnologia (FT) e a Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA).



Aluno da Unicamp faz estágio em multinacional da aviação   (Correio Popular – Cidades – 27/02/14)

O estudante de engenharia de computação da Universidade Estadual de Campinas(Unicamp) Guilherme Campos Camargo, de 23 anos, foi o primeiro brasileiro do programa Ciência sem Fronteiras (CsF), do
governo federal, a participar de um estágio em um projeto de engenharia aeronáutica desenvolvido entre o Brasil e Estados Unidos. Ele foi um dos estudantes beneficiados e foi selecionado para um intercâmbio na Universidade de Washington (EUA). Passou por um processo seletivo com outros cem candidatos e foi estagiário da Rockwell Collins, empresa norte-americana que produz componentes tecnológicos em aviões e tem, entre seus clientes, a brasileira Embraer. O jovem trabalhou no projeto do KC-390,o principal avião de transporte militar do Brasil construído pela Embraer. “Eu não conhecia muito sobre engenharia aeronáutica, por mais que eu gostasse muito. Eu precisei do auxílio de muitas pessoas, e isso fez com que eu aprendesse não apenas conhecimento técnico, mas meu deu um pouco mais de desenvoltura. Além disso, trabalhei em um projeto multinacional. Pude ver como as empresas se relacionam para dar conta desses desafios.



Após seis anos, número de matrículas no ensino médio caem no País  (Folha de Pernambuco – Cotidiano/Educação – 25/02/14)

As matrículas no ensino médio em 2013 caíram 0,6% em comparação com 2012, segundo o Censo da Educação Básica de 2013, passando de 8,37 milhões em 2012 para 8,31 milhões no ano passado. As matrículas mantêm-se praticamente constantes desde 2007, quando havia 8,36 milhões de estudantes cursando a etapa de ensino. Segundo o ministro da Educação, Henrique Paim, o ensino médio ainda é um desafio para o país. “Temos que fazer com que o ensino médio seja mais atrativo para que a gente possa matricular mais estudantes”, disse Paim. Outro problema apontado pelo ministro foi a reprovação dos estudantes, que chega a 30% no 1º ano. “Temos uma retenção nos anos finais do ensino fundamental e temos, no ensino médio, o desafio de fazer com que os estudantes que ingressam, concluam. Temos que melhorar o fluxo, reduzindo a reprovação, especialmente no 1º ano”. Uma das soluções apontadas por Paim é o Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, lançado no final do ano passado.