20/12/2006 / Em: Releases

Vestibular Unicamp é o primeiro do país a oferecer aos vestibulandos informações em arquivos de áudio para tocadores de MP3

Quando lançou o serviço gratuito de podcast, há exato um mês, a Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp – Comvest já sabia da ‘febre’ desse tipo de mídia entre o público jovem, mas não esperava ter tantos acessos em tão pouco tempo. O lançamento dos programas de rádio coincidiu com a primeira fase do Vestibular Unicamp 2007, realizada em 19 de novembro. Desde então, a Comvest registrou 3.900 acessos aos vários arquivos de áudio disponíveis em sua página eletrônica para serem baixados.

Os programas têm periodicidade mínima quinzenal, explica o coordenador executivo da Comvest, professor Leandro Tessler, mas principalmente na época das provas e divulgação de resultados a freqüência aumenta. Nesse primeiro mês de funcionamento já estão ‘no ar’ 19 programas. Alguns trazem comentários sobre as questões da primeira fase do Vestibular e a redação, outros lembram aos candidatos as próximas datas importantes e apresentam as principais notícias do Vestibular Unicamp.

O que é Podcast
Podcast é um programa de rádio ou arquivo de áudio, geralmente MP3, criado por amadores ou profissionais e normalmente distribuído via RSS. Os podcasts podem ser ouvidos no próprio computador e em qualquer outro tocador de MP3. O termo podcast, de origem americana, vem da mistura de iPod (tocador de MP3 da Apple) com “broadcast”, que em inglês significa “transmissão de rádio ou TV” .

O objetivo do novo serviço gratuito da Comvest é facilitar o acesso às principais informações do Vestibular Unicamp. Com o lançamento do Podcast da Comvest, a Comissão vai de encontro à tendência mundial de distribuição de conteúdos informativos em diferentes mídias, facilitando o acesso dos estudantes às informações.

Além do Podcast, a Comvest já disponibiliza em sua página eletrônica – www.comvest.unicamp.br – o serviço de RSS, em que os interessados podem ter acesso às notícias da Comvest em tempo real mesmo sem estar no site da Comissão.

Como assinar
Para assinar e ouvir, é preciso ter instalado um programa agregador de mídia e um programa que leia arquivos MP3, como o Windows Media Player, iTunes, Winamp ou Real Audio, que servem para ouvir os podcasts efetivamente.

Os softwares mais práticos são os que acumulam as funções de agregador de mídia e tocador de MP3, como o iTunes e o Winamp, permitindo fazer assinatura, download e audição de um podcast sem necessidade de outro programa. Todos eles podem ser baixados da internet gratuitamente.

Para ouvir
Depois de instalar um desses programas, basta adicionar o endereço “xml” do podcast dentro do programa agregador. O endereço é fornecido pela Comvest e está localizado no botão laranja com a inscrição “pod” na página inicial do site www.comvest.unicamp.br . Basta copiar o endereço e escolher a opção avançado (no iTunes), seguido de inscrever-se ao podcast, para copiá-lo ou simplesmente arrastar a figura para dentro do programa. O podcast assinado será incluído na lista de podcasts e as edições disponíveis do programa vão aparecer em cinza. Para baixá-las e ouvi-las, basta clicar duas vezes sobre um dos títulos.

Glossário

Podcast – Conteúdo transmitido via podcasting.

Podcasting – Forma de transmitir arquivos sonoros pela web.

Podcaster – Usuário que produz ou ouve podcasts.

Podsafe – Termo utilizado para categorizar músicas autorizadas para tocar em podcasts.

Podosfera – Nome dado ao universo que engloba o tema podcast e afins.

RSS (Really Simple Syndication) – Formato que disponibiliza notícias em tempo real. Usa a tecnologia XML (Extensible Markup Language) para a publicação automática de conteúdo e links de um site em outros. Quando alguém usa o RSS fica sabendo imediatamente quando uma notícia do seu interesse é publicada, sem que tenha de navegar até o site de notícias.

XML – Linguagem de programação para páginas web.