25/11/2010 / Em: Releases

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) está divulgando a expectativa da banca de redação prova da primeira fase do Vestibular Unicamp 2011, realizada no último domingo, 21 de novembro, em 24 cidades do Brasil. Os comentários sobre os três textos solicitados aos candidatos estão disponíveis em www.comvest.unicamp.br. A prova, o gabarito das questões de conhecimentos gerais e o índice de abstenção já estão disponíveis na página da Comvest na internet. A Comvest vai divulgar a lista de aprovados para a segunda fase será divulgada no dia 20 de dezembro, juntamente com os locais de prova. A segunda fase acontece entre os dias 16 e 18 de janeiro de 2011. As provas de aptidão, para os cursos que as exigem, serão realizadas entre 24 e 27 de janeiro, em Campinas.

53.284 estudantes fizeram a prova da primeira fase do Vestibular Unicamp 2011, na disputa por umas das 3.444 vagas em 66 cursos da Unicamp e dois cursos da Famerp – Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto. A abstenção foi um pouco maior que no vestibular passado: 6,86% contra 5,33% no ano anterior. Dos 57.209 inscritos no Vestibular 2011, 3.925 candidatos não compareceram para fazer o exame.

Na prova da primeira fase da Unicamp deste ano, o candidato foi solicitado a produzir três textos de gêneros diversos, todos de execução obrigatória, e a responder 48 questões de múltipla escolha elaboradas com base nos conteúdos das diversas áreas do conhecimento desenvolvidas no ensino médio, segundo a seguinte distribuição: 12 questões de Matemática; 18 questões de Ciências Humanas e Artes; e 18 questões de Ciências da Natureza. 48 pontos são atribuídos à redação e 48 pontos às questões de conhecimentos gerais, perfazendo o total de 96 pontos. São eliminados do vestibular os candidatos que obtiverem nota zero na parte de redação ou na parte de conhecimentos gerais. Para a segunda fase são convocados os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 54 pontos na primeira fase, em número mínimo de três e máximo de oito vezes o número de vagas do curso escolhido em primeira opção.

A primeira fase foi realizada nas seguintes cidades: Bauru, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Jundiaí, Limeira, Mogi-Guaçu, Piracicaba, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Salvador, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba, Sumaré e Valinhos.