01/05/2006 / Em: Releases

 

Inscrições seguem até o dia 24 de maio

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) abriu hoje, dia 02 de maio, as inscrições parao pedido de Isenção para o Vestibular Unicamp 2007. As inscrições devem ser realizadas até o dia 24 de maio, exclusivamente pela internet, na página da Comvest (www.comvest.unicamp.br).A documentação necessária consta no Edital e deve ser enviada pelo correio para a Comvest até o dia 31 de maio. Para quem achar conveniente, a Comvest disponibilizará em seu prédio computadores com acesso à internet para que os candidatos efetuem a inscrição.

As isenções da Taxa de Inscrição do vestibular da Unicamp são oferecidas em três modalidades: aos estudantes provenientes de família baixa renda, que tenham cursado ensino fundamental e médio em escolas públicas (modalidade 1), aos funcionários da Unicamp/Funcamp (modalidade 2) e aos candidatos dos cursos de Licenciatura em período noturno (Ciências Biológicas, Física, Letras, Licenciatura Integrada Química/Física e Pedagogia-Licenciatura), que tenham feito ensino fundamental e médio em escolas públicas (modalidade 3). O curso de Pedagogia-Licenciatura Noturno foi introduzido entre os cursos beneficiados pela isenção neste ano e não consta no Edital, mas sim numa errata disponível junto ao Edital. Os solicitantes devem ter residência no Estado de São Paulo.

Entre os cinco primeiros inscritos para a isenção da Taxa de Inscrição está a candidata Rose Cristina Bernardo, que fez todo o ensino médio e fundamental em escola pública e pretende prestar Pedagogia-Licenciatura (noturno). “Sem a isenção, eu não teria condições de pagar a inscrição para o Vestibular da Unicamp”, conta Rose. Ela ficou sabendo na semana passada que pedagogia estava incluso entre as licenciaturas noturnas beneficiadas pela isenção. “Corri para me inscrever e vou colocar a documentação no correio amanhã”, diz a candidata.

Para o Vestibular 2006, 6.845 candidatos que pediram a Isenção e preencheram os requisitos necessários para receber o benefício foram isentos de pagar a taxa de inscrição. A Comvest recebeu quase 12 mil pedidos. Todos os solicitantes que cumpriram os requisitos do programa foram beneficiados.

O programa de isenção do Vestibular Nacional da Unicamp é parte do Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social (PAAIS), que prevê que estudantes que tenham cursado todo o ensino médio na rede pública brasileira recebam 30 pontos a mais na nota final da segunda fase. Candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas que tenham cursado o ensino médio em escolas públicas também têm, além dos 30 pontos adicionais, mais dez pontos acrescidos à nota final. A participação no PAAIS é opcional e deve ser indicada no formulário de inscrição.