Instruções para matrícula

Os convocados para cursos da UNICAMP deverão realizar sua matrícula online, de acordo com o calendário do Vestibular Indígena 2022, exclusivamente pela internet, neste link utilizando seu número de inscrição, data de nascimento e a mesma senha utilizada na inscrição. Após o login, os convocados deverão fazer o upload dos documentos exigidos para o ingresso e efetivar sua matrícula no curso. Já os convocados para matrícula em cursos da UFSCar deverão acessar esse link para fazer a matrícula.

Veja o tutorial preparado pela Diretoria Acadêmica da Unicamp (DAC) e assista ao vídeo. Em caso de dúvidas sobre a matrícula, acesse o Fale Conosco da DAC (escolher Assunto: INGRESSANTES 2022). A DAC estará disponível em plantões de atendimento via Google Meet para esclarecer possíveis dúvidas de matrícula aos alunos indígenas conforme abaixo.

meet.google.com/hsj-avdk-tat

1a chamada – Dias 19, 20, 25 e 26/4 – Das 9h às 17h (horário de Brasília)
2a chamada – Dias 3, 4 e 10/5 – Das 9h às 17h (horário de Brasília)
3a chamada – Dia 19/5 – Das 9h às 17h (horário de Brasília)
4a chamada – Dia 26/5 – Das 9h às 12h (horário de Brasília)
5a chamada – Dia 3/6 – Das 9h às 12h (horário de Brasília)

Em caso de dúvidas sobre a matrícula, também é possível acessar o Fale Conosco da DAC, escolhendo o Assunto: INGRESSANTES 2022 – Atendimento Exclusivo.

Após a matrícula, o estudante deverá salvar todos os relatórios (Declaração de matrícula, Grade de horário e Carta de senha) e cadastrar sua NOVA senha para ter acesso aos sistemas da Unicamp, como por exemplo Wi-fi, Biblioteca, Sistema de Gestão Acadêmica (SIGA), E-mail institucional, Moodle/Classroom etc.

Documentação
A matrícula dos candidatos convocados para os cursos de graduação da Unicamp por meio do Vestibular Indígena Unicamp 2022 (Resolução GR no. 77/2021, de 07/12/2021) cabe exclusivamente à Diretoria Acadêmica (DAC), exigindo-se o upload dos documentos (frente e verso) relacionados abaixo:

Documentos para Matrícula:
● Diploma ou Certificado de Conclusão do Ensino Médio, ou equivalente*;
● Histórico Escolar completo do Ensino Médio realizado em estabelecimentos da rede pública brasileira;
● Declaração (anexo V da Resolução GR no. 77/2021), apenas para candidato que apresentar documento equivalente* ao certificado de conclusão.

*São considerados equivalentes para efeito de comprovação da conclusão do Ensino Médio: Certificado de conclusão do Ensino Médio por meio do ENEM (até 2016); Certificado de conclusão do ENCCEJA; Certificado ou declaração de conclusão do Ensino Médio por meio do EJA, modalidades presencial, semipresencial ou à distância.

Uma vez regularmente matriculados, e no prazo de até 30 dias, os alunos deverão, utilizando o seu nome de usuário (username) e senha, recebidos no ato da matrícula, fazer upload no Sistema de Gestão Acadêmico (SIGA) frente e verso dos documentos a seguir, os quais constarão de seu Processo de Vida Acadêmica:

I – Certidão de Nascimento ou Casamento;
II – Cédula de Identidade Nacional (RG);
III – Cadastro de Pessoa Física – CPF. Não será aceito CPF de responsável;
IV – Título de Eleitor ou e-Título, para os brasileiros maiores de 18 anos;
V – Certificado de Reservista ou Atestado de Alistamento Militar ou Certificado de Dispensa de Incorporação ou Atestado de Matrícula pelo Centro de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR) ou pelo Núcleo de preparação de Oficiais da Reserva (NPOR), para os brasileiros maiores de 18 anos, do sexo masculino.

Os alunos menores de 18 anos devem carregar os documentos mencionados nos itens IV e V tão logo estejam de posse deles ou até o final do segundo semestre letivo do ano de ingresso.
A qualquer momento, os alunos poderão ser convocados pela Diretoria Acadêmica a apresentarem a documentação original para conferência. Caso se comprove, em qualquer momento após a matrícula efetuada, que os documentos comprobatórios exigidos não são legítimos ou idôneos, ou estão em desacordo com o estabelecido na Resolução GR 77/2021, a matrícula será cancelada. Caso o estudante tenha concluído o curso, seu diploma será considerado inválido pela Unicamp.