28/03/2019 / Em: Notícias

Unicamp 2020: Colégios aprovam mudanças no Vestibular (Brasil Escola – Vestibular – 28/03/2019)

Dias de provas e quantidade de redações da segunda fase foram reduzidos. Estudantes também terão questões relacionadas à área do curso escolhido.

A Câmara Deliberativa da Comissão Permanente para os Vestibulares da Universidade Estadual de Campinas (Comvest/Unicamp) aprovou, no dia 14 de março, mudanças no formato do vestibular. As alterações serão aplicadas a partir do Vestibular 2020. O Brasil Escola conversou com o diretor do Curso Preparatório Oficina do Estudante, Marcelo Pavani, e com o coordenador do Curso Poliedro Campinas, Vitor Salvucci Ricci, que aprovaram as mudanças impostas pelo vestibular. Entre as alterações está a redução de três para dois dias de provas na segunda fase do vestibular. Sobre isso, o coordenador do Poliedro avalia que a etapa ficará menos cansativa. “Após um ano intenso de preparação e uma maratona de vestibulares que têm início em novembro, o vestibulando convocado para a segunda fase da Unicamp encarava essas provas física e mentalmente esgotado.” Outra mudança na segunda fase é que os estudantes passarão a realizar provas de disciplinas específicas ao curso escolhido. Serão obrigatórias a todos os candidatos apenas a realização das provas de Língua Portuguesa, Matemática e questões interdisciplinares, que traz de volta o Inglês para a segunda fase. A duração das provas também foi alterada de quatro para cinco horas.

Ciências da Natureza Ciências Exatas Ciências Humanas
Dia 1 Redação Redação Redação
Língua Portuguesa e Literaturas Língua Portuguesa e Literaturas Língua Portuguesa e Literaturas
Interdisciplinar de Inglês e Ciências da Natureza Interdisciplinar de Inglês e Ciências da Natureza Interdisciplinar de Inglês e Ciências da Natureza
Interdisciplinar de Inglês e Ciências Humanas Interdisciplinar de Inglês e Ciências Humanas Interdisciplinar de Inglês e Ciências Humanas
Dia 2 Interdisciplinar de Ciências Humanas e Ciências da Natureza Interdisciplinar de Ciências Humanas e Ciências da Natureza Interdisciplinar de Ciências Humanas e Ciências da Natureza
Matemática Matemática Matemática
Biologia Física História + Filosofia
Química Química Geografia + Sociologia

Quando anunciou a mudança, a Unicamp afirmou que o objetivo das alterações no vestibular é melhorar o processo de seleção focando nas especificidades da área de conhecimento do curso escolhido para o vestibular. Marcelo concorda com a universidade e caracterizou a mudança como um novo desafio tanto para o estudante quanto para os professores. “A forma como os professores vão montar cursos em que as disciplinas se conversam e como eles vão introduzir essa interdisciplinaridade são um desafio, porquê fazendo isso fica mais fácil pro aluno enxergar as conexões entre as disciplinas.” “Com essas mudanças, a prova da Unicamp se adéqua ao que esperamos da formação do aluno no ensino básico: menos ‘decoreba’ enciclopédico e mais capacidade de análise e interdisciplinaridade.”  (Marcelo Pavani). O Vestibular 2020 da Unicamp também vai exigir uma redação a menos. Os candidatos receberão duas propostas para escolher uma opção. Para Marcelo Pavani, essa mudança beneficia o vestibulando que chega no vestibular da Unicamp desgastado pelas provas da Unesp e Fuvest, que são aplicadas antes. “É o momento que o aluno está no ápice do cansaço e a gente tá falando de uma prova a menos, de um dia a menos e de uma redação a menos pra escrever, então nesse sentido a mudança é legal.” No entanto, Pavani alerta que com a escolha de uma redação o candidato tem que diminuir as possibilidades de cometer erros. “A outra questão é que ele pode escolher entre os dois textos. Ele vai fazer um só e, qualquer erro que cometa em um dos textos, não tem o outro para dar uma contrabalanceada. Então reduzir, em contexto do vestibular, é pior nesse aspecto, já que o aluno tem menos chances de errar”, comentou. Já a coordenadora de redação do Poliedro Campinas, Daniela Martins, avaliou os pontos principais que os estudantes precisam se dedicar nas possíveis exigências da Unicamp para as próximas redações. “Como para a Unicamp o foco é o aproveitamento dos textos oferecidos para a realização da proposta, a instituição distancia-se de vez das estruturas textuais engessadas, sobretudo, no que tange ao ensino de gêneros. Assim, quem se prepara para a Unicamp tem que se dedicar à experiência de leitor”, indica a professora.