×

A Comvest está cancelando, para 2021, a modalidade de ingresso Enem-Unicamp, tendo em vista que a mudança de datas do exame pelo Instituto Nacional de Educação e Pesquisa (Inep) impossibilita que a Comissão receba os resultados a tempo das matrículas na Unicamp em 2021. Todas as 639 vagas previstas pelo edital serão transferidas para o Vestibular Unicamp 2021, que passará a oferecer 3.234 vagas. Os percentuais de reserva de vagas do edital Enem-Unicamp de 15% para candidatos de escola pública (sendo 10% para candidatos de escola pública e 5% para candidatos de escola pública autodeclarados pretos e pardos) e de 10% para candidatos autodeclarados pretos e pardos (sendo 5% para candidatos de escolas públicas e 5% para candidatos das demais escolas) ficarão garantidos no Vestibular Unicamp. Desta maneira, com o percentual de 15% que já existia no Vestibular Unicamp, fica estabelecido o mínimo de 25% dos ingressantes autodeclarados pretos ou pardos. Veja na tabela, as vagas por perfil/curso.

Datas do Vestibular

A primeira fase será aplicada nos dias 6 e 7 de janeiro de 2021. O dia de realização da primeira fase, para cada candidato, depende do curso escolhido: candidatos aos cursos do segmento de Ciências Humanas/Artes e de Exatas/Tecnológicas farão a prova no dia 6 de janeiro, uma quarta-feira. Já os candidatos da área de Ciências Biológicas/Saúde farão a prova no dia seguinte, ou seja, 7 de janeiro, uma quinta-feira. A aplicação em dois dias visa reduzir o número de estudantes circulando e evitar aglomeração nas escolas. A segunda fase do Vestibular não sofrerá alteração do formato e continuará sendo aplicada em dois dias: 7 e 8 de fevereiro de 2021. A primeira chamada do Vestibular 2021 deve ser divulgada no dia 10 de março.

Para cada dia de aplicação haverá uma prova única para todos os candidatos das áreas daquela data (Ciências Exatas/Tecnológicas e  Ciências Humanas/Artes, na quarta-feira e Ciências Biológicas/Saúde, na quinta-feira). A primeira fase será constituída de uma única prova de Conhecimentos Gerais composta por 72 questões objetivas sobre as áreas do conhecimento desenvolvidas no ensino médio. As questões serão as seguintes: 12 questões de Língua Portuguesa e Literatura; 12 questões de Matemática; e oito questões de cada disciplina: Biologia, Física, Geografia/Sociologia, História/Filosofia, Inglês e Química.

Para informações sobre o processo Enem-Unicamp do ano passado, acesse.