25/07/2018 / Em: Destaques, Notícias, Releases

As inscrições começam dia 15 de agosto, pela internet. A prova será aplicada em quatro Estados do Brasil.

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) está divulgando o edital do processo de seu primeiro Vestibular Indígena, como parte das novas formas de ingresso para os cursos de graduação da Universidade, a partir deste ano. O Edital com as regras já pode ser consultado na página eletrônica da Comvest, bem como o calendário completo do processo. As inscrições serão realizadas em www.comvest.unicamp.br, de 15 de agosto a 14 de setembro e são gratuitas. O Vestibular Indígena oferece 72 vagas, em vários cursos de graduação da Unicamp. A lista pode ser consultada na página da Comvest na internet. Para ter seu pedido de inscrição aceito, os candidatos deverão comprovar que pertencem a uma das etnias indígenas do território brasileiro, por meio da documentação especificada no Edital.

Outro pré-requisito é que os candidatos tenham cursado o ensino médio integralmente na rede pública (municipal, estadual, federal), ou em escolas indígenas reconhecidas pela rede pública de ensino ou tenham obtido a certificação do ensino médio pelo ENEM ou exames oficiais (por exemplo, o Enceja). São consideradas escolas indígenas reconhecidas pela rede pública de ensino aquelas devidamente cadastradas, nesta condição, junto ao Ministério da Educação.

A prova será realizada no dia 2 de dezembro, nas seguintes cidades: Campinas (SP), Dourados (MS), Manaus (AM), Recife (PE) e São Gabriel da Cachoeira (AM). A prova será em língua portuguesa, composta de questões de múltipla escolha e uma Redação, da seguinte maneira: Linguagens e códigos (14 questões); Ciências da Natureza (12 questões); Matemática (12 questões); Ciências Humanas (12 questões); e uma Redação. O programa de estudos para a prova já está disponível na página da Comvest.