21/03/2023 / Em: Destaques, Notícias, Releases

A Comvest anunciou, também, que não irá cobrar nas provas os conteúdos dos itinerários formativos do novo ensino médio.

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) anunciou mudanças do número de questões para o próximo Vestibular, tanto na primeira fase quanto na segunda etapa. Na primeira fase, passam a ser aplicadas seis questões de Sociologia e de Filosofia, sendo três de cada disciplina. Já o número de questões das disciplinas de Biologia, Física, Química, História, Geografia e Inglês será reduzido de 8 para 7 em cada uma. O número de questões de Língua Portuguesa/Literaturas e de Matemática.

Já na segunda fase, haverá alteração nas questões do segundo dia de provas: os candidatos aos cursos de carreiras de Humanas/Artes e de Biológicas/Saúde farão menos questões de Matemática, que passam de seis para quatro. Haverá a inclusão de duas questões de Filosofia/Sociologia para a área de Humanas e de mais duas questões de Biologia para a área de Biológicas. Não haverá mudanças no primeiro dia de provas da segunda fase.

O número total de questões tanto na primeira fase como na segunda fase não será alterado, mantendo-se 72 questões de múltipla escolha na primeira etapa, a ser aplicada dia 29 de outubro e um total de 30 questões e uma Redação na segunda fase, que será realizada nos dias 3 e 4 de dezembro. As tabelas abaixo indicam como ficará a distribuição das questões em todos os dias de prova.

A Comvest esclarece que as mudanças buscam equilibrar as áreas de Ciências da Natureza e Ciências Humanas no Vestibular Unicamp. A introdução de questões específicas de Filosofia e Sociologia está relacionada com a importância desses conteúdos na formação dos estudantes do ensino médio e que passa a estar contemplada no Vestibular Unicamp. Já na segunda fase, as mudanças visam valorizar os conteúdos das disciplinas das áreas escolhidas pelos candidatos para a carreira que optaram cursar.

De acordo com José Alves de Freitas Neto, diretor da Comvest, “Desta forma, o Vestibular Unicamp mantém uma prova atualizada, com as mesmas características, abarcando todos os conteúdos básicos do ensino médio. Com as alterações, os estudantes se sentirão mais confortáveis com a prova de acordo com o perfil de carreira que venham a escolher no vestibular”, disse José Alves.

O novo ensino médio e o Vestibular

A Comvest informa que não serão cobrados dos vestibulandos conteúdos relacionados aos itinerários formativos variados que estão sendo desenvolvidos pelas escolas no ensino médio. As provas do Vestibular Unicamp irão abranger exclusivamente conhecimentos e conteúdos que fazem parte da formação básica geral e comum a todos os estudantes do ensino médio, ou seja, Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Inglês.

“Nossa preocupação é fazer uma prova adequada às experiências do conjunto de estudantes do ensino médio e que não acarrete prejuízo a eles. Os percursos formativos não farão parte dos conteúdos cobrados no vestibular, pois vaiam muito de escola para escola”, explicou José Alves.

Projeto Cria Unicamp

Para interagir e contribuir na preparação dos estudantes de ensino médio para o Vestibular, a Comvest está lançando um programa gratuito, batizado de “Cria Unicamp” e que será realizado em nove sábados ao longo deste ano, até a data de realização da primeira fase do Vestibular Unicamp 2024, em outubro.

Serão abertas 200 vagas por sábado e o evento ocorrerá na sede da Comissão, no campus da Unicamp em Campinas. Em cada edição, será abordada uma obra de leitura obrigatória cobrada no Vestibular e uma disciplina. O primeiro evento acontece no dia 29 de abril e a aula será sobre o livro Alice no País das Maravilhas e sobre a disciplina de Biologia. As inscrições gratuitas serão realizadas, pelo site da Comvest, de 10 a 17 de abril.