28/12/2018 / Em: Clipping

Retrospectiva 2018: relembre 15 fatos que marcaram o ano da Unicamp (G1 – Campinas e Região – 28/12/2018)

G1 reúne os principais acontecimentos e pesquisas da Universidade Estadual de Campinas ao longo do ano de 2018.

O ano da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) foi marcado pelo primeiro vestibular indígena, com a criação de vagas especialmente para a seleção. Além disso, o Vestibular 2019 abordou temas como racismo, feminismo, religião e fake news na prova da 1ª fase. Infelizmente, nem todas as notícias do ano foram positivas. Câmeras de segurança flagraram pichação de ameaças de chacina e símbolos nazistas em institutos do campus. E um professor do Colégio Técnico de Campinas (Cotuca), vinculado à universidade, foi alvo de ofensas racistas e homofóbicas. Na área da saúde, o Hospital de Clínicas (HC) foi responsável por identificar cerca de 60 casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC) em crianças, por ano. Pesquisadores da Unicamp também desenvolveram uma técnica capaz de identificar pequenas quantidades de substâncias usadas para adulteração do leite, entre outros estudos de relevância e repercussão nacional. Leia mais.