30/10/2006 / Em: Releases

Curso mais concorrido é Medicina, com 79,7 candidatos por vaga

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) está divulgando a relação candidatos-vaga para o Vestibular Unicamp 2007. Os cursos mais concorridos são Medicina-Unicamp (79,7 c/v), Medicina-Famerp (45,4 c/v), Arquitetura (43,9 c/v), Ciências Biológicas (43,8 c/v), Midialogia (37,1 c/v) e Farmácia (35,9 c/v). A tabela completa com a concorrência e a comparação com o vestibular passado está abaixo e também disponível na página eletrônica da Comvest. Neste ano, a Unicamp registrou um pequeno aumento no número de inscritos, passando de 49.606 no ano passado para 50.199 candidatos para o Vestibular Unicamp 2007. Eles vão disputar 2.954 vagas em 58 cursos da Unicamp e dois cursos da Famerp – Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto. Os locais de prova da primeira fase serão divulgados dia 09 de novembro na página www.comvest.unicamp.br.

Ação Afirmativa
26,8% do total de inscritos para o Vestibular Unicamp 2007, ou seja, 13.469 candidatos optaram por participar do PAAIS, contra 28,4% no ano passado. O Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social da Unicamp prevê a concessão de 30 pontos adicionais à nota final para candidatos que fizeram todo o ensino médio em escolas da rede pública e outros 10 pontos a mais para aqueles que além de terem feito o ensino médio em escolas públicas, se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas.

Neste ano, 29% dos inscritos para o Vestibular Unicamp fizeram todo o ensino médio em escolas da rede pública e 17,4% se declararam pretos, pardos ou indígenas. No Vestibular 2006, 31,3% dos candidatos declararam ter feito todo o ensino médio em escolas públicas e 17,6% do total de inscritos tinham se declararam pretos, pardos ou indígenas. Neste ano, 11,3% dos candidatos inscritos (5.666) foram beneficiados com a isenção da taxa de inscrição no vestibular.

Provas
A primeira fase acontece no dia 19 de novembro em 25 cidades do Brasil: Campinas, Bauru, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Jundiaí, Limeira, Mogi Guaçu, Piracicaba, Porto Alegre, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, São Paulo, Santo André, Salvador, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba, Sumaré e Valinhos. Os candidatos devem chegar ao local de exame às 13 horas, já que os portões serão fechados impreterivelmente às 13h45. A prova começa às 14 horas. A segunda fase será realizada entre os dias 14 e 17 de janeiro de 2007.

As principais mudanças no Vestibular deste ano referem-se às provas de aptidão, às listas de convocados e ao tempo de permanência nas salas em dia de provas. A partir desse ano, as provas de aptidão não exigem mais que o candidato atinja 50% dos pontos para não ser eliminado, bastando que ele não zere. Outra mudança é que na convocação dos candidatos aprovados somente haverá lista de espera junto com a 7ª chamada, nas outras, haverá apenas a lista de convocados. O tempo mínimo de permanência nas salas na primeira e na segunda fase do Vestibular também mudou: passa a ser de 3 horas e 30 minutos para os candidatos que queiram sair com o caderno de questões. Antes o tempo era de 2 horas e 30 minutos. Aqueles que não desejarem levar o caderno de questões poderão deixar o local de exame após 2 horas do início.