18/05/2010 / Em: Releases

Dos 1.128 participantes que realizaram a prova, 1.049 responderam um questionário e opinaram sobre o simulado do Vestibular Nacional Unicamp

O simulado da primeira fase do novo Vestibular Nacional Unicamp, aplicado no último domingo (16/5), teve dificuldade moderada na opinião da maioria dos participantes. Dos 1.128 que fizeram a prova, 1.049 responderam a um questionário de avaliação do simulado, o que demonstra o interesse dos participantes no novo Vestibular Unicamp. O simulado foi composto de duas partes: Conhecimentos Gerais e Redação. Para 49% dos participantes, a parte de Redação teve dificuldade moderada, sendo que a parte de Conhecimentos Gerais foi avaliada como de dificuldade moderada por 60% dos participantes. Para a grande maioria dos participantes que responderam ao questionário (74%), o simulado atingiu seu objetivo de avaliar a capacidade de interpretação, análise e aplicação dos conhecimentos desenvolvidos na educação básica. Outro dado importante revelado pela pesquisa refere-se ao tempo de prova. Quase 62% dos participantes afirmaram que o tempo, de cinco horas, foi suficiente para a realização da prova. A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp está divulgando a íntegra do questionário, com as respostas dos participantes, em sua página eletrônica www.comvest.unicamp.br. A pesquisa e o simulado vão ajudar a Comvest na elaboração do novo Vestibular Nacional Unicamp, que terá seu formato alterado, depois de 24 anos. O simulado foi uma iniciativa inédita da Comvest para que os candidatos pudessem se familiarizar com o novo formato da primeira fase. 1.128 pessoas fizeram a prova, aplicada no campus da Unicamp em Campinas.

A prova dosimulado com o gabaritodas 48 questões da parte de Conhecimentos Gerais está disponível para consulta na página eletrônica da Comvest. A partir de 15 de junho serão divulgados, também, exemplos de textos da prova de Redação produzidos durante o simulado, com comentários da banca. Os participantes terão acesso, individualmente, às notas que obtiveram no exame, a partir do dia 15 de junho. A prova da primeira fase, a ser realizada em novembro, será composta de duas partes: 48 questões de múltipla escolha, que formam a parte de Conhecimentos Gerais e pela parte de Redação, em que o candidato deverá elaborar três textos de gêneros diversos.

O novo Vestibular Unicamp
Até o ano passado (Vestibular Nacional Unicamp 2010), a primeira fase do Vestibular Nacional Unicamp se compunha de 12 questões dissertativas e uma redação, em que o candidato selecionava uma de três propostas (Dissertação, Narrativa ou Carta) e preparava apenas um texto. A partir do próximo processo seletivo, o Vestibular Nacional Unicamp 2011, o candidato será solicitado a produzir três textos de gêneros diversos, todos de execução obrigatória. O número de questões passará de 12 questões dissertativas para 48 questões de múltipla escolha. As questões de múltipla escolha da primeira fase serão elaboradas com base nos conteúdos das diversas áreas do conhecimento desenvolvidas no ensino médio: Matemática; Ciências Humanas, Artes e Humanidades, incluindo Geografia, História e introduzindo-se Filosofia, Sociologia e Artes à medida que estas disciplinas forem incorporadas de forma plena aos currículos do ensino médio; Ciências da Natureza, incluindo Ciências Biológicas, Física e Química. Assim como no simulado, o tempo de duração da prova da primeira fase passará de quatro para cinco horas. As inscrições para o Vestibular Unicamp 2011 serão realizadas no período de 23 de agosto a 8 de outubro, exclusivamente na página eletrônica da Comvest.