08/08/2014 / Em: Releases

Lista de beneficiados com a isenção foi divulgada hoje (8/8) e está disponível em www.comvest.unicamp.br

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) vai beneficiar 4.566 candidatos com a isenção do pagamento da taxa de inscrição para o Vestibular Unicamp 2015. O número é um pouco maior que o do ano passado, quando 4.002 candidatos foram beneficiados. Todos os estudantes que solicitaram a isenção e preencheram os requisitos básicos, foram beneficiados. Este ano, a Comvest recebeu 5.993 pedidos. Os contemplados já podem consultar, na página eletrônica da Comvest (www.comvest.unicamp.br), o código de isento necessário para se inscrever no vestibular sem precisar pagar a taxa, que será de 140,00 reais. Os candidatos beneficiados também receberão uma mensagem via correio eletrônico, contendo o código de isento. As inscrições para o Vestibular Unicamp 2015 serão realizadas entre os dias 11 de agosto e 11 de setembro exclusivamente pela internet, em www.comvest.unicamp.br.

Importante: Os candidatos beneficiados com a isenção do pagamento da taxa não são automaticamente inscritos no vestibular. É preciso realizar a inscrição, no mesmo período dos demais candidatos, utilizando o código específico de candidato isento. Os pedidos de isenção da taxa de inscrição do Vestibular Unicamp 2015 foram encerrados em maio. O calendário completo com as datas do Vestibular Unicamp 2015 está disponível na página da Comvest na internet.

As isenções da Taxa de Inscrição do Vestibular da Unicamp foram oferecidas em três modalidades. A maior parte das isenções concedidas foi para a modalidade 1, dirigida a estudantes provenientes de famílias de baixa renda, que cursaram os ensinos fundamental e médio em escolas públicas, em que 3.834 estudantes receberam o benefício. Já na modalidade 2, para funcionários da Unicamp/Funcamp, 10 candidatos tiveram isenção da taxa de inscrição. Na modalidade 3, dirigida a todos os candidatos aos cursos de Licenciatura em período noturno (Ciências Biológicas, Física, Letras, Licenciatura Integrada Química/Física, Pedagogia e Matemática), que fizeram ensino fundamental e médio em escolas públicas, 722 candidatos foram beneficiados.

O programa de isenção do Vestibular Nacional da Unicamp é parte do Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social (PAAIS), que prevê pontos adicionais na nota final de candidatos que tenham cursado todo o ensino médio na rede pública brasileira. Os candidatos da rede pública que optam pelo PAAIS recebem 60 pontos a mais na nota final da segunda fase. Candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas que tenham cursado o ensino médio em escolas públicas têm direito, além dos 60 pontos adicionais, a mais 20 pontos acrescidos à nota final. A participação no PAAIS é opcional e deve ser indicada no formulário de inscrição.