
Notícias e Informações
Fique por dentro das útimas notícias e informações sobre a COMVEST e seus processos de ingresso.
Comvest divulga esclarecimentos adicionais sobre a lista unificada para o Vestibular 2010
A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) e a Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) vêm prestar os seguintes esclarecimentos, referentes à indicação da Antologia poética, de Vinicius de Moraes, obra que integra a lista comum de leituras obrigatórias para os concursos vestibulares dos anos de 2010 e seguintes:
1. Ao indicar a 2ª edição revista e aumentada, de 1960, como texto de referência da mencionada Antologia, teve-se em vista proporcionar aos candidatos o contato com uma seleção de poemas feita pelo próprio autor, o qual fixou, naquela data, o conjunto de poemas depois reproduzido, com alterações de pormenor, nas edições sucessivas da Livraria José Olympio Editora S.A., a partir de 1967. Posteriormente, nos anos de 1990, a mesma seleção passou a ser publicada pela editora Companhia das Letras, também com pequenas modificações. De todas essas edições, consta uma “Advertência” do Autor, na qual ele expõe seus critérios de seleção e o sentido que atribui ao conjunto.
2. Para dirimir dúvidas, apresenta-se, a seguir, a relação completa dos poemas que integram esse conjunto:
*NB: O título “O nascimento do homem” consta apenas da Antologia poética (1992) da Companhia das Letras, na qual designa um desmembramento do texto “O poeta”.
3. Pode-se ter acesso aos poemas aqui relacionados consultando-se as edições já mencionadas e, também, a obra Poesia completa e prosa, da Editora Nova Aguilar. Em meio digital, esses poemas podem ser encontrados no sítio www.viniciusdemoraes.com.br. A editora Companhia das Letras comunicou, recentemente, que tem no prelo uma edição de bolso da coletânea organizada por Vinícius de Moraes.
*NB: – a) É importante não confundir a primeira edição da Antologia poética (Rio de Janeiro, Ed. A Noite, 1954), disponível também no sítio do poeta, com a edição aumentada, impressa nas edições anteriormente mencionadas.
b) É igualmente importante não confundir a edição aqui indicada com a Nova antologia poética (São Paulo, Companhia das Letras, 2003 – reed. em 2008, organizada por A. Cicero e E. Ferraz), que obedece a critérios de seleção diferentes.