×
29/05/2012 / Em: Clipping

 


Unicamp recebe pedido de isenção da taxa do vestibular até quinta-feira   (Globo.Com – G1 Vestibular – 28/05/12)

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) recebe até quinta-feira (31) os pedidos de isenção da taxa de inscrição do Vestibular Unicamp 2013. Os interessados precisam fazer a inscrição no Programa de Isenção da Taxa de Inscrição, por meio do preenchimento de formulário específico disponível na página da Comvest na internet. Para finalizar o processo de inscrição, o candidato deve enviar a documentação necessária (descrita no Edital), pelo correio, para a Comvest também até o dia 31 de maio. A falta de qualquer documento e/ou o envio após o prazo excluem o candidato do processo. A Comvest disponibiliza em seu prédio computadores com acesso à internet para que os interessados efetuem a inscrição. O valor da taxa de inscrição para o Vestibular Unicamp 2013 ainda não foi definido.



Cotas raciais para a acesso a universidades públicas   (O Estado de S.Paulo –Educação – 29/05/12)

A recente decisão do Supremo Tribunal Federal que declarou constitucional um conjunto de programas de ação afirmativa no sistema universitário terá a médio prazo enorme impacto sobre a própria estrutura da sociedade.  A escravidão e a omissão republicana em enfrentar a questão racial criaram fortes e perversas distorções na forma como brancos e negros se beneficiaram do processo de desenvolvimento da sociedade brasileira. Inúmeras são as lições que podemos tirar dessa decisão. Em primeiro lugar é preciso entender que processos de transformações sociais são longos e multifacetados. As medidas aprovadas pelo STF decorrem, primeiro, da ação persistente do movimento negro, que tem raízes no período da abolição. Ela impulsionou universidades, governo e partidos a criarem políticas voltadas à reparação e equiparação dos direitos da comunidade negra – questionadas no Supremo pelo DEM, segundo o qual não existe racismo no Brasil e, portanto, qualquer política baseada em raça promoveria a discriminação e a intolerância.  Da perspectiva jurídica também há muito a aprender.



Prazo para pedir isenção no vestibular da Unicamp termina na quinta  (Folha Online – Educação – 28/05/12)

Os estudantes que desejam obter isenção da taxa de inscrição do vestibular 2013 da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) têm até a próxima quinta-feira (31) para fazer o pedido. O valor da taxa ainda não foi definido. Os pedidos deverão ser feitos somente pelo site da Comvest (www.comvest.unicamp.br). O candidato ainda deve enviar a documentação necessária pelo correio também até o dia 31. A falta de qualquer documento ou o envio após o prazo excluem o candidato do processo. As isenções da taxa de inscrição são oferecidas para candidatos provenientes de famílias com renda de até R$ 700 per capita, funcionários da Unicamp e para os candidatos aos cursos de licenciatura em período noturno (ciências biológicas, física, química, letras, matemática e pedagogia).



Unicamp recebe pedido de isenção da taxa do vestibular 2013  (Globo On Line – Vestibular – 28/05/12)

A Unicamp recebe até quinta-feira (31) os pedidos de isenção da taxa de inscrição do vestibular 2013. Os interessados precisam fazer a inscrição e preencher o formulário específico disponível na internet. A documentação deve ser enviada até o dia 31 de maio. O valor da taxa de inscrição para o Vestibular Unicamp 2013 ainda não foi definido. As isenções da taxa de inscrição do Vestibular da Unicamp são oferecidas em três modalidades: para candidatos provenientes de família de baixa renda (renda líquida máxima de R$700,00 por morador do domicílio); para funcionários da Unicamp/Funcamp; e para aqueles que se candidatarem aos cursos de Licenciatura em período noturno (Ciências Biológicas, Física, Letras, Licenciatura Integrada Química/Física, Matemática e Pedagogia).