10/01/2010 / Em: Releases

 

Amanhã os candidatos fazem as provas de Química e História

Teve início hoje, 10 de janeiro, a segunda fase do Vestibular Unicamp 2010, com as provas de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa e Ciências Biológicas feitas por 13.519 candidatos. A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) registrou uma abstenção de 8,1%, número pouco maior do que o registrado em 2009 (6,3%). Dos 14.706 aprovados para a segunda fase, 1.187 não compareceram. Em Campinas, a abstenção foi de 7% e em São Paulo, 8,5%. As provas podem ser conferidas no site da Comvest (www.comvest.unicamp.br). As respostas esperadas começam a ser divulgadas na quinta-feira, dia 14. Os candidatos concorrem a 3.444 vagas em 66 cursos da Unicamp e dois cursos da Famerp – Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto.

As provas da segunda fase seguem até quarta-feira (13 de janeiro) em 21 cidades do país: Campinas, São Paulo, Mogi-Guaçu, Jundiaí, Limeira, Piracicaba, Sorocaba, Santo André, Santos, Ribeirão Preto, São Carlos, São José dos Campos, Bauru, São José do Rio Preto, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba, Belo Horizonte, Salvador, Goiânia e Fortaleza.

A primeira lista de aprovados será divulgada dia 04 de fevereiro, às 12 horas no site da Comvest e no Saguão do Ciclo Básico II, campus da Unicamp em Campinas.

A segunda fase do Vestibular é constituída de oito provas de natureza dissertativa, comuns a todos os candidatos. A prova de cada disciplina está composta por 12 questões e vale 48 pontos. A segunda fase do Vestibular Unicamp prossegue nos próximos dias:

  • Química e História na segunda-feira (11/01);
  • Física e Geografia na terça-feira (12/01);
  • Matemática e Inglês na quarta-feira (13/01).

Orientações para a segunda fase e provas de aptidão:

A orientação é para que os candidatos cheguem ao local de prova às 13 horas, já que os portões serão fechados impreterivelmente às 13h45. Sair de casa com antecedência é importante, tendo em vista que o candidato poderá encontrar trânsito e congestionamento em alguns locais. Nos Estados onde não há ‘horário de verão’, a Comvest seguirá o horário local e não o horário de Brasília. A Comvest orienta os candidatos a fazerem o percurso até o local de provas antes do dia do exame, para conhecerem o caminho. O tempo de prova é de quatro horas e o tempo mínimo de permanência nas salas na primeira e na segunda fase é de 2 horas e 30 minutos.

Já estão disponíveis, também na página da Comvest, as orientações específicas para os candidatos aos cursos com provas de aptidão, que acontecem entre 18 e 21 de janeiro, em Campinas. As informações incluem locais e horários para a realização das provas. Os cursos que exigem provas de aptidão são Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais, Dança e Música.

No dia da prova, os candidatos deverão levar o original do documento indicado na inscrição, lápis, caneta azul ou preta, borracha e uma pequena régua. É vedada a utilização de calculadora, celulares e pagers, corretivo líquido, relógio com calculadora, bem como é proibido o uso de boné ou chapéu, ou quaisquer outros materiais estranhos à prova.