20/05/2004 / Em: Releases

 

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) vai oferecer para o Vestibular 2005, 5.868 isenções da taxa de inscrição – o que representa duas vezes o número de vagas-, além de outras 100 isenções exclusivas para funcionários Unicamp/Funcamp e um número ilimitado de isenções para todos os candidatos às Licenciaturas Noturnas (Matemática, Ciências Biológicas, Letras e Licenciatura Integrada Química/Física), oriundos de escolas públicas. Todas as isenções serão integrais. A taxa de inscrição é de 90 reais.

Além de favorecer o acesso de candidatos de baixa renda ao Vestibular, a Unicamp acredita ser importante atrair estudantes oriundos da escola pública para as licenciaturas, que formam professores, já que após receberem formação superior de qualidade, poderão voltar ao ensino público e influenciá-lo de maneira positiva.

Para ter direito a uma das 5.868 isenções, o candidato deverá ter cursado o ensino fundamental e o ensino médio integralmente em escolas da rede pública, estar integrado a domicílio familiar com renda bruta máxima de 389,39 reais por morador, já ter concluído ou estar concluindo em 2004 o ensino médio e ser residente e domiciliado no Estado de São Paulo.

No caso de funcionários Unicamp/Funcamp, o candidato deverá necessariamente ter cursado o ensino fundamental (1º grau) e o ensino médio (2º grau) integralmente em instituições das redes públicas de educação, já ter concluído ou estar concluindo no ano de 2004 o ensino médio (2º grau) e provar sua condição de funcionário Unicamp/Funcamp. Serão selecionados os 100 candidatos com menor renda familiar por morador do domicílio.

Para os candidatos que optarem pelas licenciaturas citadas acima, os requisitos são: ter cursado o ensino fundamental (1º grau) e o ensino médio (2º grau) integralmente em instituições das redes públicas de educação, já ter concluído ou estar concluindo no ano de 2004 o ensino médio (2º grau) e ser residente e domiciliado no Estado de São Paulo. No ano passado, 1.272 candidatos de escolas públicas optaram por estas licenciaturas no Vestibular Unicamp.

As informações sobre as datas e a documentação exigida para comprovar a situação financeira e escolar dos candidatos estarão disponíveis neste site.

Inscrição

A taxa de inscrição de 75 reais se manteve sem reajustes há três Vestibulares. A inflação do período (maio de 2001 a abril de 2004) ficou em 32,7%, calculada pelo IPCA, índice oficial do governo. Se fosse corrigido pelo IPCA, o valor passaria a 99,53 reais, ou seja, o custo real da taxa está caindo, já que a correção está 39% abaixo da inflação do período. Portanto, ao fixar o valor da taxa de inscrição em 90 reais, a Comvest está repassando 61% do valor integral da inflação no período.