01/12/2003 / Em: Releases

A Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest) da Unicamp entregou no dia 10 de dezembro, um diploma de honra ao mérito a 30 estudantes que tiveram seus textos seleciona-dos para a coletânea de redações do Vestibular-2003. A entrega aconteceu durante o evento de lançamento do livro, no Espaço Cultural Casa do Lago, na Unicamp. A Comvest também entregou exemplares da coletânea às escolas públicas da região de Campinas.
O livro, em formato de bolso, é fruto de uma parceria entre a Comvest, a Pró-Reitoria de exten-são e Assuntos Comunitários e está à venda na Editora da Unicamp . A publicação reúne 30 redações selecio-nadas do total apresentado pelos candidatos que participaram do Vestibular-2003. O objetivo é que o livro sirva como referência aos futuros candidatos. A coletânea traz os três tipos de redação propostas no Vestibular-2003: 10 dissertações, 10 narrações e 10 textos argumentativo-persuasivos.

Os selecionados
Entre os selecionados, há estudantes de Salvador (BA), Andradas (MG), São José dos Campos (SP), Tremembé (SP), além de várias cidades da região de Campinas, como Araras, Limeira, Americana e Mogi Mirim. O perfil sociocultural dos candidatos aponta que 1/3 dos estudantes que tiveram as redações selecionadas cursou o ensino médio em escolas públicas.
Um dado que chama a atenção, é que nem todos os selecionados indicaram em primeira opção um curso da área de humanas, o que reforça a importância dada por todos os candidatos, inclusive os de exatas e biológicas, à escrita e à maneira de expressar-se. Vários deles, prestaram o Vestibular Unicamp-2003 para Química, Ciências Econômicas, Medicina, Engenharia, entre outros cursos.