×
28/04/2011 / Em: Clipping

 


Cidades de SP receberão eventos sobre orientação profissional para vestibulandos  (UOL – Vestibular – 27/04/11)

A OPEE (Orientação Profissional, Empregabilidade e Empreendedorismo)  realiza a partir do dia 7 de maio uma série de eventos sobre orientação profissional para vestibulandos. A participação é gratuita. O estudante terá acesso a estandes de universidades e poderá participar de palestras, oficinas e testes vocacionais. Haverá, também, atividades para pais e educadores. O evento acontecerá sempre aos sábados, com início previsto para as 11h. Confira a programa completa:



Experiência como treineiro ajuda a aliviar tensão no vestibular  (Terra – Vestibular – 28/04/11)

Prestar o vestibular mesmo antes de terminar o ensino médio, como treineiro, garante experiência aos estudantes, já que ajuda a conhecer o estilo das provas e a contabilizar o tempo necessário para executá-las. Segundo o coordenador pedagógico do Colégio Paulista, Marcos Borges, mesmo que o estudante não passe, um mau resultado não é desestímulo. “Assim como um atleta treina para um jogo, a gente percebe que quem treina para a prova tem um resultado melhor”, compara. O educador afirma que vários alunos até viajam para as cidades em que gostariam de cursar faculdade para conhecer melhor informações triviais, mas essenciais, como o caminho até o local da prova. Apesar da importância dos simulados feitos no colégio, Borges diz que, fazer uma prova entre colegas e amigos não gera a mesma tensão do vestibular. “Não tem como simular a pressão de se estar disputando uma vaga”, diz.  Entre os treineiros está André Corrêa, 16 anos, que estuda no 3º ano do Ensino Médio do Colégio Paulista, em São Paulo, e pretende cursar Engenharia Mecatrônica. Apesar de poder ingressar na faculdade apenas esse ano, o estudante prestou o vestibular da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), em 2010, e até passou na primeira fase para Exatas – como ele se inscreveu apenas como treineiro, não era necessário especificar o curso.  Corrêa conta que a sua escola oferece diversos simulados, porém, para ele, nada se compara a encarar a concorrência de verdade. “Eu queria saber o ambiente da prova, saber como é ter aquela responsabilidade e conferir o nível de dificuldade das perguntas”, afirma. Passar no vestibular sem a pressão serviu de incentivo ao estudante.



Ordem de vestibulares de SP dá folga para candidatos de públicas  (IG – Educação – 27/04/11)

O calendário unificado dos principais vestibulares de São Paulo foi divulgado na última terça-feira e trouxe alívio para os estudantes que tentarão ingressar em uma universidade pública paulista. Neste ano, haverá um fim de semana de intervalo entre os vestibulares com maior número de inscritos do Estado, o da Universidade Estadual Paulista (Unesp), o da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e o da Universidade de São Paulo (USP), a Fuvest. A maratona de provas começa num domingo, dia 6 de novembro, com o vestibular da Unesp. No domingo seguinte, dia 13, os estudantes encaram a prova da Unicamp e duas semanas depois, no dia 27 será a vez da Fuvest, que seleciona estudantes para a USP e para a Faculdade de Medicina da Santa Casa. No ano passado os três vestibulares foram realizados em domingos consecutivos. Letícia Mayumi, de 17 anos, gostou da mudança. A estudante quer cursar engenharia elétrica e se prepara para os vestibulares da USP, Unicamp e Unesp, além do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será o processo seletivo da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar). “Acho bom a Fuvest ser a última, porque é a mais importante pra mim.



Confira o calendário 2012 com as datas dos principais vestibulares de São Paulo  (Folha Dirigida – Vestibular – 27/04/11)

Boas notícias para os vestibulandos: para evitar a coincidência de datas e permitir que os estudantes possam participar de vários processos seletivos, algumas universidades paulistas definiram um calendário unificado. A reunião entre os representantes da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), da Universidade Estadual Paulista (Unesp), da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), além da particular Pontifícia Universidade Católica – São Paulo e Campinas – foi realizada no início do mês. No entanto, as datas foram divulgadas somente nesta semana. A primeira prova será a do vestibular Unesp, marcada para o dia 6 de novembro. Já a Unifesp terá os exames da segunda fase somente nos dias 15 e 16 de dezembro. Com relação a utilização da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para a composição de seus processos seletivos, as instituições ainda não se decidiram. A Fuvest informa que irá definir somente depois da elaboração do edital, que deve ser divulgado ainda este mês. Já a Comvest, responsável pelo vestibular da Unicamp, destaca que a utilização da nota do exame nacional será possível somente se o Enem acontecer até o mês de outubro. “O Enem será utilizado ser for compatível com as datas do nosso vestibular, mas não vamos modificar a seleção para ficar cômodo ao calendário que será divulgado pelo Ministério da Educação”, diz Renato Pedrosa, coordenador da Comvest.  A seguir, confira como ficou o calendário conjunto:

Fuvest
O processo seletivo que seleciona estudantes para a Universidade de São Paulo (USP) e para a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa disponibilizará o manual do candidato para consulta no dia 1º de agosto. Já as inscrições para o vestibular 2012 serão recebidas no período de 26 de agosto a 9 de setembro, pela internet. Entre os dias 9 e 4 de outubro, candidatos aos cursos de Música (São Paulo e Artes Visuais) passarão pelas provas antecipadas de habilidades específicas. Já a primeira fase está marcada para o dia 27 de novembro. A segunda etapa terá provas em três dias consecutivos: 8, 9 e 10 de janeiro de 2012. As provas de habilidades específicas acontecem de 11 a 13, do mesmo mês. A divulgação da primeira chamada de aprovados está prevista para o dia 4 de fevereiro.

Unicamp
As inscrições para este vestibular poderão ser feitas entre 22 de agosto e 23 de setembro, exclusivamente pela internet. A primeira fase será realizada em 13 de novembro de 2011 e a segunda fase, nos dias 15, 16 e 17 de janeiro de 2012, com as provas de habilidades específicas nos dias 23, 24, 25 e 26. Os resultados serão divulgados em 6 de fevereiro.

Unesp
A Universidade Estadual Paulista (Unesp) ainda não definiu seu período de inscrições para o vestibular 2012. Mas os estudantes já podem iniciar sua preparação, pois as provas estão marcadas. A primeira fase acontecerá no dia 6 de novembro. Já os exames de habilidades, destinados aos cursos da capital (Arte-teatro, Artes Visuais e Música) e de Bauru (Arquitetura e Urbanismo, Design e Educação Artística), serão realizadas entre os dias 5 e 16 de dezembro, apenas para os candidatos convocados para a segunda fase, que já está agendada para os dias 18 e 19, do mesmo mês. A divulgação dos resultados finais está prevista para 27 de janeiro de 2012. As matrículas dos convocados em primeira chamada acontecerão nos dias 8 e 9 de fevereiro.

Unifesp
As datas para as inscrições no vestibular 2012 da Unifesp também devem ser definidas em breve, mas as provas do sistema misto acontecerão nos dias 15 e 16 de dezembro. Os resultados saem no dia 30 de janeiro de 2012, com matrículas em 9 de fevereiro. No ano passado, sete cursos foram ofertados através deste sistema. Para os outros 28 cursos da instituição, os estudantes fizeram somente a prova do Exame Nacional do Ensino Médio.

ITA
As inscrições para o Instituto Tecnológico de Aeronáutica serão recebidas no período de 1º de agosto a 15 de setembro, pela internet. A taxa custará R$100. As provas acontecerão entre os dias 13 e 16 de dezembro, e o resultado está previsto para o dia 30, do mesmo mês. A data da matrícula ainda não foi divulgada.