26/08/2008 / Em: Releases

 

O Kit do Vestibulando, composto pelo Manual do Candidato e pela Revista do Vestibulando, já está disponível gratuitamente na internet, em www .comvest.unicamp.br

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp, Comvest, está disponibilizando o Kit do Vestibulando, em sua página eletrônica. O material, formado pelo Manual do Candidato e pela Revista do Vestibulando, é gratuito e está disponível exclusivamente na internet, em www.comvest.unicamp.br. Além de orientar o candidato sobre as provas do Vestibular Unicamp 2009 e todo o processo de inscrição e convocação, o kit traz informações sobre todos os cursos, inclusive as novas opções oferecidas pela Faculdade de Ciências Aplicadas (novo campus de Limeira). O período de inscrições para o Vestibular Nacional Unicamp 2009 começa no próximo dia 01 de setembro. Os candidatos podem se inscrever até dia 07 de outubro, exclusivamente em WWW.comvest.unicamp.br. O Vestibular Unicamp 2009 oferece 3.434 vagas em 66 cursos da Unicamp e dois cursos da Famerp (Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto). No ano passado, a Comvest registrou 49.477 inscritos.

Novidades

O Manual do Candidato traz todos os detalhes sobre as alterações para o próximo Vestibular Unicamp. Além da criação de oito novos cursos que serão ministrados no novo campus de Limeira, as principais mudanças para este ano são: ao invés de três os candidatos podem fazer até duas opções de cursos; Odontologia não exigirá mais a prova de aptidão; o tempo mínimo de permanência nas salas nos dias de provas passa de duas horas para duas horas e meia; haverá apenas uma nota de corte (NMO) para as provas prioritárias de cada curso e os critérios para convocação e classificação dos candidatos estão mais simples; a prova terá uma mudança gráfica: deixa de ter um caderno separado para as respostas, que passarão a ser feitas no próprio Caderno de Questões. Porto Alegre não abrigará mais as provas do Vestibular Unicamp.

Datas

As inscrições para o Vestibular Unicamp 2009 deverão ser feitas até o dia 07 de outubro, por meio do formulário que estará disponível na página eletrônica da Comvest. A primeira fase acontece no dia 16 de novembro de 2008 com uma prova que inclui a Redação e 12 questões gerais dissertativas: Matemática, Física, Química, Biologia, História e Geografia. Dia 17 de dezembro a Comvest divulga a lista dos que passaram para a segunda fase e os locais de prova. A segunda fase será realizada de 11 a 14 de janeiro de 2009, com oito provas dissertativas (duas por dia) das disciplinas obrigatórias do núcleo comum do ensino médio: Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Ciências Biológicas, Química, História, Física, Geografia, Matemática e Inglês. As provas de aptidão, para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais, Dança e Música acontecem em Campinas, entre os dias 19 a 22 de janeiro. A primeira chamada será divulgada dia 05 de fevereiro e a matrícula dos convocados em primeira chamada deve ser feita dia 10 de fevereiro.