27/04/2011 / Em: Clipping

 


Fuvest: entender tema da redação é ponto de partida para fazer um texto “nota dez”  (UOL – Vestibular – 27/04/11)

A adequação ao tema pedido na proposta de redação é essencial para que o estudante pleiteie um lugar entre as melhores redações da Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular da USP). Segundo os professores ouvidos pelo UOL Vestibular, essa é condição primordial para que a banca corretora não descarte de cara o texto. “Invariavelmente, nas melhores redações, o estudante revela uma preocupação em se adequar ao tema, não foge dele em hipótese alguma, e obedece à estrutura dissertativa, se ela é cobrada. Sem essas instruções, a redação nem continua a ser lida”, explica a professora Maria Aparecida Custódio, do Curso e Colégio Objetivo, de São Paulo. Para compreender o que é pedido pelo vestibular, a professora dá uma dica: ler primeiro a proposta – que nem sempre vem em primeiro lugar – e depois ler os trechos de textos apresentados. “Depois de ler o tema, ele [o estudante] vai tentar aproveitar [nos textos] o que ele julgar mais conveniente para a redação. Essa leitura faz toda a diferença: muitos se desviam do que é pedido pois leem por cima, e acabam não entendendo o que é necessário fazer”, completa. Além de não fugir do tema, a capacidade de se expressar com clareza a respeito da proposta é outro ponto em comum dos melhores textos. Como exemplo, o coordenador do Banco de Redações do UOL Educação, Antônio Carlos Olivieri, cita uma redação em que o vestibulando cria um termo que não existe no dicionário – “amorfabilidade”: “a redatora/redator criou essa palavra com um viés meio em cima do anglicismo vigente na língua. Apesar do termo não existir nem no inglês nem no português, ficou claro o que ela quis dizer, isso é o que importa, mesmo que ela tenha fugido de critérios mais rígidos da gramática”, explicou.



Universidades de SP divulgam datas de provas  (O Estado de S.Paulo – Vida& – 27/04/11)

As principais universidades do Estado de São Paulo divulgaram ontem as datas de seus vestibulares. A primeira fase da Fuvest, que seleciona alunos para a Universidade de São Paulo (USP), será em 27 de novembro. As primeiras etapas da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e da Universidade de Campinas (Unicamp) estão marcadas, respectivamente, para os dias 6 e 13 de novembro. Neste ano, o calendário é unificado para evitar a sobre posição de datas, isto é, que os vestibulares não caiam nos mesmos dias nem coincidam com as provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Apesar de a data do Enem ainda não ter sido divulgada, o acerto do calendário foi feito pelo grupo de universidades com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), autarquia do Ministério da Educação responsável pelo exame. Segundo o órgão, a data do Enem será divulgada em breve, por meio de edital. Além das universidades estaduais, também divulgaram o calendário acadêmico a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e de Campinas.

CALENDÁRIO

Fuvest
1/8 – Divulgação do Manual
do Candidato
26/8 a 9/9 – Período de inscrições
9 a 14/10 – Provas de habilidades
específicas antecipadas das
carreiras de Música (câmpus de
São Paulo) e Artes Visuais
27/11 – Prova da 1.ª fase
8 a 10/1/2012 – Provas da 2.ª
Fase

Unesp
6/11 – Prova da 1.ª fase
5 a 16/12 – Provas de habilidades para os cursos da capital
(Arte-Teatro, Artes Visuais e
Música) e de Bauru (Arquitetura
e Urbanismo, Design e Educação
Artística), apenas para os
candidatos convocados para
a 2.ª fase
18 e 19/12 – Provas da 2.ª
Fase

Unicamp
22/8 a 23/9 – Período de inscrições
13/11 – Prova da 1.ª fase
15 a 17/1/2012 – Provas da
2.ª fase
23 a 26/1/2012 – Provas de
habilidades específicas
6/2/2012 – Divulgação da 1.ª
chamada de aprovados
9/2/2012 – Matrícula dos convocados

Unifesp
15 e 16/12 – Provas da 1.ª fase

ITA
1/8 a 15/9 – Período de inscrições
13 a 16/12 – Provas

PUC-SP
20/11 – Prova
15/12 – Divulgação da 1.ª chamada
de aprovados



Unicamp e PUC  divulgam datas do vestibular 2012 (Correio Popular – Cidades – 27/04/11)

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC Campinas) divulgaram ontem os calendários de seus vestibulares 2012. Segundo a Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest), os candidatos poderão fazer as inscrições para a seleção da universidade entre 22 de agosto e 23 de setembro, exclusivamente pela internet, em formulário que está disponível no endereço eletrônico www.comvest.unicamp.br/vest2012/divulga_calendario.html. A primeira fase da seleção, conforme informa a Comvest em seu site, será realizada no próximo dia 13 de novembro e, a segunda fase, nos dias 15, 16 e 17 de janeiro de 2012. No processo seletivo da PUC-Campinas, a prova Específica será realizada no dia 25 de novembro, à tarde, e a prova geral no dia seguinte, 26 de novembro, pela manhã. Os resultados serão conhecidos no dia 9 de dezembro e o período de matrículas será de 13 a 15 de dezembro de 2011. As datas dos vestibulares foram definidas em reunião que ocorreu no dia 14 de abril com representantes do Instituto Tecnológico de Aero n á u t i c a ( I T A ), PUC–Campinas,  PUC-SãoPaulo, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Unicamp, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e Universidade de São Paulo(USP).

Isenção
A Comvest também informou que está com inscrições abertas para os interessados em solicitar a isenção da taxa de inscrição do Vestibular Unicamp 2012. As inscrições devem ser realizadas até dia 31 de maio, pela internet. As isenções são oferecidas para candidatos de família de baixa renda (renda líquida máxima de R$ 600,00 por morador do domicílio); funcionários da Unicamp/Funcamp; e para aqueles que se candidatarem aos cursos de licenciatura em período noturno.



Universidades paulistas divulgam as datas de suas provas deste ano (Folha de S.Paulo – Cotidiano – 27/04/11)

As principais universidades de São Paulo divulgaram ontem o calendário unificado do vestibular de 2011. As primeiras fases de USP, Unesp e Unicamp ocorrem em domingos de novembro. Já as segundas etapas dessas instituições ocorrem entre dezembro e janeiro. Também participam do calendário unificado a Unifesp, o ITA, a PUC-SP e a PUCCamp.
O calendário foi planejado para que os vestibulares não caiam nos mesmos dias nem coincidam com o Enem. A data do Enem ainda não foi divulgada, mas o acerto foi feito pelo grupo de universidades com o Inep, órgão do Ministério da Educação responsável pelo exame.



Pedidos de isenção no vestibular 2012 da Unicamp já podem ser feitos. Prazo vai até dia 31 de maio  (Folha Dirigida – Vestibular – 26/04/11)

Já está aberto o período para a solicitação de isenção da taxa de inscrição do vestibular 2012 da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Os pedidos serão recebidos até 31 de maio, somente pela internet, através do site da Comvest, organizadora da seleção.  O processo seletivo disponibiliza três formas de isenção: para candidatos de famílias com renda líquida máxima de R$600 por morador (6.640 isenções para este grupo), para funcionários da Unicamp ou Funcamp (100) e para aqueles que se candidatarem aos cursos de Licenciatura em período noturno (neste caso, conforme o número de pedidos). Para concorrer ao benefício, em qualquer modalidade, é necessário ter cursado do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e ter cursado o ensino médio integralmente em escolas da rede pública, ser residente e domiciliado no estado de São e Paulo e ter concluído ou concluir em 2011 o ensino médio. A relação com os nomes dos contemplados será divulgada no dia 17 de agosto e poderá ser consultada no site da FOLHA DIRIGIDA ONLINE. É importante lembrar que os beneficiados não estão automaticamente inscritos no vestibular, sendo preciso efetuar cadastramento, que será feito também pela internet, no site da Comvest.



Fuvest e Unicamp divulgam datas do vestibular  (A Tarde/Salvador – Vestibular – 26/04/11)

Foram divulgadas nesta terça-feira, 26, as datas dos principais vestibulares de São Paulo. A primeira fase da Fuvest, que seleciona alunos para a Universidade de São Paulo (USP), será no dia 27 de novembro. Já as primeiras etapas da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) estão marcadas, respectivamente, para os dias 6 e 13 de novembro. Além das universidades estaduais, também divulgaram o calendário acadêmico a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), a Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP) e a PUC de Campinas.



Sai calendário dos vestibulares do Estado  (Jornal Agora – Dicas – 27/04/11)

Universidades públicas e privadas divulgaram ontem um calendário unificado de vestibulares. O acordo envolve a USP (Universidade de São Paulo), a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), a Unesp (Universidade Estadual Paulista), a Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), o ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) e a PUC (Pontifícia Universidade Católica). A distribuição dos exames não difere muito da do ano passado. A principal diferença, entretanto, foi a antecipação para as duas primeiras semanas de novembro da primeira fase da Unesp e da Unicamp, segundo a coordenadora do Cursinho da Poli, Alessandra Venturi. “Os cursinhos pré-vestibulares se programam para oferecer todo o conteúdo até o final de outubro. Com o adiantamento, os alunos vão perder uma semana de revisão antes das provas.”

Enem
O MEC (Ministério da Educação) ainda não anunciou o calendário do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para este ano. “No último ano, o exame era previsto originalmente para o fim de outubro”, afirma Alessandra. Cursinhos apostam ainda na semana que antecede a Fuvest (que seleciona candidatos da USP) como a provável data do Enem.



Unicamp divulga datas do vestibular 2012  (Correio Braziliense – Eu, Estudante – 26/04/11)

Inscrições começam em 22 de agosto

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) está divulgando o calendário do vestibular nacional Unicamp 2012. As inscrições serão feitas entre 22 de agosto e 23 de setembro, exclusivamente pela internet, em formulário disponível na página eletrônica da Comvest. A primeira fase será realizada em 13 de novembro de 2011 e a segunda fase, nos dias 15, 16 e 17 de janeiro de 2012. As datas foram definidas em reunião que ocorreu no dia 14 de abril com representantes do ITA, PUC – Campinas, PUC – São Paulo, Unesp (Vunesp), Unicamp (Comvest), Unifesp e USP (Fuvest). Veja abaixo as principais datas do calendário.

Isenção

A Comvest está com inscrições abertas para os interessados em solicitar a isenção da taxa de inscrição do vestibular Unicamp 2012. As inscrições devem ser realizadas até dia 31 de maio, exclusivamente pela internet, em www.comvest.unicamp.br. Para finalizar o processo de inscrição, o candidato deve enviar a documentação necessária (descrita no Edital), pelo correio, para a Comvest até o dia 31 de maio. As isenções são oferecidas em três modalidades:

1- Para candidatos provenientes de família de baixa renda (renda líquida máxima de R$ 600,00 por morador do domicílio);
2- Funcionários da Unicamp/Funcamp;
3- Para aqueles que se candidatarem aos cursos de Licenciatura em período noturno (Ciências Biológicas, Física, Letras, Licenciatura Integrada Química/Física, Matemática e Pedagogia).



Universidades paulistas divulgam calendário  (Isto É – A Semana – 27/04/11)

As universidades paulistas divulgaram nesta terça-feira, 26 de abril, o calendário unificado do vestibular 2012. Confira abaixo quando serão as provas da USP (Universidade de São Paulo), Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), Unesp (Universidade Estadual Paulista) e PUC-SP.

USP
Inscrições: de 26 de agosto a 9 de setembro
Primeira fase: 27 de novembro
Resultado 1ª fase: 19 de dezembro
Segunda fase: 8, 9 e 10 de janeiro de 2012
Primeira chamada: 4 de fevereiro
Matrículas: 8 e 9 de fevereiro

Unicamp

Inscrições: de 22 de agosto a 23 de setembro
Primeira fase: 13 de novembro
Segunda fase: 15, 16 e 17 de janeiro de 2012

Unesp

Primeira fase:
6 de novembro
Provas de habilidades: 5 e 16 de dezembro
Segunda fase:18 e 19 de dezembro
Resultados finais: 27 de janeiro de 2012
Matrículas: 8 e 9 de fevereiro

PUC-SP

Prova:
20 de novembro
Primeira chamada:15 de dezembro
Matrículas: 19 e 20 de dezembro



Universidades divulgam calendário unificado de provas  (Veja – Educação – 26/04/11)

As principais universidades do estado de São Paulo divulgaram nesta terça-feira o calendário unificado dos vestibulares 2012. Participaram da divulgação sete instituições: Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Pontinfícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e Pontíficia Universidade Católica de Campinas (PUC-Camp). Confira abaixo o calendário de provas: