04/10/2010 / Em: Releases

Os candidatos terão até dia 8 de outubro para preencher o formulário na página da Comvest e pagar a taxa de inscrição

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp, Comvest, realiza até o dia 8 de outubro as inscrições para o Vestibular Nacional Unicamp 2011. Para inscrever-se, os candidatos devem preencher o formulário disponível exclusivamente em www.comvest.unicamp.br e, posteriormente, pagar a taxa de inscrição (120,00 reais) até o dia 8 de outubro. O Vestibular Unicamp 2011 oferece 3.444 vagas em 66 cursos da Unicamp e dois cursos da Famerp (Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto). O Kit do Vestibulando (Manual do Candidato e Revista do Vestibulando) está disponível na página eletrônica da Comvest e é gratuito. Todos os programas exigidos para a realização das provas estão disponíveis no Manual do Candidato e na Resolução GR37/2010, também na página da Comvest na internet.

Pagamento da taxa e greve dos bancos

A inscrição só é efetivada após o recolhimento da Taxa de Inscrição, por meio do boleto bancário emitido ao final do preenchimento do Formulário de Inscrição na internet. A Comvest ressalta que, mesmo com parte dos bancos em greve, o boleto pode ser pago facilmente. Além das agências bancárias, o valor pode ser recolhido nos terminais de auto-atendimento (caixas eletrônicos), casas lotéricas e pela internet.

Os candidatos devem consultar a situação de inscrição para se certificar de que não houve nenhum problema com o recebimento da Taxa de Inscrição pela Comvest. Os candidatos devem observar que há um prazo de até 72 horas para o banco confirmar o pagamento do boleto e que o agendamento do pagamento na rede bancária não garante sua efetivação. Por isso, devem ficar atentos e conferir se o valor foi efetivamente recolhido na data correta para evitar problemas com a inscrição.

Alterações

Os candidatos que já tiverem efetuado o pagamento da Taxa somente poderão fazer alterações nos dados fornecidos na inscrição até 72 horas após o término do período de inscrições.

Novidades

O novo modelo de vestibular mantém os princípios que vêm norteando o processo seletivo da Unicamp desde o seu início e atualiza os pontos relativos aos programas das disciplinas e das áreas do conhecimento contemplados na estrutura atual do ensino médio. Além disso, aprimora o vestibular enquanto instrumento de seleção. A partir deste ano, na primeira fase, o candidato será solicitado a produzir três textos de gêneros diversos, todos de execução obrigatória. O número de questões passará de 12 questões dissertativas para 48 questões de múltipla escolha. As questões de múltipla escolha da primeira fase serão elaboradas com base nos conteúdos das diversas áreas do conhecimento desenvolvidas no ensino médio segundo a seguinte distribuição: 12 questões de Matemática; 18 questões de Ciências Humanas e Artes; e 18 questões de Ciências da Natureza.

A segunda fase passará a ser realizada em três dias e não mais em quatro dias. As provas da segunda fase serão agrupadas de maneira a estimular a avaliação integrada do conhecimento e a interdisciplinaridade na formulação das questões. Serão aplicadas três provas de 24 questões dissertativas, realizadas durante três dias consecutivos, sendo: 1º dia – 12 questões de Língua Portuguesa e de Literaturas da Língua Portuguesa e 12 questões de Matemática; 2º dia – 18 questões na área de Ciências Humanas e Artes e 6 questões de Língua Inglesa; 3º dia – 24 questões na área de Ciências da Natureza.

Além das mudanças no formato das provas, há alterações de tempo e horário: A duração da prova da primeira fase passará de quatro para cinco horas. Já a duração da segunda fase está mantida em quatro horas a cada dia de prova. O acesso aos locais de provas será permitido até as 13 horas, tanto na primeira quanto na segunda fase, sendo que a recomendação da Comvest é para que os candidatos cheguem com pelo menos uma hora de antecedência.

A Comvest tem disponível, em sua página na internet, o simulado da primeira fase, realizado em maio. Além das questões e propostas de textos de redação, os candidatos podem acessar as resoluções, a expectativa da banca de redação e os exemplos de redações abaixo e acima da média.

Datas

A primeira fase será realizada no dia 21 de novembro de 2010. Dia 20 de dezembro a Comvest divulgará a lista dos que passaram para a segunda fase e os locais de prova. A segunda fase será realizada nos dias 16, 17 e 18 de janeiro de 2011. As provas de habilidades específicas, para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais, Dança e Música vão ser realizadas em Campinas entre os dias 24 e 27 de janeiro de 2011. A primeira chamada será divulgada dia 7 de fevereiro e a matrícula dos convocados em primeira chamada deverá ser feita no dia 10 de fevereiro.